O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Fundação divulga resultado do programa de Auxílio à Editoração (APQ 3): 71 projetos apoiados
Publicado em: 03/09/2015
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Fundação divulga resultado do programa de Auxílio à Editoração (APQ 3): 71 projetos apoiados

Dando continuidade ao calendário de seu programa básico de fomento, a FAPERJ divulgou nesta quinta-feira, 3 de setembro, o resultado da primeira chamada de 2015 do programa Auxílio à Editoração (APQ 3). Com uma demanda de 121 solicitações e a prevalência de propostas de elevada qualidade, a chamada selecionou 71 projetos, com origem em 15 instituições de ensino e pesquisa do estado.

Vinte dos projetos contemplados foram submetidos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); 16 pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj); 10 pela Universidade Federal Fluminense (UFF); sete pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e cinco pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio). Também tiveram propostas contempladas a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV), com duas propostas cada. Foram também beneficiados o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), o Instituto Nacional de Tecnologia (INT), o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf) e a Universidade Salgado de Oliveira (Universo) tiveram, cada, um projeto contemplado.

Como já vinha acontecendo em anos anteriores, continuaram prevalecendo projetos das grandes áreas Ciências Humanas, com 28 propostas; Linguística, Letras e Artes, com 17; e Ciências Sociais Aplicadas, com 15. Também tiveram destaque os projetos contemplados na grande área de Ciências da Saúde, com sete propostas, assim como nas áreas de Engenharias e de Ciências Biológicas, com dois projetos cada. Chamou ainda a atenção, nesta edição, a demanda significativa das subáreas de Antropologia, com sete projetos aprovados; de Sociologia, com seis; e de Comunicação, com cinco.

Trinta e quatro diferentes editoras ou produtoras multimídia terão a responsabilidade de produzir as obras contempladas. Como uma das modalidades de fomento mais representativas da Fundação, o APQ 3 – criado no final do ano 2000 – destina-se a apoiar a divulgação dos estudos e pesquisas desenvolvidos no estado do Rio de Janeiro. seja em versão impressa – no formato de livros, coletâneas, publicações  temáticas, ou mesmo obras de referência, como dicionários, manuais, catálogos e guias –, ou em versões não impressas, como CDs (de áudio, de dados e híbridos) e DVDs.

O APQ 3 já financiou a publicação integral de cerca de 2.000 títulos sobre as mais diversas áreas do conhecimento. Anualmente, tem sido mantida uma média de 100 a 120 títulos publicados, afirmando, assim, o compromisso da Fundação em contribuir para a difusão da pesquisa e do conhecimento produzidos no âmbito do estado, para o enriquecimento do acervo das bibliotecas fluminenses e para a formação de novos leitores. O programa analisa ainda solicitações para a edição de obras traduzidas e versões para outras línguas. Muitas publicações apoiadas pelo APQ 3 estarão disponíveis durante a 17ª edição da Bienal do Livro do Rio de Janeiro, que começa nesta quinta-feira e se estende até o dia 13 de setembro.

Confira a listagem completa dos contemplados no Auxílio à Editoração (APQ 3) 2015.1  

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes