O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > FAPERJ recebe representantes da National Science Foundation
Publicado em: 05/08/2004
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

FAPERJ recebe representantes da National Science Foundation

O diretor-presidente da FAPERJ, Pedricto Rocha Filho, e o diretor-científico da Fundação, Jerson Lima Silva, se reuniram nesta quarta-feira, 4 de agosto, com cinco representantes da National Science Foundation (NSF), agência do governo dos EUA, cujas funções se assemelham àquelas desempenhadas no Brasil pelo CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. O objetivo da reunião foi discutir a criação de mecanismos de estímulo ao intercâmbio de pesquisadores brasileiros e americanos, com o desenvolvimento de parcerias e convênios.

 


Os cinco membros da NSF, que chegaram ao Rio no último final de semana, participam do seminário internacional EUA e América do Sul: Mecânica, Materiais Avançados e Nanotecnologia: Ensino e Pesquisa, de 2 a 6 de agosto, no Hotel Caeser Park, no bairro de Ipanema, zona sul da cidade. O seminário é organizado pela Coppe/UFRJ, PUC-RJ e National Science Foundation. A FAPERJ apoiou a vinda de alguns dos pesquisadores convidados para o evento, que reúne especialistas dos EUA e da América do Sul.

Grupo“Com a globalização, temos uma revolução tecnológica em andamento”, disse o professor associado da Universidade de Illinois (EUA), o brasileiro Gláucio H. Paulino, que também participou da reunião. “O Brasil não pode se isolar nesse processo, sob risco de ficar para trás”, destacou Paulino, um dos integrantes da comissão organizadora do seminário. Para Paulino, as áreas de maior interesse num possível intercâmbio são as de nanociências, nanotecnologia, nanobiotecnologia, bio-materiais, modelagem computacional de larga escala, matemática aplicada e simulação computacional física.

O diretor-presidente da FAPERJ considerou a reunião muito produtiva. “Estamos interessados em criar mecanismos que nos permitam ter um maior intercâmbio entre instituições”, disse Rocha Filho.

Participaram da reunião, além de Rocha Filho, Lima Silva e H. Paulino, os pesquisadores Horacio Espinosa, da Northwestern University de Illinois; Ney Dumont, da PUC-RJ; Fernando Rochinha Alves, da COPPE/UFRJ; e os diretores de programa da NSF Vicki B. Booker, Ken P. Chong, Jorn Larsen-Basse, Juan M. Pestana e P. N. Balaguru.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes