O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Festa para Primeiros Projetos
Publicado em: 22/07/2004
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Festa para Primeiros Projetos

A FAPERJ e a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) entregaram nesta quarta-feira, 28 de julho, os termos de outorga aos 277 pesquisadores selecionados no primeiro edital do Programa Primeiros Projetos. A cerimônia de entrega foi realizada no Instituto Militar de Engenharia (Ime), na Praia Vermelha. Estiveram presentes à solenidade: o diretor-presidente da FAPERJ, Pedricto Rocha Filho, o secretário de estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Wanderley de Souza, e o presidente do CNPq, Erney Camargo, entre outros integrantes do sistema nacional de C, T&I.

“A demanda pelo primeiro edital do Programa Primeiros Projetos demonstra a importância e o êxito dessa parceria que reuniu os governos federal e do Estado do Rio de Janeiro”, afirmou Pedricto Rocha Filho. “O potencial dos projetos que participaram do edital de seleção revela a qualidade dos trabalhos e a renovação que está em curso na comunidade científica do Rio de Janeiro. O sucesso desse programa comprova que ciência e tecnologia são feitas com políticas de longo prazo e recursos”, destacou o diretor-presidente da FAPERJ.

O Programa de Apoio à Infra-Estrutura de Ciência, Tecnologia e Inovação para Jovens Pesquisadores (Programa Primeiros Projetos) tem por objetivo apoiar a instalação, modernização, ampliação ou recuperação da infra-estrutura de pesquisa científica e tecnológica nas instituições públicas de ensino e pesquisa. Visa dar suporte à fixação de jovens pesquisadores e a nucleação de novos grupos.

 

O programa é uma iniciativa conjunta da FAPERJ, da Secti e do Governo Federal, representado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

 

A FAPERJ e o CNPq vão investir R$ 6,7 milhões no programa em dois anos. Cada instituição ficará responsável por 50% desse valor. Os projetos contemplados – selecionados por comitês de avaliação – receberão até R$ 26 mil anuais. Os recursos, que começarão a ser liberados entre agosto e setembro deste ano, poderão ser utilizados para a aquisição de equipamentos, incluindo a sua instalação, manutenção e recuperação; compra de material bibliográfico; e em despesas com instalações civis e reformas em geral.

 

Para concorrer aos recursos do Primeiros Projetos, os pesquisadores deveriam atender a alguns requisitos como ter obtido o título de doutorado há no máximo dez anos e ter vínculo institucional com entidade pública de ensino e pesquisa. O primeiro edital do programa  teve uma procura recorde entre todos editais lançados pela FAPERJ, tendo recebido 1.135 propostas.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes