O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Tem início curso de capacitação tecnológica para empreendedores
Publicado em: 13/10/2016
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Tem início curso de capacitação tecnológica para empreendedores

Turmas lotadas: curso orienta interessados em criar start-ups
de base tecnológica em saúde humana
 (Foto: divulgação)

A Fundação deu início, esta semana, às primeiras duas turmas de capacitação tecnológica, voltadas a promover uma visão de empreendedorismo aos grupos de pesquisa proponentes ao edital Apoio ao Empreendedorismo e Formação de Startups em Saúde Humana do Estado do Rio de Janeiro – 2016. Caracterizado por ser único e inovador em seus objetivos, o programa visa permitir a entidades públicas e/ou privadas criarem start-ups de base tecnológica em saúde humana, para o desenvolvimento de produtos e/ou serviços estratégicos ao Sistema Único de Saúde (SUS).  

“O objetivo maior do edital é tornar o estado do Rio de Janeiro e suas entidades de pesquisa uma referência para a indústria nacional no segmento de ciências da vida. Queremos torná-los estratégicos para o desenvolvimento de um tecido industrial, voltado a atender ao gap tecnológico hoje existente entre a elaboração e a fabricação de produtos de alta complexidade tecnológica e alto valor agregado”, explica Antonio Paes de Carvalho, assessor da Diretoria de Tecnologia. Assim, de acordo com o assessor, procura-se atender às demandas na área de saúde da sociedade fluminense, em particular, e da sociedade brasileira de um modo geral.

Composto de três módulos, o curso se estenderá por três semanas de outubro, entre os dias 10 e 27, sempre às segundas e quintas-feiras, das 9h às 18h, no Espaço Ideal  (Rua Santa Luzia, 760, Centro). Fruto do acordo de cooperação técnica entre a equipe de coordenação do edital, integrante da Diretoria de Tecnologia da FAPERJ, e o Programa de Bieconomia do Sebrae/RJ (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), o curso viabilizará capacitação para os 54 escolhidos na etapa de pré-seleção do edital.

Para que o edital obtenha sucesso em gerar empreendimentos que tanto sejam capazes de desenvolver produtos de alto valor agregado quanto de se capitalizarem e se tornarem sustentáveis economicamente ao longo de sua existência, é condição essencial que haja a transposição do conteúdo do programa para a gestão dos projetos pré-selecionados.

Para a equipe coordenadora do edital, esta capacitação também é estratégica para a elaboração de uma política estadual e nacional em saúde, que seja inovadora e sustentável no médio e no longo prazo. “Nesse sentido, este modelo de edital é transformador para a política do complexo industrial de saúde”, fala Paes de Carvalho. E acrescenta: “Será capaz de dar, aos grupos de pesquisa participantes, uma boa formação sobre como gerarem empreendimentos de base tecnológica que formarão um cluster industrial vital ao desenvolvimento da economia fluminense.”

A estrutura de conteúdo segue as seguintes metodologias internacionais de formação: Business Model Generation, Customer Development, Lean Start-up  e Design Thinking. A programação do workshop de capacitação terá o seguinte conteúdo:

Módulo 1 - IDEIA + VISÃO

- O que é ser empreendedor 
- O mito do super empreendedor 
- De onde vem as boas ideias 
- Conceitos de Bioeconomia e estudo de casos 
- Devo começar a desenvolver meu produto? 
- Segmentando os clientes 
- Construindo o mapa de empatia 
- Proposta de valor 
- A importância de construir caminhos até os clientes 
- A importância de construir relacionamento com os clientes 
- Fontes de receita 
- Recursos e atividades fundamentais para o negócio 
- Estrutura de custos 
- Padrões de modelos de negócio< BR>
-Lean Canvas

Módulo 2 - ESTRATÉGIA
- Identificando a concorrência 
- A importância de conhecer seu ambiente de competição 
- Vantagens competitivas verdadeiras 
- Ambiente regulatório 
- Onde encontrar concorrentes, semelhantes e substitutos 
- Análogos e antianálogos 
- Conhecendo o método Lean Start-up 
- Validando o problema 
- Pivot

Módulo 3 - PRODUTO
- Validando a solução 
- Construção de MVP 
- Métricas 
- Introdução ao investimento-anjo e às aceleradoras de start-ups 
- Storytelling 
- Como fazer um pitch

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes