O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Secretário Pedro Fernandes recebe bolsistas para discutir atraso no pagamento
Publicado em: 27/04/2017 | Atualizado em: 02/05/2017
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Secretário Pedro Fernandes recebe bolsistas para discutir atraso no pagamento

O secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social, Pedro Fernandes, recebeu, nesta quinta-feira (27/4), na sede da secretaria, no Centro do Rio, cerca de 30 bolsistas ligados à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). Durante o encontro, foi criada uma comissão de bolsistas que passará a acompanhar todo o processo de liberação do pagamento das bolsas, inclusive indo com representantes da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social (SECTDS) à Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz). Além disso, ficou acordado que até terça-feira (2/5), a SECTDS irá concluir, junto à Sefaz, o repasse de recurso, antes destinado a despesas da Assistência Social, mas que será utilizado para quitar o pagamento de fevereiro dos bolsistas. O presidente da Faperj, Augusto C. Raupp, também participou do encontro.


- Quero estabelecer uma relação franca com os bolsistas. Não vou ficar fazendo promessas nem contando histórias. É melhor que vocês entendam e acompanhem todo o processo de pagamento das bolsas de vocês – disse Pedro Fernandes.

O secretário esclareceu o motivo do atraso da quitação das bolsas de fevereiro. Ao longo dos últimos meses, os bolsistas vinham recebendo após os servidores, que ganharam seus vencimentos relativos ao segundo mês do ano no dia 14 de abril.

- A gente tinha feito à Fazenda o pedido de prioridade para o pagamento de fornecedores da Faetec, que não recebiam há 8 meses. A Fazenda queria usar esse recurso para pagar os bolsistas. Os fornecedores ganharam apenas o equivalente a 40% do valor referente a um mês – explicou o secretário, acrescentando que procurou a Sefaz para buscar uma solução para resolver o impasse.

Os bolsistas manifestaram preocupação com o desrespeito à legislação estadual, aprovada no ano passado, que vincula a data de pagamento dos bolsistas ao da folha dos servidores do estado. O secretário se comprometeu a levar a questão ao governador Luiz Fernando Pezão, em reunião agendada para a próxima semana.

O presidente da Faperj, Augusto C. Raupp, explicou que as bolsas são prioridade da Fundação, que utiliza ¼ de seu orçamento para esse destino.

- Desde o começo da crise, quitar as bolsas tem sido a maior preocupação da Faperj – disse Raupp, lembrando que a Fundação depende de repasses.  

A falta de informações e o tratamento dispensado pela secretaria e pela Faperj estavam entre as queixas dos bolsistas.

- O marco dessa reunião vai além deste mês. As bolsas de fevereiro atrasaram, mas queremos saber sobre as próximas. Nós consideramos uma vitória a lei que vincula o nosso pagamento aos dos servidores. Isso vinha acontecendo – disse Maria Fantinatti, que faz parte da associação de pós-graduandos da Fundação Oswaldo Cruz e passou a integrar a comissão formada durante a reunião.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes