O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação participa de evento que discute tendências na área de inovação  
Publicado em: 03/08/2016
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação participa de evento que discute tendências na área de inovação  

Até o dia 21 de agosto, a Zona Portuária do Rio será palco de um encontro para discutir inovação, tecnologia de informação e comunicação. Ali funcionará o Espaço Rio de Janeiro, uma iniciativa do Governo do Estado e do Fecomércio/Sesc, que vem sendo apontada como a oportunidade que o estado terá para apresentar ao mundo, durante os Jogos Olímpicos, outras potencialidades econômicas fluminenses, além do esporte e do turismo. Uma das protagonistas do evento, a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação estará presente em três painéis, apresentando o Start-Up Rio, o programa de pesquisa e desenvolvimento, através da Faperj, e apresentando soluções em big data e smart city por intermédio do Proderj.

"O EspaçoRJ é uma oportunidade para mostrarmos diferentes modelos de inovação em curso no Rio. Temos estimulado a criação de start-ups, através do Start-up Rio, criando um excelente ambiente de negócios, empreendedorismo e uma cadeia produtiva importante no estado. Mas também debateremos as possibilidades de inovar em outros setores da economia fluminense, além de TI, comunicação, economia criativa, biotecnologia e nanotecnologia", ressaltou o secretário Gustavo Tutuca, palestrante do seminário “Start-ups & Open Innovation”, que acontece no dia 10/08, das 14h às 18h, e do painel “Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Made in RJ”, que será realizado no dia 12/08, das 9h às 12h. Além disso, ainda será moderador do debate "Smart Cities – Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) Made in RJ".

O presidente da Faperj, Augusto Raupp, também é um dos palestrantes do seminário “Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Made in RJ” e participa, como moderador, do painel “Startups & Open Innovation”.  

Durante o evento, serão realizados seminários, rodadas de negócios e encontros com investidores, empresários, executivos e representantes de agências de desenvolvimento e fomento. A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação participará do evento debatendo temas em voga na área de inovação como start-ups, open innovation, Internet das Coisas, Big Data, biotecnologia entre outros.

Para o público, o espaço vai oferecer instalações de última geração que simulam práticas esportivas, estimulando a experiência, além de informações sobre turismo nas diversas regiões do estado. O evento tem como objetivo apresentar as oportunidades de investimento, turismo e negócios que o Estado oferece em suas diversas regiões. Eles estimularão o debate e o networking entre empresários do mundo todo, e entre diferentes culturas, posicionando o Rio como um importante centro de negócios mundial.

Segundo o subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Otakar Guilherme Svacina, que será mediador do painel "Resolvendo problemas reais com soluções inovadoras de base tecnológica", o foco é mostrar o Rio de Janeiro além do esporte e do turismo, com foco sempre na inovação. Durante o encontro, os participantes poderão conhecer o trabalho realizado por 10 start-ups selecionadas do programa Startup Rio. 

 

As inscrições devem ser feitas pelo site do evento (http://espacorj.rio/) onde também está disponível a programação completa.


Serviço:

Local: Avenida Rodrigues Alves, 303 – em frente ao Armazém 6.

Inscrições: http://espacorj.rio/

 

10 de agosto - 14h às 18h

Start-Ups & Open Innovation in Rio

Painel 1: Inovação Aberta versus Encomendas Tecnológicas. Do incremental ao disruptivo. Da Start-up ao Scale-Up.

Palestrantes: Gustavo Tutuca, Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação / José Carlos Pinto, Presidente Parque UFRJ / Carlos Gadelha , Diretor Geral LNCC / Keynote Speaker: Marco Schroeder, Presidente da Oi / Moderador: Augusto Raupp, Presidente da FAPERJ

Painel 2 - Resolvendo problemas reais com soluções inovadoras de base tecnológica

Participam: 10 startups pré-selecionadas do programa Startup Rio. Keynote Speaker e moderador: Subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Otakar Svacina.

 

11 de agosto - 14h00 - 17h30

Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) Made in RJ - IoT, HPC and Big Data - As tendências digitais e seus impactos na sociedade, Case Mapeamento - Genoma do Zika

Painel 1 - HPC (High Performance Computing) & Big Data para Análise de Genoma - Zika Vírus.

Palestrantes: Marcio Lacs, Presidente da AMT / José Luis Bruzadin, Diretor Latino-americano para Saúde e Ciências da Vida, Intel / Professor Dr. Wim Degrave, PhD Coordinator, Program for Technological Development of Health Products, Fiocruz / Laurent Dardene, PhD, Pesquisador Laboratório Nacional da Ciência da Computação (LNCC) / Moderador: Gustavo Tutuca, Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Painel 2 - IOT - Internet of Things. 

Palestrantes: Max Leite, Diretor de IoT & Inovation, Intel Brasil / Álvaro Cysneiros, Diretor da TOTVS / Antonio Bastos, Presidente do PRODERJ / Maria Luiza Reis, PhD, Presidente da Lab245 / Mediador: Raul Colcher, Presidente da Questera e Vice-Presidente da Assepro – RJ.

 

12 de agosto - 09h00 - 12h30

Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Made in RJ - Da Bancada para a Indústria. A inovação como indutora da pesquisa e do desenvolvimento na ciência e tecnologia do estado do Rio de Janeiro

Painel 1 - Políticas Públicas Indutoras da Inovação. Educação, Infraestrutura e Parcerias para a criação e captura de valor em C&T.

Palestrantes: Gustavo Tutuca, Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação / Marinilza Carvalho, Diretora Geral NIT InovaUERJ/ Augusto Raupp, Presidente da Faperj.

 

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes