O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Linhas leves e duradouras
Publicado em: 18/02/2016
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Linhas leves e duradouras

Aline Salgado

Com design sofisticado, as peças podem compor
ambientes internos e externos (Fotos: Divulgação)

Apenas 50 funcionários, 25 anos de história e sonhos de gente grande. Assim é a Alezzia/Palmetal, fabricante de móveis de alto padrão em aço inoxidável, contemplada no programa FAPERJ/ Firjan/ Sebrae/RJ de Apoio ao Desenvolvimento do Design em Empresas Sediadas no Estado do Rio de Janeiro, de 2010. A companhia, que recentemente abriu uma linha de produtos voltada para a inovação, segue dando passos firmes e agora aposta seus esforços em um mercado em franca expansão: a hotelaria hospitalar. 

Implantada no bairro de Parada de Lucas, na Zona Norte do Rio, a empresa de base familiar cresceu e amadureceu junto com um de seus sócios, o diretor Alexandre Nascimento. Hoje com 40 anos, Nascimento conta que no início "o foco da empresa era não ter foco". "Essa falta de direção nos atrapalhou muito. Atendíamos desde a área de petróleo até hospitais e a indústria farmacêutica", diz ele, que, ao lado do tio, um operário de chão de fábrica, e com o suporte financeiro da avó, camelô, tornaram o sonho realidade.  

Sem deixar de lado a tradicional atuação na produção de móveis industriais, a Palmetal ganhou, em 2011, um novo nome associado: a marca Alezzia. "Criamos uma linha mais voltada à decoração de áreas externas. Mas a Alezzia corresponde a uma operação menor, de apenas 20% do faturamento total da companhia. E o edital FAPERJ/ Firjan/ Sebrae reforçou essa nossa veia criativa, assim como, acredito, de todas as empresas do Rio de Janeiro", diz Nascimento.    

Formado como técnico pela antiga Escola Federal de Química, hoje Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), o executivo só se convenceu de que sua carreira estava na empresa familiar quando cursava o 6º período do curso de Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Além do faro de empreendedor, Nascimento busca nos livros orientação para tocar os negócios. Entre seus autores preferidos estão Jim Collins, considerado um dos mais respeitados pensadores de gestão empresarial; Sam Walton, o fundador da maior rede de varejo do mundo, a Wal-Mart; e Warren Buffett, um dos empreendedores mais respeitados do planeta e o 3º na lista dos mais ricos. Mas o diretor da Alezzia/Palmetal revela ainda que recebeu um 'empurrãozinho’ fundamental.

"Em 2008, a Firjan abriu um curso voltado à orientação e preparação de microempresários para editais de subvenção na área de inovação. Foi assim que descobri a FAPERJ", conta. "Aconselho a todos os pequenos e médios empresários a buscarem informações de qualidade e suportes desse tipo, oferecidos a quem empreende ou quer empreender", acrescenta.

Mais resistente a ação da chuva e do vento, a 
espreguiçadeira é usada em áreas externas

Com o incentivo obtido por meio do edital FAPERJ/ Firjan/Sebrae, Nascimento investiu no aperfeiçoamento da linha de móveis com ecodesign em aço inoxidável e madeira certificada, com ciclo de vida longo, para áreas externas de residências, hotéis e condomínios. Mas, embora os recursos tenham ajudado na composição das peças, ainda não geraram impacto direto nas vendas. "Para vender realmente, precisa-se de um investimento focado em marketing. Mas isso vai acontecer", diz o diretor da Alezzia/ Palmetal, que mantém aguçado o faro de empreendedor.

De olho na expansão da rede de saúde privada no País e, principalmente, no aumento da expectativa média de vida do brasileiro – hoje em 74,9 anos segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) –, a companhia desenha estratégias para aumentar sua participação em um nicho de mercado com potencial de forte crescimento: a hotelaria hospitalar. "Diferente da decoração de interiores, em que o consumidor é atraído mais pelo poder da marca do que pela qualidade do produto, este é um setor consistente, com clientes cada vez mais exigentes, que buscam produtos bonitos e duradouros. Sem falar nas perspectivas de crescimento para os próximos anos, em função do maior envelhecimento da população”, avalia Nascimento, que torce por mais incentivos vindos das agências de fomento. 

"Para o micro, pequeno e médio empresário é fundamental ter um suporte para inovação. Só assim conseguimos nos tornar mais competitivos", acrescenta o executivo. Para conhecer um pouco mais sobre a empresa, basta acessar o site http://www.palmetal.com.br/Alezzia/Home

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes