O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Comitê seleciona os 100 novos Cientistas do Nosso Estado
Publicado em: 05/08/2004
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Comitê seleciona os 100 novos Cientistas do Nosso Estado

Os 100 novos bolsistas do programa Cientistas do Nosso Estado foram escolhidos durante reunião do comitê de avaliação do programa, realizada de 2 a 4 de agosto no Hotel Novo Mundo, no bairro do Flamengo, Zona Sul da cidade. Com a chegada dos novos bolsistas, o número total de pesquisadores contemplados pelo programa passará de 200 para 300.

A implementação das bolsas deverá ocorrer nos próximos dias e a disponibilização dos recursos para os contemplados em setembro. O anúncio dos nomes escolhidos está previsto para a semana que vem.

O edital foi lançado em 12 de abril e recebeu 465 inscrições. O comitê de avaliação, que reuniu 35 professores de sete estados da federação, foi unânime em qualificar a seleção como ‘duríssima’ em razão do nível bastante alto dos projetos encaminhados à Fundação. Do total de 100 bolsas, 90 serão destinadas a ‘pesquisador cientista’ e as restantes a ‘pesquisador inovador’ (tecnólogo).

 

O diretor-científico da FAPERJ, Jerson Lima Silva, disse ter ficado satisfeito com o trabalho dos comitês: “Este é um dos programas mais importantes da FAPERJ, uma inovação reconhecida no Brasil e internacionalmente como marca registrada do Estado do Rio de Janeiro em apoio à pesquisa científica e tecnológica”, afirmou. “Este programa, desde sua primeira edição em 2000, tem financiado de forma continuada pesquisas de grande relevância para o nosso Estado. Assim como nos julgamentos anteriores, o exame dos projetos pelos comitês foi feito de forma criteriosa e acredito que a escolha final tenha sido, além de isenta, a melhor possível”, completou.

 

Uma novidade que merece destaque é a destinação de dez bolsas para pesquisadores inovadores. De acordo com o diretor de Tecnologia da FAPERJ, Marcos Cavalcanti, dos 35 projetos inscritos na modalidade, 15 foram considerados de alta qualidade, aptos às bolsas, pelo comitê avaliador. “Essa iniciativa pioneira mostra a força da área tecnológica e abre uma nova perspectiva na comunidade científica, que é a aplicação da ciência no desenvolvimento do estado e da sociedade. Gostaria de parabenizar o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Wanderley de Souza, que demonstrou que estava certo quando definiu a reserva de dez bolsas para a área de inovação”, afirma Cavalcanti.

O objetivo do programa Cientistas do Nosso Estado é apoiar, por meio de seleção, os melhores projetos coordenados por pesquisadores de reconhecida liderança nas diferentes áreas do conhecimento. Um dos mais tradicionais e disputados da FAPERJ, o programa consiste na concessão de uma bolsa de bancada para projetos no valor de R$ 2 mil mensais. O prazo máximo das bolsas é de 24 meses.


Um dos atrativos dessa modalidade de fomento é a possibilidade de o contemplado utilizar os recursos em qualquer item ou rubrica relativa ao projeto de pesquisa. A bolsa de bancada não é destinada à remuneração de pesquisadores ou profissionais de apoio.

 

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes