O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > A Física que se esconde nas práticas esportivas
Publicado em: 01/10/2015
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

A Física que se esconde nas práticas esportivas

Vinicius Zepeda

Estudantes experimentam a sensação de jogar 'futebol de 
cegos', modalidade paralímpica (Fotos: Divulgação)


Quando jogamos futebol, observamos que, quanto maior a força de um chute, mais velocidade a bola atingirá. Mas o que não percebemos é que este é um exemplo prático do fenômeno da Física conhecido como segunda lei do movimento (ou Segunda Lei de Newton), que diz que a força resultante é igual ao produto da massa pela aceleração. Porém, não só no futebol, mas em diferentes modalidades esportivas, podemos identificar uma série de fenômenos físicos. Foi pensando nisso que pesquisadores do Museu Ciência e Vida, no município de Duque de Caxias, Baixada Fluminense, reuniram ideias e chegaram ao projeto da exposição Movimente-se! A física dos esportes, inaugurada nesta quarta-feira, 30 de setembro. A iniciativa foi desenvolvida com recursos do edital Apoio à Instituição Estadual de Educação Superior a Distância e Divulgação Científica Cecierj/Cederj, da FAPERJ.


Diretora do museu e idealizadora da exposição, Mônica Santos Dahmouche explica que a mostra se utiliza de cinco esportes olímpicos e paralímpicos – atletismo, futebol, ginástica artística, natação e voleibol – para mostrar, em uma série de atividades interativas, um pouco sobre as três leis do movimento formuladas pelo cientista inglês Isaac Newton (1643-1727) e como estas e outros fenômenos estão presentes no nosso cotidiano. Ao todo, são 700 m² destinados à mostra, divididos em duas áreas. Na primeira, Estádio do Conhecimento, os visitantes se familiarizam com as leis e observam como elas estão ligadas a importantes conquistas nas cinco modalidades esportivas. “Na Arena Olímpica, eles vêem, na prática, como o conhecimento dessas regras pode ajudá-los a melhorar seu desempenho, seja dentro de uma quadra de futebol, no vôlei sentado ou mesmo futebol de cegos – esportes paralímpicos – ou em duas raias de corridas de atletismo. Todos estes espaços, obviamente com dimensões reduzidas em relação à olímpica”, explica.

Durante uma partida de futebol de mesa, visitantes se utilizam
 do que aprenderam para colocar efeito na bolinha 


Mônica destaca que, durante as atividades esportivas, as leis da Física aparecem simultaneamente em diferentes momentos. Por isso mesmo, ela aproveita para listar algumas dessas situações. “Na prova de solo da ginástica olímpica, por exemplo, quando o atleta começa a correr para saltar, ele vence a inércia (Primeira Lei de Newton) – capacidade dos corpos de permanecerem parados ou em movimento com velocidade constante se sobre ele não houver interferência de uma força maior que zero. Quanto mais esse atleta corre, quanto mais acelera, mais aumenta a velocidade. Durante essa corrida, ele acumula a quantidade de movimento necessária para lhe permitir fazer as diversas rotações no ar”, descreve Mônica. 

A idealizadora da exposição explica que, na aterrissagem do salto da prova de solo da ginástica olímpica, é como se o atleta estivesse empurrando o solo, que o empurra no sentido oposto (Terceira Lei de Newton, ação e reação). “No caso do salto da ginasta brasileira Daiane dos Santos, por exemplo, seu impacto no solo equivale a mais de 300 quilos. No atletismo, isso acontece de forma bastante semelhante: o atleta empurra o apoio preso ao chão para trás e o apoio o empurra com a mesma força no sentido oposto. Com isso, ele começa a correr e a acelerar, aumentando a sua velocidade", completa.

Na quadra de dimensões reduzidas, estudantes praticam
um pouco da modalidade conhecida como vôlei sentado


Na exposição, os visitantes poderão ainda vivenciar uma experiência de imersão, simulando a sensação de nadar em uma piscina olímpica durante uma competição, sentindo-se como o nadador brasileiro César Cielo. Para isso, basta postar-se diante de sensores de movimento, como o Kinect, que reproduzem os movimentos de um jogador, bastante utilizado nos aparelhos de videogame. Um dispositivo de realidade aumentada também permite que eles possam simular objetos relacionados à exposição, em três tamanhos diferentes. E, por último, fazem parte da mostra objetos usados por atletas famosos, como a touca de César Cielo, a camiseta da jogadora de vôlei Sassá, artigos de futebol doados pelo Centro de Treinamento do Fluminense, e um bastão de corrida de revezamento. “Além de aproveitar a temática dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos para atrair o interesse dos visitantes, esperamos com isso mostrar que a Física não é assim tão complicada e que é possível entendê-la de uma maneira leve e divertida”, conclui.

Serviço:

Exposição:
Movimente-se! A física dos esportes
Local: Museu Ciência e Vida 
Endereço: Rua Ailton da Costa, s/n, Jardim 25 de Agosto, Duque de Caxias – RJ
Horário: de terça a sábado, das 9h às 17h; domingos e feriados, das 13h às 17h
Duração: até o final de agosto de 2016
Agendamento de visitas mediada por grupos escolares: 2671-7797
Entrada: gratuita

Mais informações: http://www.museucienciaevida.com.br

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes