O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Juventude lota auditórios e teatros da UFMT na 56ª SBPC
Publicado em: 22/07/2004
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Juventude lota auditórios e teatros da UFMT na 56ª SBPC

Jovens visitam a 56 SBPC, em CuiabáCUIABÁ - No penúltimo dia do programa de atividades em Cuiabá, a 56a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência voltou a atrair o público jovem, que lotou teatros e auditórios em busca de informações sobre os mais diversos temas. Caso, por exemplo, do painel Contaminação por mercúrio na Amazônia, que contou com a participação do futuro coordenador de área da FAPERJ, Olaf Malm (UFRJ). Outro auditório lotado abrigou o painel Ciência e Tecnologia Para o Futuro do Pantanal, que também despertou grande interesse de estudantes, tanto universitários quanto alunos de 1 e 2 graus.

 

Presente em Cuiabá na qualidade de coordenador da conferência “Mercado de

Trabalho para Jovens Doutores no Brasil”, o presidente do Conselho Superior da FAPERJ, Reinaldo Guimarães, se disse impressionado com a afluência de público nos estandes da Expociência e também nos debates.

 

“Pelo que vi hoje, está claro que este foi um simpósio com grande participação do público, principalmente o jovem”, observou. Guimarães disse que a iniciativa da SBPC de atrair os jovens para dentro de suas reuniões vem dando certo. “Quando se olha para as platéias que participam do evento, vemos sempre um grande número de jovens, interessados na discussão

de questões nacionais, muitas delas envolvendo - como é o caso aqui em Cuiabá - assuntos de caráter científico e tecnológico”, disse.

Consultor da FAPERJ desde 1994, o professor do Departamento de Climatologia e Meteorologia da Uerj, José Grabois, que estima ter comparecido a cerca de 15 reuniões desde 1974, disse que o evento traz ganhos importantes, principalmente para os jovens.

O pesquisador equatoriano radicado em Cuiabá Luís Duque, professor do Departamento de Física da UFMT, contou que ficou surpreso com a grande variedade de assuntos abordados no programa de conferências e palestras. “Em função da própria localização da cidade, ficamos isolados dos grandes centros, e, conseqüentemente, de eventos e seminários que acontecem na maior parte das vezes em São Paulo e no Rio”, disse.

Presidente da FAPERJ encontra ministro da C&T

O presidente da FAPERJ, Pedricto Rocha Filho, participou da solenidade de abertura da 56 SBPC, no dia 19 de julho. Ele disse que a presença do órgão em Cuiabá é importante para levar ao conhecimento do público, especializado ou não, as atividades desenvolvidas pela entidade. “É importante divulgar, em âmbito nacional, o nosso trabalho, e ao mesmo tempo estar atento a tudo o que acontece no país na área de ciência, tecnologia e inovação”.

Campos e PedrictoRocha Filho lembrou a importância da questão ambiental no momento em que se discute os meios mais adequados para garantir a preservação dos recursos naturais do país. ”Hoje, o novo contrato social entre a comunidade científica e a sociedade está caminhando na direção de políticas que enfatizem a responsabilidade e o desenvolvimento. Neste sentido, o sistema de C&T tem que olhar para a questão ambiental, dentro de uma concepção atual e que considere o desenvolvimento sustentável”, enfatizou.

Pedricto Rocha Filho esteve com o ministro de Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos, no estande do MCT. Em coletiva antes da solenidade de abertura, perguntado sobre o que sistema de Ciência e Tecnologia poderia fazer para reduzir as gritantes desigualdades sociais do país, Campos afirmou que as políticas compensatórias não serão suficientes para reduzir o profundo fosso presente da pirâmide social brasileira. "É necessário que usemos a inteligência à disposição do país e envolver gestores, pesquisadores, empreendedores, para juntos implementarmos ações garantam um desenvolvimento econômico e social mais justo", destacou. Pedricto e o governador MaggiO ministro defendeu a política do governo Lula para a área de C&T e garantiu que ao fim dos quatro anos de governo a verba destinada ao setor sofrerá um acréscimo de 50%.

Rocha Filho também esteve com o governador de Mato Grosso, Blairo Maggi.

FAPERJ divulga programas em estande na Expociência

Em seu estande na Expociência, evento paralelo à 56 SBPC, a FAPERJ está divulgando alguns de seus programas, como o Rio Inovação, Cientistas do Nosso Estado, RioGene e o Auxílio-Editoração, com a exposição de mais de cem títulos, entre livros, CDs e vídeos nas mais diversas áreas do conhecimento, produzidos com o apoio da Fundação. A FAPERJ está distribuindo, na SBPC, a recém-lançada terceira edição do seu Mapa da Ciência do Estado do Rio de Janeiro. Estande da FAPERJ De segunda a quinta-feira, o estande recebeu cerca de mil visitantes.

Estudante do terceiro período de Ciências Biológicas da UFMT, Isabela da Silva Nunes, de 20 anos, disse ao visitar o estande da FAPERJ que ficava feliz de saber que a biblioteca irá receber os cerca de 150 livros em exposição no estande da Fundação. Foram muitos os alunos da UFMT que, como Isabela, ficaram exultantes ao descobrir que os livros que estavam em exposição no estande iriam para a biblioteca.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes