O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Fundação anuncia apoio a 65 novos projetos com o resultado de dois editais
Publicado em: 06/10/2016
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Fundação anuncia apoio a 65 novos projetos com o resultado de dois editais

A Fundação divulga, nesta quinta-feira, 6 de outubro, o resultado final de dois de seus programas: Apoio ao Sistema Fluminense de Parques Tecnológicos (Flutec), com sete aprovados, e Auxílio ao Desenvolvimento e à Inovação Tecnológica 2015.02 (ADT 1), com 58 propostas contempladas. Os contemplados em ambos os editais deverão aguardar o recebimento do aviso para retirada do termo de outorga no e-mail cadastrado no SisFaperj.

Com sete projetos selecionados, Apoio ao Sistema Fluminense de Parques Tecnológicos (Flutec) visa financiar a infraestrutura física e administrativa dos parques tecnológicos fluminenses em dois estágios distintos: em operação ou em fase de implantação. Este edital busca congregar empresas com produção fundamentada na pesquisa tecnológica, promotoras da cultura da inovação, da competitividade industrial e da maior capacitação empresarial, com vistas à geração de riqueza e inclusão social.

Para promover a implantação ou a manter em operação esses espaços, intimamente ligados a instituições de ciência e tecnologia, o programa conta com recursos de R$ 20 milhões e subvenciona a implantação e a operação da infraestrutura física e administrativa desses parques, financiando serviços e facilidades, como centros e laboratórios, de uso próprio ou compartilhado, para pesquisa científica, desenvolvimento tecnológico e inovação; apoio ao crescimento e amadurecimento de negócios, como serviços jurídicos especializados e serviços de integração com as grandes entidades de classe empresarial do estado, como a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) e Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ); e serviços de atração de empresas externas para fixação e desenvolvimento tecnológico no espaço do parque; e apoio à fixação de propriedade industrial resultante das atividades inovadoras, com o apoio do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e dos núcleos de inovação tecnológica das instituições de ciência e tecnologia (ICTs).

Os parques oferecem infraestrutura para incubação de empresas, treinamento tecnológico e prospecção de negócios, bem como para atividades correlatas, como feiras, exposições e desenvolvimento mercadológico. “Com esse edital, a Fundação apoia, de forma importante, a criação/implantação/desenvolvimento/operação de empresas de base tecnológica, fundamentais para a economia fluminense e, consequentemente, para o País”, afirmou a diretora de Tecnologia da Fundação, Eliete Bouskela.

O programa financia tanto despesas de capital, como a aquisição de material permanente, equipamento, obras de infraestrutura e instalações, quanto despesas de custeio, em que se enquadram serviços de terceiros (pessoa física ou jurídica), com caráter eventual para a manutenção de equipamentos e para a realização de reparos e adaptações de bens imóveis; diárias e passagens, até o limite de 10% do montante solicitado em despesas de custeio (não serão permitidas diárias e passagens para participação em reuniões científicas/tecnológicas); material de consumo, componentes e/ou peças de reposição de equipamentos do parque; e despesas de importação (até o limite máximo de 20% do valor do bem importado).

Auxílio ao Desenvolvimento e à Inovação Tecnológica 2015.02 (ADT 1)

Com foco em projetos cujos resultados possam representar avanço tecnológico e impacto científico e econômico para a vida da população fluminense, o programa de Auxílio ao Desenvolvimento e à Inovação Tecnológica 2015.02 (ADT 1), da FAPERJ, contemplou 58 novos projetos. Propostas tão diversas quanto “Geração de células de pluripotência induzida a partir de sangue de cordão umbilical”, “Custeio para a implementação dos laboratórios de cozinha da escola de gastronomia Cordon Bleu/RJ ou “Aperfeiçoamento tecnológico do sistema de produção industrial de embalagens térmicas compostáveis de espuma de fécula de mandioca” estão entre os projetos aprovados.

As propostas apresentadas por instituições engajadas na produção de conhecimento e no desenvolvimento de tecnologias relevantes para o estado do Rio de Janeiro, como universidades, institutos de pesquisa, centros vocacionais tecnológicos, além de micro e pequenas empresas tecnológicas, têm, em conjunto, se mostrado capazes de garantir uma liderança nacional em vários setores de conhecimento intensivo, como Medicina, Engenharia, Ciências Exatas, Agricultura e Meio Ambiente.  

Confira o resultado final de Apoio ao Sistema Fluminense de Parques Tecnológicos (Flutec)

Confira o resultado final de Auxílio ao Desenvolvimento e à Inovação Tecnológica 2015.02 (ADT 1)

 

 

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes