O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Programas > II Jornada Jovens Talentos para Ciência
Publicado em: 24/05/2004

II Jornada Jovens Talentos para Ciência

LNCC, agosto de 2000

Resumo dos trabalhos apresentados

UERJ

Física

Título: "O Princípio do Telescópio"
Autores: Monique Osório Talarico da Conceição, Raquel Martins Neustadt, Max Vinícius da Silva
Orientador: Raul José da Silva Câmara Maurício da Fonseca
Resumo: O telescópio é um instrumento óptico utilizado na observação de objetos situados a grandes distâncias. A aplicação mais conhecida deste instrumento é a observação de corpos celestes. Na sua forma mais simples, o telescópio é formado por duas lentes convergentes denominadas objetiva e ocular. Como o objeto observado está muito distante, a imagem formada pela objetiva é real e invertida e está exatamente sobre o seu ponto focal (fob ). A ocular que tem por função ampliar a imagem formada pela objetiva , é colocada de tal forma que a imagem formada pela objetiva esteja sobre o seu ponto focal (foc ). Então, em um telescópio a distância entre a objetiva e a ocular deve ser a soma de suas distâncias focais.

Título: "Princípios da Física de Materiais"
Autores: Vanessa Rodrigues da Conceição, Thiago Ribeiro Fraga
Orientadora: Maria Lúcia Netto Grillo
Resumo: Materiais são uma parte da matéria do universo; são as substâncias cujas propriedades as tornam utilizáveis em estruturas, máquinas, dispositivos ou produtos consumíveis. Nelas se incluem metais, cerâmicos, semicondutores, supercondutores, polímeros (plásticos), vidros, dielétricos, fibras, madeira, areia, pedra e vários conjugados. As propriedades e o comportamento dos materiais dependem de sua estrutura interna: seus átomos e o modo como estes se associam com seus vizinhos, em cristais, moléculas e microestruturas. Neste trabalho estudamos as propriedades mecânicas, térmicas e elétricas, básicas de alguns materiais, bem como os diferentes tipos de ligações químicas. Dessa forma podemos então entender porque os materiais podem ser divididos em três tipos principais: metais, polímeros e cerâmicos; e como podem ser utilizados. Para entendermos melhor essas propriedades, fizemos duas experiências: estudo da dilatação linear de dois materiais diferentes, com a variação da temperatura e estudo do campo elétrico entre dois eletrodos, isto é, do gradiente de potencial.

Título: "A Natureza da Luz"
Autora: Fabíola Paes
Orientadora: Wanda Lucia Prado da Silva
Resumo: Durante séculos, a natureza da luz intrigou a humanidade. A partir da metade do século XVII, esta questão fez surgir uma longa controvérsia científica que durou quase dois séculos: a teoria corpuscular defendida por Newton e a teoria ondulatória proposta por Chirstiam Huggens e Robert Hooke. As duas teorias parecem explicar igualmente bem a propagação retilínea, a reflexão e a dispersão da luz. Fenômenos tais como refração, difração e interferência são bem explicados pela teoria ondulatória. O efeito fotoelétrico explicado por Albert Einstein (1905), resgatou o comportamento corpuscular da luz e ligou definitivamente os aspectos corpusculares e ondulatórios da luz. Atualmente é aceita a natureza dual (onda-partícula) da luz. Nesse trabalho discutimos alguns destes fenômenos através da montagem de experiências simples e de baixo custo.

Título: "Propriedades Elétricas e Magnéticas da Matéria"
Autores: Letícia Dutra Ferreira, Anderson Monteiro de Oliveira
Orientador: Cláudio Elias da Silva
Resumo: O projeto consta de comprovações científicas, através de experiências e cartazes ilustrados, de estudos sobre cargas elétricas e magnéticas. Serão apresentadas experiências comprovando os processos eletrostáticos: Lei de Coulomb, Campo Elétrico, Força Elétrica e Linhas de Força de um campo elétrico. Haverá também uma apresentação de todo o conteúdo teórico apresentado acima.

Título: "Uso Didático da Computação Algébrica (MAPLE)"
Autoras: Ingrid Vianna Espinosa, Lívia Vieira Cabral
Orientador: Luís Antônio C.P da Mota
Resumo: Nossa apresentação consiste em mostrar rotinas computacionais, que foram escritas para serem usadas no ambiente MAPLE, com objetivo de criar sessões de MAPLE em que o usuário possa estudar sozinho vários aspectos da matemática no nível do Ensino Médio. Para realizarmos este estudo da programação, selecionamos problemas simples (ex: equações do segundo grau, Progressão Aritmética, etc.) para demonstrar com facilidade e maior entendimento os aspectos envolvidos na questão. Tarefas propostas: escrever rotinas e as sessões de MAPLE que serão utilizadas como material didático para uso no apoio ao ensino da matemática.

Título: "Equação Diferencial para a Queda de um Corpo com Atrito"
Autora: Fernanda Rosa Spamer
Orientador: Sérgio Makler
Resumo: Para o estudo das propriedades dos semicondutores é necessário o conhecimento elementar da mecânica quântica. Como introdução à mecânica quântica devemos estudar ondas e aprender a resolver a equação diferencial das ondas. Como introdução ao cálculo e às equações diferenciais, estudamos a queda de um corpo na presença do atrito com o ar. Como conseqüência do atrito, o corpo faz um movimento que começa uniformemente acelerado com aceleração g e esta aceleração vai diminuindo até ser desprezível. A partir daí, ele cai com velocidade uniforme (velocidade limite). Para reproduzir este comportamento resolvemos a equação diferencial que resulta da segunda lei de Newton, pelo método das diferenças finitas. Os resultados obtidos concordam com o comportamento esperado e também com o resultado analítico.

Biologia

Título: "Micropropagação e Preservação in vitro de Arachis"
Autora: Iriam Polini Batista
Orientadora: Elisabeth A. Mansur de Oliveira
Resumo: Espécies silvestres de amendoim constituem importantes reservatórios de genes para o melhoramento da espécie cultivada. No entanto, populações endêmicas dessas espécies encontram-se sob crescente pressão antrópica e sua conservação através de sementes e plantas vivas é dificultada pelo baixo número de sementes produzidas. O objetivo deste trabalho é o estabelecimento de metodologias de multiplicação e preservação in vitro através de crescimento lento para espécies silvestres do gênero Arachis.

Título: "Micropropação e Preservação in vitro de Espécies de Bromeliaceae"
Autora: Quezia Cavalcante da Silva Santos
Orientadora: Elisabeth A. Mansur de Oliveira
Resumo: A família Bromeliaceae é restrita às zonas tropicais e sub-tropicais do continente americano. Algumas espécies apresentam endemismo bastante acentuado, o que torna sua manutenção in situ dependente de práticas conservacionistas que nem sempre são eficazes. A preservação in vitro é recomendável para bromélias, devido ao pouco conhecimento existente sobre a biologia de suas sementes, rapidez com que ocorre a degradação dos seus habitats e ao extrativismo. O objetivo deste trabalho é o estabelecimento de metodologias de preservação in vitro para três espécies de Bromeliaceae do Sudeste Brasileiro (Cryptanthus sinuosus, Neoregelia cruenta e Quesnelia arvensis) através de crescimento lento.

Título: "Tipos de Movimento em Quadrúpedes Terrestres"
Autora: Aline Critina Abreu Moreira de Souza
Orientador: Oscar Rocha-Barbosa
Resumo: O estudo da locomoção teve início na Califórnia, a partir de uma aposta entre dois amigos, que questionavam a posição das patas de um cavalo durante um galope. Daí foi fotografado pela primeira vez um ciclo locomotor. Com propósito de aplicar benefícios ao homem (como: melhor produção de próteses mecânicas, diagnóstico e tratamento ortopédico mais eficaz; evolução da robótica; aperfeiçoamento de video games, enfim...) deu-se continuidade a esse tipo de estudo, que foi dividido e classificado em diversas formas, (por exemplo; simétricos / assimétricos; homolateral / diagonal; dentre outros...). Para serem melhor analisados no estudo da biomecânica (cinética e cinemática).

Título: "Adaptação e Evolução do Sistema Circulatório"
Autora: Vanessa de Magalhães Gonçalves
Orientador: Oscar Rocha-Barbosa
Resumo: Durante um período de cinco meses, estive desenvolvendo um projeto em Biologia com o titulo Adaptações e Evolução do Sistema Circulatório. Este projeto teve por objetivo analisar e comparar a anatomia e fisiologia do Sistema Circulatório nas diversas Classes de vertebrados. Pode-se observar que as diversas Classes de Vertebrados, apresentam inúmeras diferenças, superficiais ou profundas, muito significativas ou pouco significativas, que acredita-se determinar o funcionamento desses organismos em seu próprio meio. Utilizamos de muitas literaturas, entre elas livros, artigos e teses de diversas graduações. É importante destacar que o estágio não se resumiu apenas no desenvolvimento do projeto, mas em diversas outras atividades e experiências como viagens para coleta de animais, leituras de artigos científicos, aperfeiçoamento em programas de computador específicos e gerais, etc. No momento, prepara-se a apresentação deste projeto. Enfim, gostaria de mais uma vez de agradecer ao CECIERJ e à FAPERJ pela oportunidade e confiança que acreditaram–me, sem duvidas esta experiência valeu uma de minhas primeiras realizações.

 

UFRJ

Física

Título: "Obtenção do Campo Magnético Terrestre"
Autores : Marcella Trepte Silva, Mauro Wilson Oliveira da Silva, Washington da Silva Leal
Orientador: Hélio Salim de Amorim
Resumo: Para medir o campo magnético terrestre, fizemos experiências montando um circuito onde ligava uma bobina a um reostato, amperímetro, e uma de tensão c.a.; colocamos uma bússola no centro da bobina de Helmholtz onde o campo magnético é totalmente uniforme, fazendo a corrente circular pela bobina. Então deslocamos a agulha da bússola formando então um ângulo de deflexão com a corrente. Assim com o resultado da experiência chegamos ao valor do campo magnético (na área da Ilha do Fundão), onde tivemos a oportunidade de compará-lo com os mapas Geomagnéticos do Brasil. Nosso objetivo é levar essa experiência para os alunos das escolas de ensino médio, para que tenham a oportunidade de conhecer mais a respeito do magnetismo terrestre.

Título: "Aceleração de Partículas"
Autora: Sulamita Portela de França
Orientador: Leandro Salazar de Paula
Resumo: O projeto consiste na apresentação do mundo subatômico, aceleração e detecção de partículas. A minha parte a ser apresentada consiste na aceleração de partículas. Para se produzir e estudar as partículas, os físicos utilizam aceleradores de partículas. Existem dois tipos de aceleradores: os lineares e os circulares. Nesses equipamentos são produzidos feixes de partículas; as mesmas são aceleradas a uma alta energia e colidem contra alvos fixos ou feixe contra feixe; dipólos são usados em aceleradores circulares para curvar as partículas ao longo do anel e em aceleradores lineares quadrupólos são usados para focalizar partículas. Sensores em camadas, chamados detetores, rodeiam o ponto de colisão com a função de registrar as partículas produzidas.

Título: "Partículas Elementares e suas Radiações"
Autora: Mariane do Nascimento Brandão
Orientador: Leandro de Paula Salazar
Resumo: O que será apresentado, a seguir, é um histórico resumido da história das partículas elementares. Temos como objetivo esclarecer tudo que se relaciona com as partículas, suas características e o acompanhamento um outro assunto relacionado às mesmas: a radiação por elas emitidas. As radiações são características das partículas e do próprio núcleo atômico, geradas após a desintegração destes. Eis os exemplos que serão utilizados: as lâmpadas comuns e as lâmpadas fluorescentes, que emitem radiações.

Título: "Detecção de Partículas"
Autore: Bruno Perrota de Menezes
Orientador: Leandro Salazar de Paula
Resumo: Sempre que acelerarmos partículas, tanto para colidirem-se com alvos (outras partículas) fixos, quanto para chocar-se contra outro feixe de partículas, podemos detecta-los em seguida. Após o choque várias partículas se formam, resultado do acumulo de energia produzido pelo choque. O detetor está localizado em volta do ponto de colisão, as partículas produzidas são espalhadas em várias direções, atingindo as camadas do detetor, depositando energia em cada camada que tem finalidades diversas. A detecção de partículas é o melhor método para se estudar as partículas, tanto após colisões quanto provenientes de raios cósmicos.

Título: "Óptica Geométrica"
Autores: Adriano de Assis Soares, Fernando Gomes de Mello e Silva
Orientadoras: Marta Feijó Barroso, Maria Antonieta Teixeira de Almeida
Resumo: Mostraremos as propriedades da luz como a reflexão e a refração. Como a imagem chega aos nossos olhos possibilitando a visão, porque vemos os objetos. Demonstraremos experiências com esses fins, além de uma experiência na qual colocaremos um recipiente cheio d’água e veremos a formação de dois tipos de lentes (convergente e divergente) em sua superfície quando mergulhamos um tubo e o movimentamos, isso ocorre devido à tensão superficial.

Título: "Utilização da Porta Paralela de um PC em Experimentos Simples de Física"
Autores: Paulo Vitor Junqueira Ferreira, Bruno Soares Tavares Silva
Orientador: Manoel Rothier do Amaral Jr.
Resumo: O Projeto que iremos apresentar consiste no desenvolvimento de circuitos eletrônicos que serão conectados à porta paralela de um computador PC compatível. Com esses circuitos iremos medir a velocidade de objetos em queda, comparando os resultados obtidos com os previstos pela teoria.

 

Química

Título: "Aspectos Toxicológicos de Metais Pesados de Interesse Ambiental e Ocupacional"
Autor: Reinaldo Sousa dos Santos
Orientador: Célia Regina Sousa da Silva
Resumo: No trabalho há uma pequena introdução sobre os principais metais pesados como chumbo, níquel e cádmio, informando sobre a sua possível época de "descoberta", as principais doenças que causaram, tais como o Saturnismo e o Itai-Itai e as suas principais utilidades. Depois, foram abordados os três principais metais pesados que são o Chumbo, o Mercúrio e o Metilmercúrio, sendo este último a forma mais facilmente absorvida pelo organismo, tornando-a assim a de maior toxicidade. Tratamos de suas propriedades físicas e químicas, principais fontes naturais e antropogênicas, efeitos no meio biótico e abiótico, metabolismo, absorção, etc.

Título: "Determinação de Parâmetros Físico-Químicos para a Obtenção da Taxa Máxima de Absorção de CO2 do Ar por Culturas de Microalgas"
Autores: Vinicius Pereira da Costa, João do Carmo Júnior, Profa. Dra. Sarai de Alcantara, Prof. Dr. Klaus Wagner
Orientadora: Sarai de Alcantara
Resumo: A microalga Spirulina platensis pode ser cultivada em meio de cultura sintético, sendo o carbono o responsável pela maior parte dos gastos de produção. Existe um grande interesse científico e comercial no cultivo dessa microalga devido ao seu alto poder alimentício. Através de observações e análises foi possível determinar condições que diminuem os custos de produção com relação a fonte de carbono através da dissolução do CO2 ar no meio de cultura fornecendo-o como nutriente para as microalgas. Condições ideias de pH inicial, concentração inicial de íon bicarbonato e adequada forma de agitação favorecem essa dissolução.

Título: "Determinação de Pb e Cd em Cigarros por Espectrometria de Absorção Atômica"
Autora: Vivian de Jesus Mazzei
Orientadoras: Nilce Carbonel Campos da Rocha, Iracema Takase
Resumo: Serão apresentadas as etapas de abertura das amostras de cigarro e os resultados em forma de painel contendo gráficos com a curva analítica feita a partir da leitura realizada pelo espectrômetro. Os resultados serão comparados aos permitidos pelo Ministério da Saúde.

Título: "Perigo Vindo do Céu"
Autores: Clarice Cordeiro dos Santos e Rosângela Gomes Ferreira
Orientador: Gerardo Gerson Bezerra de Souza
Resumo: Nosso trabalho será mostrar a importância dos filtros solares, já que a exposição demasiada ao sol pode provocar inúmeros inconvenientes à nossa pele. Serão apresentados análises das conseqüências do excesso de exposição ao sol, estudo e utilização das técnicas espectroscópicas na caracterização de filtros solares ( e substâncias mais simples ), os principais ingredientes ativos dos mesmos, os laboratórios e marcas que mais produzem estes protetores e quadros que mostrem como a escolha do FPS é importante e como a pele se sensibiliza e reage à radiação ultravioleta.

Título: "Análise de Aldicarb, Carbaril e Propoxur em Matrizes de Interesse Forense"
Autora: Marcela Aguiar do Nascimento
Co-autoras: Débora França de Andrade, Silvia Nazaré Ferreira Pereira, Carlos Alberto da Silva Riehl
Orientador: Carlos Alberto da Silva Riehl
Resumo: O carbamato é um dos princípios ativos de alguns inseticidas comerciais vendidos sob várias marcas registradas em todo mundo (Neocid , Baygon, Temik etc.). Seu efeito tóxico, está associado com o bloqueio da acetilcolinesterase. Devido a sua toxicidade (DL50 em rato por via oral: propoxur = 100 mg/Kg , carbaril = 500 mg/Kg e aldicarb = 1mg/Kg) e a fácil disponibilidade no mercado, o carbamato é descrito como causador de muitos casos de intoxicação por ingestão acidental ou mesmo intencional, sendo por este motivo, um produto de interesse na Química Forense2. Muito já se conhece sobre a metodologia de extração e análise de traços de vários destes compostos em tecido e urina animal em casos de intoxicação3-6, porém não há registros na literatura quando se trata de identificação destas substâncias por ocorrência incidental em alimentos processados (alimentos preparados para o consumo). O objetivo deste trabalho é o desenvolvimento analítico para a detecção de resíduos de carbamatos em matrizes de interesse forense, utilizando a cromatografia em camada fina (CCF). Recorreu-se a seguinte metodologia: os carbamatos foram extraídos da matriz com diclorometano e cromatografados contra padrão autêntico em placa cromatográfica analítica de sílica gel G, utilizando acetato de etila a 1% em hexano como eluente. Os carbamatos propoxur e carbaril foram revelados com solução de p-nitroanilina em meio alcalino, já o aldicarb em vapores de iodo.

 

FIOCRUZ

Computação Científica

Título: "Transgênicos x Agrotóxicos: Impactos na Saúde e no Ambiente"
Autor: Thiago Luiz Azeredo Tinoco
Orientadora: Cláudia Torres Codeço
Resumo: O objetivo desse trabalho foi abordar as semelhanças entre os alimentos transgênicos e os agrotóxicos nos males a saúde e ao meio ambiente. Alimentos transgênicos são alimentos que tiveram seus genes trocados ainda na sua semente e cresceram com caracteres especiais. Os agrotóxicos são formados por centenas de compostos químicos com a finalidade de despejar sobre as lavouras e diminuir as pragas. Muitos criticam os agrotóxicos e os transgênicos, mas entre os dois, os alimentos transgênicos merecem destaque já que, até agora não existe nenhum experimento garantindo que não façam mal a saúde e ao ambiente.

Título: "Introdução às Técnicas Histológicas"
Autoras: Letícia Lopes Álvaro da Silva, Tatiane Andrade Costa
Orientador: Dr. Marcelo Pelajo-Machado
Resumo: Em conjunto, as "técnicas histológicas" são um conjunto de procedimentos necessários à análise microscópica de tecidos vivos. Através delas, e obtida uma fatia de tecido tão delgada que permite sua transiluminação ao microscópio. Para tanto, inicialmente o tecido e coletado do animal ou vegetal e imerso em soluções fixadoras, capazes de inibir a sua deterioração por autólise, em uma etapa denominada de fixação. Se o material contiver sais de Cálcio que lhe confiram grande resistência, realiza-se a descalcificação, para remoção desses cátions. A seguir, o material e desidratado em seqüência crescente de alcoois etílicos, diafanizado em xilol e impregnado em parafina. Estas etapas são necessárias para a gradual remoção da água tecidual (através do álcool) e substituição pela parafina, para conferir rigidez ao tecido. Finalmente, o material e inserido em um bloco de parafina, no procedimento dito inclusão. Este bloco segue para um microtomo, aparelho que realiza a microtomia, ou seja, a obtenção de delgadas fatias, da ordem de micrometros, através do deslizamento do bloco por uma navalha. Estas secções são colocadas em banho-maria, capturadas em lamina de vidro e encaminhadas a coloração, na qual diferentes estruturas teciduais serão reveladas através da aplicação de corantes. Por fim, e realizada a montagem definitiva do preparado histológico: sobre o corte corado e aplicada uma gota de goma de Damar e, sobre ela, e aplicada uma lâminula de vidro. Após a secagem a temperatura ambiente, estas laminas podem ser encaminhadas a analise aos microscópio ópticos de campo claro ou confocal.

Título: "Taxas de Descontinuação do Aleitamento Materno"
Autor: André Luiz Bentes Ferreira da Cruz
Orientador: Iuri da Costa Leite
Resumo: Neste trabalho, alguns dados estatísticos, relativos a taxas de descontinuação da amamentação, foram analisados e serão expostos resumidamente em alguns slides. Este estudo tem como objetivo apresentar comparações sobre taxas de descontinuação do aleitamento materno, de acordo com alguns indicadores, tais como: idade materna, educação materna, região de residência, cor, entre outros ainda não definidos.

Título: "A Eficácia das Terapias Anti-retrovirais em Pacientes Virgens de Tratamento"
Autor: Rafael Gonçalves da Costa
Orientador: Cláudio José Struchinner
Resumo: Este estudo tem como objetivo, analisar quais terapias são mais eficazes em pacientes virgens de tratamento.

Título: "A Epidemia da AIDS entre os Jovens no Brasil"
Autora: Verônica Viana Carvalho
Orientadora: Maria Tereza Serrano Barbosa
Resumo: O presente trabalho objetiva a representação da evolução da epidemia da AIDS no Brasil, através de uma análise estatística com gráficos e tabelas. Foram considerados todos os casos de AIDS notificados à Coordenação Nacional de DST e AIDS, do Ministério da Saúde, com idade entre 13 e 24 anos e ano de diagnóstico entre 1982 e 1999. Foi levado em consideração idade, categoria de exposição, sexo, grau de instrução e região. O estudo foi feito analisando-se dois grandes grupos: 1) composto pelos casos de jovens brasileiros diagnosticados entre 13 e 19 anos. 2) composto pelos casos de jovens brasileiros diagnosticados entre 20 e 24 anos. Podemos observar que há tendência de heterossexualização e feminização e aumento da incidência de casos entre os jovens brasileiros pertencentes ao subgrupo UDI e às camadas populares.

Título: "Vírus Influenza (Gripe)"
Autora: Laura Maria Mendes Vaz
Orientadora: Cláudia Torres Codeço
Resumo: Durante o projeto, foi pesquisado o vírus Influenza, responsável pela gripe, que afeta o sistema respiratório. A gripe ocorre com grande freqüência no mundo inteiro, produzindo surtos epidêmicos localizados e simultâneos. Pandemias ocorrem raramente, sendo a mais severa, até então, a Gripe Espanhola (1918-1919) que matou cerca de 20 milhões de pessoas. O período em que se observa mais casos é no inverno, principalmente em idosos, crianças, gestantes e imunodeprimidos. Ainda não há remédios, nem uma vacina que promova uma imunidade duradoura contra a doença. Por isso, anualmente há uma campanha de vacinação para proteção dos grupos de risco mencionados acima. Esta vacina, porém, não tem se mostrado totalmente eficaz e tem recebido muitas críticas.

 

PUC- RJ

Engenharia

Título: "Microestrutura de Metal de Solda com Variação de Ti 5 à 250 PPM"
Autor: Alexandro Nunes Kühne
Orientadora: Ivani de Souza Bott
Resumo: Em forma de poster pretendo mostrar o trabalho realizado durante esses cinco meses de estágio pelo Projeto Jovens Talentos para Ciência a estudantes, pesquisadores e professores. Se constitui na avaliação da microestrutura do metal de solda nas amostras com variação do elemento Ti, utilizando gráficos da microdureza "Vickers" em função do teor de Titãnio e avaliação da microestrutura em MEV (Microscópio Eletrônico de Varredura), nas regiões de último passe, região colunar entre passes, e região reaquecida.

 

UFF

Engenharia

Título: "Modelo Reduzido de Fluxo de Água no Solo"
Autor: Rudson Rafael Alvarenga Perrut
Orientador: Rodrigo Menezes Raposo de Almeida
Resumo: O objetivo do projeto do modelo reduzido é visualizar o caminho da água nos solos. Foram feitos vários esquemas do caminho da água, depois foi montado um modelo reduzido em vidro para representar o caminho da água subterrânea em diversas situações.

Título: "Medidor de Películas de Filme"
Autores: Rachel da Silva Serejo Cardoso, Maykon Ferreira da Silva
Orientadora: Fabiana Rodrigues Leta
Professora Colaboradora: Márcia Velloso
Resumo: O presente projeto teve por objetivo ressaltar a importância da aplicação dos conceitos de Metrologia para assegurar a qualidade de produtos. Após um estudo sobre normas de controle de qualidade de diversos produtos, definiu-se pesquisar os conceitos físicos e requisitos para garantia da qualidade de películas de filme. Estas películas são utilizadas para a redução de luminosidade em vidros prediais e de automóveis. Deste modo o principal requisito de qualidade é a garantia de que a porcentagem de transparência indicada é real. Neste contexto, foi projetado e construído um aparato que permite a medição da transmitância de luz incidente, após passar pela película de filme.

Biologia

Título: "Estudo do Padrão de Reatividade Cruzada entre Sementes de Amendoim, Castanha de Caju e Ração - Testes in vivo"
Autores: Marcus Vinícius da Silva Gago, Vinícius de Souza da Conceição
Orientadora: Gerlinde Agate Platais Brasil Teixeira
Resumo: A maioria dos experimentos realizados em camundongos para o estudo da tolerância oral utiliza proteínas que, não fazem parte da composição da dieta destes animais em vida livre. Trabalhos anteriores estabeleceram o uso de outros alimentos, como as sementes de amendoim (Arachis hypogea) e a de castanha de caju (Anacardium occidentale), para a indução da tolerância oral. A semente de amendoim é comumente encontrado na dieta de humanos e é considerado um dos alergenos mais importantes enquanto que não foi encontrada descrição de alergia associada à ingestão de castanha de caju. Nossa proposta é analisar a imunogenicidade destas sementes e a existência ou não de reatividade cruzada entre elas. Para tanto, utilizamos camundongos isogênicos de diversas linhagens disponíveis na UFF-RJ. Estes receberam além da ração amendoim ou castanha de caju ad libitum por 7 a 10 dias. Terminado este procedimento estes animais e os grupos controle, receberam uma imunização primária e secundária com 10m g de extrato protéico de uma das sementes. Resultados preliminares demonstram que tanto os soros de animais tolerantes como de animais imunes reconhecem as mesmas bandas no imunoblot no entanto com intensidades diferentes indicando que o processo de tolerização não é a ausência da resposta imune aos alimentos mas sua regulação fisiológica. Também observamos este achado nos testes de ELISA onde os soros de animais tolerantes apresentam títulos significativamente abaixo dos títulos de animais imunes no entanto superior ao normal. Embora reatividades cruzadas existem laboratorialmente estas nem sempre tem importância biológica. Extrapolando para a prática clinica, temos que tomar cuidado com a utilização de testes cada vez mais sensíveis, cuja capacidade de discriminação estão acima do fisiológico evitando assim restrições desnecessárias ao paciente alérgico.

Química

Título: "Construindo o Conhecimento da Ciência através de Experienciações Químicas"
Autor: Juliana Nocchi Dobal
Orientador: Lucidéa Guimarães Rebello Coutinho
Resumo: 1. Transformação de Energia (foguete) Objetivo: Observar a produção de combustão e de Energia Luminosa através do fogo do fósforo em contato com o vapor do álcool. 2. Vulcão Químico Objetivo: Estudar a analisar uma reação de decomposição. Explicação: O dicromato de amônia se decompõe e um dos produtos formados é verde (Cr2 O3) (óxido de Cromo) e a expansão do material se deve à formação do N2 e ao vapor de água. O magnésio sofre a combustão, conforme visto no estudo sobre óxidos básicos. 3. A Varinha Mágica Objetivo: Realizar uma reação de oxirredução e estudá- la. Explicação: O oxigênio liberado está na forma de "oxigênio nascente",e devido a sua elevada reatividade, provocou a "combustão instantânea" do álcool ou de outra substância combustível. Nesta reação, o Manganês sofre redução de Mn+7 para Mn+2 , logo, o KMnO4 seria o agente oxidante da reação. 4. Labirinto de Linus Pauling Objetivo: Este trabalho tem como objetivo despertar através dos sentidos (visão, audição e tato) a atenção, observação e aprendizagem dos alunos, para uma real compreensão da Distribuição Eletrônica dos Elementos, considerada tão complexa e difícil memorização de acordo com a ordem energética de cada camada, nível e sub-nível. Explicação: Além de observar um modelo, podemos interagir (tocar, utilizar) com o mesmo, o entendimento do funcionamento deste modelo se torna muito mais fácil de aprender e difícil de esquecer (fica na lembrança, foi agradável fazê- lo) e torna- se mais fácil, até compreender as exceções que não seguem esse modelo de explicá- las.

Título: "Química Orgânica e Meio Ambiente Recuperando Solventes Orgânicos"
Autoras: Bruna Costa e Silva, Priscila Torres Bastos
Orientador: Prof. Dr. Gilberto Alves Romeiro
Resumo: Na recuperação de solventes orgânicos aplicamos técnicas de destilação nos resíduos originários do Instituto de Química (Departamento de Química Orgânica, Inorgânica, Físico-Química, Química Analítica e Geoquímica). Com o principal objetivo de recuperar solventes auxiliando na redução de problemas com o meio ambiente, implicando na redução de poluição da rede doméstica, de problemas com transporte e estocagem de resíduos, riscos para usuários do Instituto e economia com a compra de solventes para uso de rotina.

Matemática

Título: "Teorema de Euler para Poliedros"
Autores: William Cesar Leal da Silva, Luanna Gonçalves de Carvalho,
Érica Pires Barbosa
Orientador: Celso José da Costa
Resumo: Um poliedro tem a mesma forma topológica de uma esfera. Ou seja um Poliedro é uma esfera deformada, pavimentada por polígonos. Uma bola de futebol deformada com os gomos na forma de "polígonos planos" é um típico poliedro. Então pode se definir um poliedro como uma união de poligonos fechados do espaço de modo que esta união tenha a forma topológica de uma esfera e dois polígonos quaisquer tenha interseção vazia ou exatamente um lado. Num poliedro evidenciamos os polígonos ditos faces, os lados do polígono dito arestas e os vértices dos polígonos.

O teorema de Euler assegura que F – A + V = 2, para qualquer poliedro.

F é o número de faces, A é o número de arestas e V é o número de vértices do Poliedro.

O número 2 refere-se à topologia da esfera. Procuramos também mostrar que num "Poliedro do tipo toro" o número 2 deve ser substituído por zero.

Título: "Os Números Reais"
Autores: Renata Netto da Silva, Roberta Lobo da Cruz
Orientador: Isabel Lugão Rios
Resumo: Fazemos um estudo dos números racionais e dos números reais, incluindo demonstrações intuitivas da enumerabilidade dos racionais e da não enumerabilidade dos reais. Também demonstramos a existência de números que não são racionais e fazemos uma interpretação intuitiva dos resultados obtidos.

Título: "Tópicos Básicos da Álgebra Linear Numérica"
Autores: Emmanoel Borges Bom, Manoel da Silva Oliveira
Orientador: Paulo Roberto Trales
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo apresentar certos conceitos da álgebra linear e da computação de modo geral, nem sempre vistos, e que são de interesse natural em qualquer curso superior da área tecnológica. Normalmente o estudo de sistemas é feito com o enfoque direto e em problemas simplificados; o estudo em tela aprofunda aqueles conceitos com o uso dos softwares Maple e Matlab e também trata dos métodos interativos atualmente muito utilizados em problemas acadêmicos e aplicados.

LNCC

Computação Científica

Título: "Análise da Equação do Segundo Grau através do Maple"
Autoras: Hosana Sobral André, Tatiana Daniele Mariano
Orientador: Renato Portugal
Resumo: O trabalho tem os seguintes objetivos:
(1) Apresentar uma breve introdução sobre computação algébrica. (2) Fazer uma análise detalhada das equações do segundo grau através dos recursos gráficos e algébricos do Maple. (3) Analisar a relação entre determinate e número de raízes, e estudar as possíveis concavidades da função associada a equação. (4) Explicar de maneira suscinta como funcionam os comandos do Maple que foram usados no trabalho.

Título: "Ciência na Internet"
Autoras: Bruna do Valle Valério, Rodrigo Machado Pinto Pereira
Orientador: Renato Melchiades Doria

Título: "Computação Científica"
Autoras: Raul Vasconcelos de Araújo
Orientador: Eduardo Lucio M. Garcia

Titulo: "Eficiência de um ‘Micronadador’ Uniflagelado"
Autor: Fabrício Tadeu da Silva Oliveira
Orientador: Jair Koiller
Resumo: Imaginemos um organismo formado por uma célula esferica e um flagelo em formato de hélice, formato comum a muitas bactérias, como a E. coli (que habita nossos intestinos). Utilizando um pouco de álgebra matricial e equações do segundo grau, podemos encontrar a relação entre o raio da esfera e as dimensões da hélice de modo a termos a natação mais eficiente. A eficiência é definida como sendo a razão entre a duas energias: o numerador é a energia gasta no movimento; o denominador, a energia gasta se alguém simplesmente "puxa" a esfera.

Titulo: "Solução de Algumas Recreações Matemáticas"
Autor: Robert Lucas Leite
Orientador: Jair Koiller
Resumo: Para a procura de desafios matemáticos, são necessários bons livros como fontes; no meu caso, foram escolhidos dois livros, ambos em idioma inglês. Escolhemos alguns problemas, traduzimos e depois tentamos resolver. O primeiro livro se chama "The USSR Olympiad problem book", de D.O.Shklarsky, N.N. Chentzov e I.M. Yaglom. O segundo "Lewis Carrol's Games and Puzzles", de Edward Wakeling. Com este estágio, foi possível conhecer principalmente algumas leis de formação e o principio da indução finita.

Título: "Programação e Sistemas Bio-cibernéticos"
Autoras: Carolina de Almeida Delgado, Vanessa Valeriano da Silva
Orientador: Maurício V. Kritz
Resumo: O objetivo de nosso trabalho é investigar analogias entre sistemas e fenômenos biológicos e conceitos inerentes à programação, automação, regulação, codificação e transmissão de informação, procurando formas de representar fenômenos e sistemas biológicos através da linguagem já desenvolvida nestas áreas. Apresentaremos o que já conseguimos e planos para a continuação desse trabalho.

 

UCP

Física

Título: "Transferência de Conhecimento Científico no Mundo Antigo"
Autor: Elisângela Furtado Leite, Fabiana da Silva
Orientador: José Abdalla Helayël Neto
Resumo: Faz-se um levantamento das linhas de pensamento dos principais filósofos e "cientistas" da Grécia Antiga e tenta-se traçar com clareza a forma como o conhecimento que estes geraram chegou ao Ocidente. Em seguida, são levantados os dados referentes aos trabalhos desenvolvidos por aqueles pensadores dos Sécs. XVI e XVII que mais contribuíram para o estabelecimento da Mecânica Clássica. O objetivo de todo o trabalho, nesta sua primeira etapa, foi mostrar como a transferência de conhecimento e o acúmulo de modelos podem culminar com o nascimento de uma teoria científica, neste caso a Mecânica Newtoniana.

 

Engenharia

Título: "Projeto MINI-BAJA"
Autor: Silvio Henrique Schimel
Orientador: Carlos Eduardo Reuther de Siqueira
Resumo: Na Universidade, aprendi uma introdução no C, onde trabalhei com programação, Microsoft Power Point, Solid Works, entre outros. Fui chamado para participar da equipe KpUCPII, que construía um carro para o evento Mini-Baja, que ocorreu entre 13 e 16 de abril no Autódromode Interlagos, em São Paulo. Quando entrei na equipe, participei de várias reuniões, ajudei também na parte admnistrativa, etc. Fui também à oficina ajudar a equipe na construção do "Baja", que foi a São Paulo e conseguiu um ótimo resultado. O objetivo de todo o trabalho foi, nesta etapa, participar do evento e conseguir um bom resultado.

Título: "Estudo de Tópicos de Álgebra e Cinemática com o Matlab"
Autores: Hugo Américo Fernandes, Tatiana Almerinda Samarinho Serapião
Orientador: André Alves Gandolpho
Resumo: O software Matlab foi utilizado no estudo de tópicos de álgebra matricial e no estudo dos variados tipos de movimento da cinemática.

Título: "Aprendizagem da Física Utilizando o Software Matlab"
Autor: Carlos Eduardo Garrido, Felipe Zerbinato Priori
Orientador: Geovane Quadrelli
Resumo: O trabalho consiste em fixar os conceitos da física, como da matemática básica, utilizando uma ferramenta computacional (Software Matlab).

Matemática

Título: "Trigonometria Fundamental"
Autor: Viviane de Souza Vieira
Orientador: José Augusto C. Cunha
Resumo: Realizou-se um estudo de toda a Trigonometria, pondo em evidência os pontos fundamentais e, com isto, foi desenvolvida a construção de uma página web. O objetivo desta primeira etapa foi demonstrar que a Trigonometria pode ser apresentada de uma forma mais rápida e agradável, com material de qualidade, para assim obter melhores resultados e despertar o interesse dos usuários de forma que seu aproveitamento seja satisfatório.

UENF

Biologia

Título: "Limnologia de Lagoas Costeiras"
Autora: Luana Cabral de Souza
Orientadora: Marina Satika Suzuki
Resumo: Este trabalho teve como objetivo promover a iniciação cientifica da estudante do ensino médio introduzindo-a em um laboratório de uma instituição de ensino superior, de forma a que este pudesse desenvolver seu interesse técnico-científico na área de Ecologia de Lagoas Costeiras. Para tanto, a aluna participou, durante cinco meses, de atividades relacionadas à coleta e análise de amostras de água das lagoas costeiras localizadas nos municípios de Campos dos Goytacazes e São João da Barra (Lagoas de Grussaí, Iquiparí e Açú). Os primeiros dois meses do estágio constituiu-se num reconhecimento físico e das atividades rotineiras do laboratório, tais como: localização e funcionamento dos equipamentos e vidrarias; preparo de soluções e reagentes; manuseio, lavagem e arrumação dos materiais utilizados no laboratório. Utilizando amostras de água já coletados em outras ocasiões e preservados congelados em freezer, foram determinadas algumas variáveis químicas como concentrações de orto-fosfato, silicato reativo, nitrito e nitrato e, clorofila a. A concentração de clorofila a em amostras de água revelam a quantidade em biomassa de algas (plantas microscópicas) presentes nesta, e quanto maior a concentração de clorofila a, maior a produtividade primária do local de coleta e maior o potencial de sustentação de uma cadeia trófica. Para que as algas possam se desenvolver é necessário que haja disponibilidade de pequenos "blocos contrutivos", os nutrientes dissolvidos e gás carbônico. Estes blocos construtivos, pelo processo de biossíntese são transformados em biomassa, que pode ser consumido pelos herbívoros, passando aos níveis mais elevados da cadeia trófica. Desta forma, numa água que recebe grande quantidade de nutrientes, maior a potencialidade em produzir biomassa algal, o que pode resultar em alteração na coloração natural da água, que pode passar a ser esverdeado, como na lagoa de Grussaí, que recebe grandes quantidades de nutrientes na forma de esgoto doméstico.

Título: "Estudo da Indução de Alfa-Amilases Digestivas em Larvas do Caruncho Praga de Feijões Zabrotes subfasciatus"
Autora
: Juliana Gonçalves Manhães
:
Carlos Peres da Silva
Resumo:
Apesar da demonstração que inibidores de alfa-amilases podem conferir resistência a bruquídeos pragas, inclusive em plantas transgênicas, pouco ainda se sabe sobre a fisiologia do processo digestivo de amido nesses insetos e como esses animais se adaptam à ingestão desses inibidores. Nossos objetivos visam contribuir neste cenário, isolando as amilases digestivas dos carunchos e verificando o padrão de inibição usando vários inibidores, bem como determinando a participação de diferentes hidrolases no processo digestivo dos grânulos de amido. Dentre os nossos objetivos também está o estudo da indução de alfa-amilases digestivas em larvas de bruquídeos em consequência da ingestão do inibidor de alfa-amilase encontrado nas sementes do feijão comum (Phaseolus vulgaris). Pretendemos também verificar o papel das lectinas (PHA) juntamente com esse inibidor na indução de amilases.

Autora: Paula Campos do Rosário
Orientador: Flávio Costa Miguens

Título: "Árvores da Mata de Bom Jesus, Campos dos Goytacazes - Rio de Janeiro: Listagem Preliminar"
Autora: Lidiane de Moraes Nascimento
Orientadora: Marcelo Trindade Nascimento
Co-orientador: João Marcelo Braga
Resumo: O presente estudo foi realizado na mata de Bom Jesus. A mata de Bom Jesus é classificada como mata atlântica de baixada não alagada, está localizada no município de Campos dos Goytacazes, possui área de cerca de 20 ha e suas árvores atingem em torno de 20 m de altura. Para a coleta do material botânico foi utilizado um podão para retirar o ramo desejado. Após a coleta o ramo foi etiquetado e colocado em um saco plástico para ser levado para herborização. Embora venha sofrendo perturbações por ação do homem tais como, corte de madeira, coleta de lenha e caça, a mata de Bom Jesus ainda tem exemplares típicos da flora da mata atlântica como jequitibá, ipê, sapucaia, entre outros.

 

Engenharia

Título: "Uma visão da Cadeia Produtiva do Abacaxi e do Maracujá"
Autor: Eliana Alves Siqueira
Orientador: Gudelia G. Morales de Arica
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi reconhecer e estabelecer as relações entre as etapas que são necessárias para a produção de frutas típicas na região de Campos. Neste trabalho destacamos a produção do abacaxi e do maracujá por serem, ao nosso juízo, as mais representativas na região. Estas relações foram representadas usando uma Rede Dirigida que mostra as precedências e a seqüência das atividades na produção das frutas. Também foi reconhecida a relação de dependência entre as atividades e o aumento da produção, chamado de função de Maior Rendimento. Do mesmo modo, foram identificados a função de Produção Escalonada e a função de Redução de Custos. Com esta representação obtemos uma visão "macro" do processo de produção, ou seja, observamos desde o preparo do solo até colocação das frutas no mercado. Associamos desta forma, os conhecimentos sobre técnicas agrícolas com as formulações da matemática aplicada para nos iniciarmos na área do Agronegócio e da modelagem computacional.

Agropecuária

Título: "Estimativa da Evapotranspiração Potencial da Cultura (ETpc) e do Coeficiente Cultural (Kc) para a Cultura do Milho Doce (Zea mays L.) na Região Norte-Fluminense"
Autor: João Ernesto Queiróz
Orientador: Elias Fernandes de Souza
Co-Orientador: José Carlos Mendonça
Resumo: O presente trabalho teve por objetivos determinar a evapotranspiração potencial da cultura (ETpc) e do coeficiente cultural (Kc) para oos diferentes estádios de desenvolvimento da cultura do milho doce (Zea mays L).O experimento foi realizado na Estação Evapotranspirométrica, instalada na Estação Experimental de Campos (convênio Pesagro/Rio-UENF), localizada em Campos dos Goytacazes, RJ. Utilizou-se a cultivar híbrica Colorado-04, irrigado por aspersão convencional. Para se determinar a Etpc, utilizou-se um lisímetro de pesagem com 6m2 de área superficial, instalado no centro de uma área cultivada com 0,09ha. O ciclo da cultura foi de 83 dias e a evapotranspiração total ocorrida durante o ciclo foi de 295,72mm. O período de máxima demanda hídrica ocorreu entre o 46o e o 60o dia após o plantio, sendo observados valores máximos de ETpc de até 5,74 mm/dia. Foram observados valores médios de Kc de 0,9 no estádio9 inicial, 1,52 no segundo estádio, 2,15 no terceiro estádio e 1,86 no estádio final.

Título: "Pesquisa em Entomologia: Primeiros Passos"
Autora: Raniele da Silva Oliveira
Orientador: Prof. Dr. Gilberto S. Albuquerque
Resumo: O entendimento dos insetos, para uma pessoa inicialmente leiga no assunto, pode ser atingido através de um treinamento como o que obtive durante os cinco meses de duração do estágio. Em primeiro lugar, familiarizei-me com os diferentes grupos de insetos existentes, através da identificação das principais ordens e famílias e do estudo dirigido das características biológicas básicas destes grupos. Além disto, aprendi na prática como coletar, montar e conservar os insetos para estudos posteriores. Com estes conhecimentos assimilados, foi possível começar um projeto de pesquisa original, ou seja, estudar alguns aspectos da biologia de uma nova espécie de inseto predador do gênero Ceraeochrysa (Ordem Neuroptera, Família Chrysopidae), recentemente descoberta em Campos dos Goytacazes. Os resultados preliminares obtidos, como elevada fecundidade e fertilidade, aliada ao desenvolvimento relativamente rápido e baixa mortalidade nas condições do experimento, indicam que esta espécie apresenta um bom potencial como agente de controle biológico de pragas.

Título: "A Eficiência do Uso da Radiação Luminosa e a Sua Relação com a Produtividade em Cultivo de Feijão"
Autora: Evelyn Barbosa Maciel Terra
Orientador: Ricardo Bressan-Smith

Título: "Efeitos do Fluazifop – p – butil + Fomesafen, do Molibdênio Via Foliar e da Adubação Nitrogenada, em Cobertura, na Cultura do Feijão-de-vagem"
Autor: Rodrigo de Almeida Muniz
Co-autor: Rosa, A, R. C.
Orientador: Silvério de Paiva Freitas
Resumo: Com o objetivo de avaliar o efeito do fluazifop-p-butil + fomesafen, do molibdênio aplicados por via foliar e da adubação nitrogenada, em cobertura, na cultura do feijão-de-vagem, cultivar Macarrão Preferido AG 482 foi instalado um experimento, em blocos casualizados com quatro repetições, num solo tipo Podzólico Amarelo, em Campos dos Goytacazes - RJ, seguindo-se o fatorial 3x22 , cujos fatores e níveis foram: manejo de plantas daninhas (MPD) (fluazifop-p-butil + fomesafen na dose de 0,8 L ha-1, sem capina e capinado); molibdênio (Mo) (0 e 50 g ha-1 em aplicação foliar) e nitrogênio (N) (0 e 5 g planta-1, em cobertura). No tratamento com Mo + herbicida estes foram misturados na mesma solução aquosa. Os tratamentos foram aplicados aos 25 dias após a emergência. Verificou-se que houve efeito do MPD (P > 0,01) para o total de plantas daninhas e que o herbicida foi eficiente no controle da maioria das espécies presentes. Entretanto, não houve efeito de MPD para os dados e produção da cultura. Observou-se efeito do N e do Mo (P > 0,01), e interação Mo x N (P > 0,01) para número de vagens por planta, com acréscimo de 18% na produtividade, resultando em 9.796 kg ha-1 de vagem. Nas condições avaliadas, a interação Mo x N (P > 0,01) indicou que a aplicação de Mo por via foliar foi capaz de substituir a adubação nitrogenada em cobertura.

Química

Título: "Materiais Alternativos: Normas de Segurança"
Autora: Natallia da Silva Rangel
Orientador: Edmilson José Maria

Título: "Processos Químicos em Nossa Vida"
Autora: Nívia Maria Lourenço Gomes
Orientador: Edmilson José Maria

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes