O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Rio sedia Jogos Olímpicos 120 anos depois da 1ª edição do evento na Era Moderna
Publicado em: 11/08/2016
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Rio sedia Jogos Olímpicos 120 anos depois da 1ª edição do evento na Era Moderna

Débora Motta

Largada dos 100 metros rasos nas Olimpíadas
de 1896, em Atenas 
(Foto: Reprodução/EBC/COI)

Abril de 1896. Reunidos em Atenas, na Grécia, cerca de 240 atletas de 14 países participavam da primeira edição dos Jogos Olímpicos na Era Moderna. A competição internacional, herdeira da grandiosa cultura grega, não era realizada desde a Antiguidade. O mérito de recriação dos Jogos foi do historiador e pedagogo francês Barão Pierre de Coubertin, que acreditava no papel do esporte como instrumento para unir diferentes povos e religiões, sendo capaz até de interromper guerras. O Brasil, no entanto, não enviou atletas para essa edição pioneira dos Jogos.

“A construção do espírito olímpico deu-se aos poucos, acompanhando a formação da identidade nacional do País, que tinha conquistado a Independência apenas em 1822. Além disso, era caro enviar atletas ao exterior, em uma época em que não havia apoio institucional ao esporte”, conta o historiador Victor Andrade de Melo, que é Cientista do Nosso Estado, da FAPERJ, e coordenador do Sport – Laboratório de História do Esporte e do Lazer da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A própria representação dos primeiros Jogos da Era Moderna na imprensa da época foi modesta. Através de pesquisas em periódicos, Melo observou que o Jornal do Brasil anunciou o evento com uma pequena nota, que citava a presença da família real grega na cerimônia de abertura. “Não havia essa relação tão forte entre esporte e a ideia de nação. Existiam também as próprias limitações da mídia. As notícias demoravam a chegar e os jornais brasileiros dependiam muito mais das agências de notícias", diz Melo.

O historiador acrescenta que até o final dos Jogos, a imprensa fluminense deu breves informes e citações a alguns atletas vitoriosos. "Cerca de 15 dias após o encerramento, no entanto, os jornais O Apostolo e a Gazeta de Petrópolis deram um pouco mais de destaque ao acontecimento, já estabelecendo uma associação entre esporte, nação e a ideia de internacionalismo”, afirma.

O reconhecimento do esporte como elemento importante para a identidade brasileira acompanhou a própria consolidação da ideia de nação, ao longo do século XIX, segundo explica Melo. “A segunda metade do século XIX foi um período muito efervescente, quando de fato o Brasil se solidificou como nação independente. Assim, o esporte surgiu ligado à ideia de entretenimento. Nos circos que chegavam ao Rio, exibições de força e destreza eram uma atração à parte, chamada Jogos Olímpicos, que nada tinham a ver com a atual competição internacional”, diz.

No centenário da Independência, em 1922, o Rio, então capital federal, sediou os
Jogos Olímpicos Latino-Americanos: evento foi noticiado pelo
jornal O Malho

Além de demonstrações atléticas nos circos, os espetáculos esportivos começaram a se organizar em clubes e competições. “Em 1890, no Rio, já eram populares clubes de remo, turfe, cricket – por influência dos ingleses –, ciclismo e os primórdios do atletismo. Praticar esportes não era comum entre a população, mas começou a surgir uma cultura de assistir aos eventos esportivos na cidade”, contextualiza o historiador. 

Aos poucos, o esporte foi sendo adotado como um elemento capaz de forjar o espírito, o caráter e a saúde da jovem nação. “Em 1907, o Brasil participou dos Jogos Olímpicos em Montevidéu e obteve algumas conquistas, com destaque para as vitórias do carioca Abrahão Saliture, nadador, remador e jogador de polo aquático do Club de Natação e Regatas do Rio. Só nos Jogos da Antuérpia, em 1920, o Brasil enviou pela primeira vez uma delegação. Em 1922, o Brasil organizou os Jogos Olímpicos Latino-Americanos, no âmbito das comemorações do centenário da Independência, com uma grande exposição organizada no Rio. E foi a partir dessas conquistas que começou a se fortalecer, progressivamente, a relação entre esporte e nação”, cita Melo.

Hoje, 120 anos depois da realização dos primeiros Jogos Olímpicos na Era Moderna, o Brasil é o primeiro país da América do Sul a sediar o maior evento esportivo do mundo. “Nenhuma outra manifestação cultural dramatiza tanto a ideia de nação como o esporte. Hoje, temos mais entidades filiadas à FIFA (Federação Internacional de Futebol) e ao COI (Comitê Olímpico Internacional) do que à ONU (Organização das Nações Unidas)”, destaca.

Para o historiador, ao receber os Jogos, a cidade reafirma sua vocação histórica para a prática esportiva. “Recentemente, já havíamos sediado os Jogos Pan-Americanos e os Jogos Militares. A identidade do carioca carrega em si um elemento esportivo. O carioca é apresentado com uma forma esportiva de ser, mais informal, que gosta de se divertir e de praticar esportes ao ar livre. Vamos analisar o legado que esse evento vai deixar para a cidade nos próximos anos”, conclui.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes