O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Metromóvel: um museu que não mede esforços para chegar até o visitante
Publicado em: 19/11/2015
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Metromóvel: um museu que não mede esforços para chegar até o visitante

Danielle Kiffer 

Professora e alunos veem na televisão células humanas
ampliadas pelo microscópio (Fotos: Divulgação)

Um museu diferente, sobre rodas e cheio de novidades: esse é o metromóvel, espaço itinerante criado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para estimular o interesse de crianças, adolescentes e adultos pela ciência, tecnologia e pela metrologia. O projeto, que adaptou bancadas e instrumentos de laboratório a um micro-ônibus, contou com recursos da FAPERJ, por meio do edital de Apoio à Difusão e Popularização da Ciência e Tecnologia no Estado do Rio de Janeiro, e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). 

No metromóvel, há sempre dois mediadores graduandos em Física, que tiram dúvidas e realizam experiências com os visitantes. Entre elas, a observação da diferença do consumo de energia entre uma lâmpada de led e uma lâmpada incandescente. Em um circuito, as lâmpadas são acesas lado a lado e têm o consumo de energia medido. “Dessa forma, observando o registro nos medidores, as pessoas podem comparar o consumo de cada lâmpada e ver o quanto de economia o uso de uma lâmpada led pode gerar, já que ela consome cerca de 85% menos de energia elétrica do que a incandescente” diz o gestor de divulgação científica do Centro de Informação e Capacitação em Metrologia e Avaliação de Conformidade (Cicma) do Inmetro, Maurício Martinelli. 

No ônibus, os visitantes também podem observar em um microscópio biológico – conectado a uma TV de 103 centímetros –, lâminas com células de diversos órgãos humanos. “Com o espaço, infraestrutura e equipamentos disponíveis no metromóvel, podem ser realizadas mais de 20 experiências relativas à ciência, tecnologia e metrologia, que vão sendo alternadas de acordo com a necessidade de cada evento e com cada segmento escolar a ser visitado", afirma Martinelli.

Este ano, o metromóvel participou de três grandes eventos: a Caravana da Cidadania, Ciência e Tecnologia, que, em parceria com a Secretaria de Educação de Duque de Caxias, foi às escolas municipais de Caxias; a Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação, promovida pela prefeitura da região e na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, durante  três dias no Parque de Madureira. “Esse último evento foi  o primeiro em que o público que visitou o metromóvel não foi só composto de alunos e professores. Pessoas das mais variadas idades também visitaram e a recepção foi muito boa, todos gostaram muito de estar em contato com as experiências feitas no ônibus”, conta o gestor. 

O  micro-ônibus adaptado conta com bancada, microscópio, pia, televisão, vídeo e computador

Antes de visitar uma escola, a equipe envolvida com o metromóvel, incluindo Martinelli, faz uma preparação prévia com os professores. "Além das atividades dentro do ônibus, também realizamos experiências fora dele, com a ajuda dos professores. Uma delas é a construção de uma balança com garrafas PET, para que os jovens aprendam a importância da reciclagem e, ao mesmo tempo, para que saibam como fazer e usar um artefato desses, que pode ser útil até em casa”, explica Martinelli. 

De agosto a outubro de 2015,  metromóvel recebeu mais de 740 visitantes. A intenção é aumentar ainda mais o número em 2016. “No ano que vem pretendemos visitar pelo menos três escolas por mês”.  Martinelli conta que há planos para elaborar folhetos e material didático explicativo, que funcionem como um reforço nas aulas ou até em futuras experiências que os professores de colégios visitados pelo museu itinerante queiram realizar. “Nossa intenção é reforçar o conteúdo escolar com os conceitos dos experimentos apresentados”, complementa.

O Museu Itinerante é uma parceria entre o Inmetro, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários (Anfir), por meio da Truck Van, empresa que customizou o micro-ônibus.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes