O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > FAPERJ apóia pesquisas e ações de incentivo ao esporte no estado
Publicado em: 12/08/2004
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

FAPERJ apóia pesquisas e ações de incentivo ao esporte no estado

Fotos do COB,
Governo do Estado do RJ e
Centro de Memória EEFD/UFRJ

 

Foto: COBO Brasil está levando para Atenas a sua maior equipe em Jogos Olímpicos de todos os tempos. O crescimento do esporte - não raro com desdobramentos econômicos de vulto - e o aumento do interesse pela criação de programas sociais voltados para este setor não passaram despercebidas na FAPERJ. Ao longo dos últimos anos, a Fundação tem apoiado numerosas pesquisas e ações de incentivo ao esporte no Estado do Rio de Janeiro com a publicação, através de seu Programa de Auxílio à Editoração (APQ3), de uma já significativa coleção de livros sobre o assunto. Em outra iniciativa da FAPERJ, o estudo do fenômeno esportivo e o incentivo à prática do desporto no estado ganharam novo impulso com a criação do Instituto Virtual do Esporte (IVE).

 

O futebol, esporte mais popular do país, lidera o número de títulos publicados com o apoio da Fundação. Uma delas é Memória social do esporte (arquivo PDF), em que os pesquisadores do Laboratório do Tempo Presente (UFRJ) procuraram investigar nos arquivos dos clubes de futebol as razões para o fato desse esporte ter se tornado uma preferência nacional depois de chegar por aqui no final do século XIX. Em outra título apoiado pela FAPERJ e publicado pela Mauad em 2002, que ganhou o título de Vencer ou morrer, o autor Alberto Agostinho investiga as relações entre estado e futebol, em particular nos regimes autoritários. Já no caso de O Negro no futebol brasileiro, de Mário Filho, publicado originalmente em 1947, a FAPERJ apoiou a reedição da obra – que aborda a inserção social do negros na sociedade através de sua participação no esporte mais popular do país –, agora enriquecida com um caderno especial que traz perfis e fotos dos primeiros craques negros e mulatos do futebol brasileiro.

 

O Instituto Virtual do Esporte e os Jogos Panamericanos de 2007 na cidade

Maracanã. Foto do Governo do Estado do Rio de JaneiroCom seu tradicional Estádio do Maracanã, o Rio de Janeiro, cidade que já foi palco de importantes acontecimentos esportivos, como a Copa do Mundo de Futebol de 1950 e oito Campeonatos Mundiais de Beach Soccer, se prepara para sediar os XV Jogos Panamericanos de 2007.

 

De olho nas transformações que a cidade deverá passar até o início do Panamericano, o Instituto Virtual do Esporte (IVE) vem desenvolvendo um estudo sobre o impacto socioeconômico na cidade com a realização desta que é a mais importante competição esportiva das Américas. Um dos objetivos da pesquisa é identificar que setores poderão se beneficiar com a vinda dos jogos para o Rio e encaminhar as conclusões para o governo, a iniciativa privada e o comércio em geral.

Para o coordenador do Instituto Virtual de Esportes (IVE), Victor Melo, a FAPERJ saiu na frente de outras Fundações de Amparo à Pesquisa (FAP) ao investir na pesquisa na área de esportes como parte de sua política científica: “É a primeira vez que uma FAP entendeu a importância do esporte como pesquisa científica”, enfatiza.

Entre os onze projetos do IVE em andamento, Melo destaca o mapeamento das instalações esportivas da cidade do Rio de Janeiro. “Foi aqui que nasceram os primeiros clubes no século XIX, e o Rio é também a cidade-sede do Comitê Olímpico Brasileiro, da Confederação Brasileira de Futebol e de outras federações importantes”, exemplifica.

 

Sendo um projeto multidisciplinar, o IVE tem, em seu quadro, pesquisadores de várias áreas, como geografia, educação física, história e economia. As pesquisas abordam desde a formação do atleta até o impacto econômico do esporte.

 

Maria Lenk dá aula de ballet aquáticoEm outra linha de pesquisa que merece destaque estão os Centros de Memória, que têm como objetivo resgatar a história de instituições antigas. Um exemplo disso é o Centro de Memória (CeMe) da Escola Nacional de Educação Física e Desportos (ENEFD) da UFRJ, que completou 65 anos. Por meio do CeMe, IVE lançou recentemente o CD-Rom Memória Documental da ENEFD-UB, volume 1. Além de contar com o apoio da FAPERJ, a  edição deste material foi viabilizada com o apoio do CNPq e da Biblioteca Nacional. Um exemplo da riqueza deste material é a foto ao lado, de autoria de Antonio Tomaz de Rezende, que retrata aula da primeira professora de balé aquático no Brasil, Maria Lenk, na ENEFD.

 

O Vasco da Gama já foi tema de pesquisas, livros e CD Roms, mas o IVE também se dedica aos clubes pequenos. A equipe pretende organizar os acervos de clubes antigos, como o de Regatas Guanabara e o São Cristóvão, que têm mais de cem anos, e divulgar seu acervo em meio digital (CD Roms e sites).


Corrida de carroMelo destaca ainda a pesquisa em torno do esporte como manifestação cultural, que vai resultar numa enciclopédia do esporte na arte brasileira. O projeto teve início com uma pesquisa sobre cinema e levantou 154 filmes que abordam o esporte no país. Um deles é "No tempo da manivela" (foto ao lado), de Jurandyr Noronha, que mostra que o automobilismo já é paixão nacional há muito tempo. O próximo passo é fazer um levantamento na área da música.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes