O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > 3ª Euraxess Links: Conectando pesquisadores europeus e brasileiros
Publicado em: 05/05/2016
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

3ª Euraxess Links: Conectando pesquisadores europeus e brasileiros

Mais de 150 pesquisadores, acadêmicos e representantes de órgãos públicos e de indústrias, brasileiros e europeus, estarão reunidos na próxima quarta-feira, 11 de maio, no Hotel Pestana Rio Atlântica, na capital fluminense, para discutir as oportunidades de cooperação, de desenvolvimento de carreira e de mobilidade entre pesquisadores do Brasil e do Velho Continente. Será quando a cidade sediará a 3ª Conferência Euraxess Links – Conectando Pesquisadores Internacionais do Brasil e da União Europeia. Organizado pela Comissão Europeia e pela Delegação da União Européia no Brasil, o evento da Euraxess será realizado pela primeira vez no continente americano, o que deixa evidente tanto a qualidade quanto o interesse de cooperação entre as duas comunidades de pesquisadores.

Com a participação do embaixador da União Europeia no Brasil, João Cravinho, e do atual presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Jorge Guimarães, ex-presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a conferência buscará divulgar, para cientistas brasileiros, informações sobre as bolsas de pesquisa europeias e as oportunidades de cooperação entre pesquisadores de um lado e outro do Atlântico.

Programada para a abertura do evento, a palestra “No Campo da Pesquisa Europeia: Oportunidades de Cooperação" reunirá Piero Venturi, chefe da Seção de Ciência, Tecnologia e Inovação da Delegação da União Europeia no Brasil, às pesquisadoras Kitty Fehringer e à representante do Euraxess Links Brasil, Charlotte Grawitz, em discussão sobre  o tema. Logo em seguida, Katrien Vangen, da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia; Barbara Daniel, da Universidade de Luxemburgo; e Charlotte Grawitz estarão debatendo “Apoio à mobilidade de pesquisadores”. Na segunda parte da programação, será a vez de Bodo Richter e Isabelle Ortmans, ambos da Comissão Europeia; Ellen Bijlsma, do Nuffic Neso Brazil, instituição holandesa que concede bolsas de graduação e pós-graduação a estudantes brasileiros naquele país; Moacyr Martucci, da Universidade de São Paulo (USP); e Connie Margaret McManus Pimentel, da Capes, debaterem o tema “União Europeia e Brasil: Programas de Mobilidade para Pesquisadores”.

Em vez de apresentações individuais, o evento promoverá discussões abertas sobre temas como parcerias entre pesquisa e indústria; fomento do networking de forma a explorar as mais recentes oportunidades; e formas de promover a mobilidade de pesquisadores e de atores no campo da inovação entre as duas zonas geográficas.

"Estamos empenhados em conseguir resultados práticos nas relações entre pesquisadores da Europa e do Brasil. Queremos ver mais oportunidades, mais projetos de pesquisa e mais cooperação entre as duas comunidades. Será também uma chance única para aprofundar informações sobre esses assuntos", declarou Charlotte Grawitz, representante da Euraxess Links no Brasil.

Durante a conferência, os pesquisadores terão ainda a oportunidade de participar do treinamento “Como submeter uma proposta bem sucedida aos programas de fomento da mobilidade da Comissão Europeia?” Apresentado por Elisa Natola, assessora para a Cooperação Internacional Brasil–Europa do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e ponto de contato nacional do Marie Sklodowska Curie Actions (MSCA), esse treinamento contará também com a presença de representantes da Comissão Européia (Marie Sklodowska Curie Actions e European Research Council — ERC) e do professor Moacyr Martucci, ponto de contato do ERC no Brasil. 

A participação no treinamento é gratuita e as inscrições podem ser feitas em http://bit.ly/treinamento_fundosUE. No entanto, as matrículas no treinamento não dão acesso automático à conferência que, devido à grande procura, já não tem mais lugares disponíveis.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes