O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Pesquisadores da Uenf têm auxílios outorgados
Publicado em: 26/08/2004
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Pesquisadores da Uenf têm auxílios outorgados

Sete pesquisadores da Universidade Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), em Campos, receberam, nesta quinta-feira, 26 de agosto, do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro, Wanderley de Souza, os termos de outorga dos auxílios que terão da FAPERJ para realizarem suas pesquisas nas áreas de veterinária e fitotecnia. Seis deles pertencem ao Laboratório de Sanidade Animal (LSA) e um ao Laboratório de Fitotecnia (LFIT).

A entrega dos termos de outorga aconteceu em meio às solenidades de comemoração dos onze anos da Uenf. Pela manhã, Wanderley de Souza reinaugurou as obras do hospital veterinário da universidade, que recebeu um aporte de R$ 2,7 milhões, através da Fenorte, para o pagamento de dívidas anteriores. Outros R$ 4 milhões ainda serão destinados às obras do hospital, que terá laboratórios para pesquisa e tratamento de zoonoses de animais de grande porte, favorecendo a atividade pecuária da região.

A governadora Rosinha Garotinho foi agraciada com o título de Chanceler da universidade, recebido por Souza como seu representante. Também foram honrados com o título o arquiteto Oscar Niemeyer e a professora Gilca Alves Wainstein.

 

Segue a lista dos pesquisadores que receberam os termos de outorga dos auxílios da FAPERJ e os resumos de seus projetos:

 

Pesquisador

Nome da pesquisa

Resumo

Eulógio Carlos Queiróz de Carvalho (LSA)

Microscopia “ptica, Eletrônica e Imunohistoquímica do Granuloma da Pitiose Eqüina na Baixada Campista

Exercitar, implantar e consolidar a Imunohistoquímica para pesquisa e rotina de diagnóstico da Pitiose – enfermidade cosmopolita, típica de regiões tropicais e subtropicais, encontrada na água limpa de pântanos, charcos, várzeas e alagados que infesta animais domésticos.

Antonio Peixoto Albernaz (LSA)

Eletroforese de Proteínas Séricas, Avaliação Hematológica, Hemoparasitológica e Eletrolítica em Caninos Portadores de Babesiose

Abordar e caracterizar a Babesiose Canina em Campos dos Goytacazes, enfatizando-se as alterações eletrolíticas, além de investigar as possíveis alterações nas concentrações das frações protéicas, com avaliação clínica de 100 animais.

Olney Vieira da Matta (LSA)

Extração de proteínas susceptibilidade de malassezia pachydematis (Weidmann) Dodge 1935 a metabólitos de burkolderia cepacia (Burkholder 1950)

Estudo dos efeitos de metabólitos secundários de burkolderia cepacia sobre a levedura malassezia pachydematis e sobre outras leveduras de importância veterinária isoladas de caninos e de outras espécies.

Maria Angélica Vieira da Costa Pereira (LSA)

Controle de zoonoses na comunidade de Matadouro - Campos dos Goytacazes

Levantamento sócio-epidemiológico do problema zoonose em comunidade carente próxima á Uenf, diagnóstico de doenças infecto-parasitárias dos animais domésticos com poder de transmissão ao homem e vice-versa, alem de pesquisa de qualidade da água consumida e noção de saneamento básico.

Cláudio Baptista de Carvalho (LSA)

Uso da endoscopia na avaliação do trato respiratório de eqüinos

Triar eqüinos no Hospital Veterinário da Uenf para submete-los a análise clínica criteriosa para obtenção de amostras destinadas ao diagnóstico de patologias e doenças infectocontagiosas, como as “Síndromes da Baixa Performance”.

Alexandre Thomé da Silva de Almeida (LSA)

Estudo dos aspectos anatômicos do complexo valvar esquerdo do coração de ovinos da raça Santa Inês

Conhecer a morfologia do complexo valvar esquerdo do coração de ovinos da raça Santa Inês (Ovis aries Lin), oriundos do municio de Campos dos Goytacazes, para subsidiar outras práticas do Médico Veterinário.

Henrique Duarte Vieira (LFIT)

Manutenção e instalação de infra-estrutura de apoio à produção de sementes melhoradas da Uenf

Dar continuidade ao projeto de produção de sementes melhoradas de milho híbrido, feijão, milho de pipoca, milho doce, mamão, citrus e outras espécies produzidas pelo CCTA e atender às pesquisas na produção de mudas e manejo de diferentes culturas.

 

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes