O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Fundação divulga o resultado da Fase II do edital de Parques Tecnológicos
Publicado em: 10/03/2016
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Fundação divulga o resultado da Fase II do edital de Parques Tecnológicos

A Fundação divulgou, nesta quinta-feira, 14 de abril, a listagem do resultado da Fase II do edital Apoio ao Sistema Fluminense de Parques Tecnológicos (Flutec). Com dois projetos selecionados, o programa se propõe a financiar a infraestrutura física e administrativa dos parques tecnológicos fluminenses – em operação ou em estágio de implantação. Voltados para complexos organizacionais de caráter científico e tecnológico, estruturados de forma planejada, concentrada e cooperativa, o programa congrega empresas com produção fundamentada na pesquisa tecnológica, promotoras da cultura da inovação, da competitividade industrial e da maior capacitação empresarial, com vistas a geração de riqueza e inclusão social.

Com recursos de R$ 20 milhões, o edital busca promover a implantação ou a manter em operação esses espaços, intimamente ligados a instituições de ciência e tecnologia. Os parques oferecem infraestrutura para incubação de empresas, para treinamento tecnológico e prospecção de negócios, bem como para atividades correlatas, como feiras, exposições e desenvolvimento mercadológico. "Este é o resultado do primeiro edital que contempla parques tecnológicos já implantados no estado, como o Parque Tecnológico de Biotecnologia do Rio de Janeiro e o Parque Tecnológico da UFRJ, assim como outros em implantação, como é o caso do Parque Tecnológico da Região Serrana, do Parque de Inovação da Indústria Criativa da Gávea, do Centro de Uso Compartilhado para P,D&I voltado a doenças negligenciadas: Laboratório de Desenvolvimento de Novas Formulações, e a Fase II da Implantação do Parque Tecnológico da UFF: Península da Inovação, com recursos de quase R$ 18 milhões. Com este programa, a FAPERJ dá um passo decisivo para apoiar a criação/implantação/desenvolvimento/operação de empresas de base tecnológica, fundamentais para a economia fluminense e, consequentemente, do País”, afirma a diretora de Tecnologia da Fundação, Eliete Bouskela. Ela acrescenta ainda que esta listagem será acrescida com a divulgação de novos postulantes, cujos projetos estão ainda em avaliação pela Diretoria de Tecnologia.

O programa subvenciona a implantação e a operação da infraestrutura física e administrativa desses parques, financiando serviços e facilidades, como centros e laboratórios, de uso próprio ou compartilhado, para pesquisa científica, desenvolvimento tecnológico e inovação; apoio ao crescimento e amadurecimento de negócios, como serviços jurídicos especializados e serviços de integração com as grandes entidades de classe empresarial do estado, como a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) e Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ); e serviços de atração de empresas externas para fixação e desenvolvimento tecnológico no espaço do parque; e apoio à fixação de propriedade industrial resultante das atividades inovadoras, com o apoio do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e dos núcleos de inovação tecnológica das instituições de ciência e tecnologia (ICTs).

O programa financia tanto despesas de capital, como a aquisição de material permanente, equipamento, obras de infraestrutura e instalações, quanto despesas de custeio, em que se enquadram serviços de terceiros (pessoa física ou jurídica), com caráter eventual para a manutenção de equipamentos e para a realização de reparos e adaptações de bens imóveis; diárias e passagens, até o limite de 10% do montante solicitado em despesas de custeio (não serão permitidas diárias e passagens para participação em reuniões científicas/tecnológicas); material de consumo, componentes e/ou peças de reposição de equipamentos do parque; e despesas de importação (até o limite máximo de 20% do valor do bem importado).

 

Confira a listagem dos selecionados na Fase II do edital FAPERJ 09/2015 - Apoio ao Sistema Fluminense de Parques Tecnológicos (Flutec)

Confira também a listagem completa dos pré-selecionados no edital FAPERJ 09/2015 -  Apoio ao Sistema Fluminense de Parques Tecnológicos (Flutec)

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes