O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > FAPERJ lança em Petrópolis a terceira edição do Mapa da Ciência
Publicado em: 12/08/2004
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

FAPERJ lança em Petrópolis a terceira edição do Mapa da Ciência

Wanderley de Souza, Elizabeth Rocha, Pedricto Rocha Filho, Marco Antônio Raupp e Jerson Lima  Cerca de 150 convidados celebraram, na noite de 12 de agosto, o lançamento da edição 2004 do Mapa da Ciência do Estado do Rio de Janeiro da FAPERJ e o encerramento do 1 Encontro Internacional em Modelagem Computacional do LNCC (Laboratório Nacional de Computação Científica), que teve apoio da Fundação.

 

O cenário deste encontro de cientistas foi a ala de carruagens do Museu Imperial, em Petrópolis (70km da capital), onde as autoridades presentes fizeram breves discursos, seguidos por coquetel.

 

Falando em inglês para ser entendido pelos convivas estrangeiros – cerca de 30 cientistas que participaram do congresso - o diretor do LNCC, Marco Antônio Raupp, elogiou o Mapa da Ciência e louvou o apoio da FAPERJ ao LNCC. A seguir, convidado por Raupp, discursou o Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Wanderley de Souza: “Registro aqui minha satisfação em estar presente nesta cidade que ora se firma como novo pólo de conhecimento do estado e quero também afirmar que iremos fortalecer as frentes que o governo estadual mantém em Petrópolis”. Na cidade, a Secretaria de Estado de C, T & I mantém uma unidade da Faetec e uma unidade do Cederj, além do apoio constante às atividades do LNCC.

 

O presidente da FAPERJ, Pedricto Rocha Filho, lembrou aos presentes que tanto o Museu Imperial como o próprio LNCC constam no Mapa da Ciência, além de outras instituições petropolitanas. “Ao incluir instituições de todo o estado, este Mapa contribui com nossos esforços de interiorização do conhecimento”, afirmou. Rocha Filho também mencionou a possibilidade de interiorizar outro projeto da FAPERJ, o Rio em Mapas. “Petrópolis poderá ser a primeira cidade a ser retratada", sugeriu.

 

Após o coquetel, todos foram conduzidos aos jardins do museu para assistir, sob frio intenso, ao espetáculo Som e Luz, em que um filme projetado num manto d`água retrata fatos históricos do Segundo Reinado, como a abolição da escravatura e a proclamação da República. Na projeção, a fachada do Museu Imperial é iluminada como acontecia há 150 anos e serve de cenário para o espetáculo.

A terceira edição do Mapa da Ciência traz mais institutosA edição atualizada do Mapa da Ciência - a terceira, desde o lançamento do projeto em 1999 - traz 19 novos verbetes.

 

Bilíngüe, o guia lista as instituições ligadas à área de Ciência e Tecnologia na capital e no interior do Estado do Rio de Janeiro e foi lançado em versão impressa e digital (CD-Rom e internet).

 

Saiba mais sobre o mapa ou navegue na versão digital.

 

 

 

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes