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15/04/2015

Iniciação Científica (IC) e Tecnológica (IT)

Finalidade

Incentivar alunos de graduação com vocação para a pesquisa científica e tecnológica, treinando-os em unidades de ensino e pesquisa, sob a supervisão de um orientador qualificado.

 

Requisitos e condições para o aluno indicado

  • Estar regularmente matriculado em curso de graduação, não sendo aceitas solicitações de alunos de matriculados nos dois primeiros períodos do curso. A vigência da bolsa não poderá ultrapassar o prazo recomendado para a conclusão do curso.
  • Ter média ou coeficiente de rendimento acumulado igual ou superior a 7 (sete) e mantê-lo (a) durante a vigência da bolsa.
  • Ser indicado por pesquisador/orientador qualificado (grau de doutor ou equivalente), com vínculo empregatício e/ou estatutário em instituição de ensino e pesquisa sediada no estado do Rio de Janeiro.
  • Serão concedidas, no máximo, 2 (duas) bolsas por pesquisador/orientador.
  • Exige-se uma participação do aluno graduando entre 16 e 20 horas semanais no desenvolvimento do projeto de pesquisa.

 

Duração da bolsa (IC/IT)

As bolsas de Iniciação Científica (IC) e Iniciação Tecnológica (IT) têm a duração de 1 (um) ano, admitindo-se uma renovação por igual período, após a aprovação do relatório, desde que mantido o atendimento aos requisitos e condições da modalidade. Para a renovação, também é indispensável que, junto com o relatório completo e detalhado, indicando claramente as metas do projeto e as metas alcançadas no período, seja enviado o histórico escolar atualizado do bolsista e uma cópia dos trabalhos publicados e dos trabalhos apresentados em reuniões científicas locais, nacionais e internacionais.

 

Procedimentos para Inscrição

O orientador solicitante da bolsa IC/IT deverá acessar o sistema sisFAPERJ para realizar o pedido on-line, indicando o nome do aluno que irá concorrer à bolsa. As instruções detalhadas para esse procedimento encontram-se ao final deste documento (Fases 1, 2, 3 e 4 dos Procedimentos Gerais para Solicitação de Bolsas e Auxílios pelo sistema sisFAPERJ). A solicitação somente será aceita por meio desse procedimento inicial.

Para localizar a edição, clique no menu  “Meu Sisfaperj” onde os fomentos abertos a propostas estarão disponíveis. Clique em cima da edição “IC – Iniciação Científica” ou “IT – Iniciação Tecnológica” e, em seguida, no botão “Solicitar Fomento”, logo acima da lista de edições abertas.

Atenção: Para esta modalidade, os tipos de proponente elegíveis são: Pesquisador; Cientista do Nosso Estado e Jovem Cientista do Nosso Estado. Outras modalidades de proponente não serão aceitas pelo sistema. O pedido deverá ser feito pelo orientador do projeto.

  1. Indicação do Bolsista

Na aba apropriada, o orientador deverá informar o número de matrícula Sisfaperj do candidato à bolsa. O candidato e o orientador devem estar com seus cadastros atualizados.

  1. Projeto

O Projeto de Pesquisa deverá ser digitalizado na aba “Dados Gerais”, quando solicitado pelo sistema.  Deverá conter, obrigatoriamente nesta ordem, os seguintes itens: título, resumo estruturado para divulgação (entre 1.000 e 2.000 caracteres), introdução, objetivos, justificativa, metas, método, resultados esperados, referências bibliográficas, data de início e data de fim do projeto, especialidades e palavras-chave. Projetos apresentados fora destas especificações não serão aceitos.

  1. Os documentos a serem anexados, quando solicitados na aba correspondente, são:
    1. Documento de encaminhamento da solicitação, escrita pelo pesquisador/ orientador, justificando o pedido, informando a carga horária dedicada à pesquisa e assumindo o compromisso de que o número de horas dedicadas ao desenvolvimento do projeto de pesquisa não prejudicará as atividades escolares do estudante;
    2. Histórico escolar de graduação atualizado do aluno;
    3. Comprovação de matrícula atualizada no curso de graduação;
    4. Curriculum vitaedo pesquisador/orientador e do aluno indicado para receber a bolsa, no formato Lattes completo, com indicadores de produção (em formato *.rtf);

  2. Declaração de inexistência de vínculo empregatício e/ou estatutário e de outra fonte de rendimento do candidato (conforme modelo FAPERJ disponível em www.faperj.br/downloads/ formularios/decl_bolsa.rtf)

  3. Documento de aprovação/submissão do projeto a Comitê de Ética em Pesquisa, quando se tratar de estudos envolvendo seres humanos ou animais. Caso não se aplique à proposta, basta anexar documento word, comum, escrito ‘não se aplica (N/A)’.
  1. Cronograma

Na aba ‘Cronograma’, o solicitante deverá baixar o modelo (formato excel), preenchê-lo e anexá-lo ao campo correspondente.

Preenchidos todos os campos e anexados todos os documentos, o solicitante deverá seguir até a aba ‘Histórico’, escolher a opção ‘Enviar para a Faperj’, e, em seguida, clicar no botão “Exec” (executar). Feito isso, o status do pedido no Sisfaperj deverá estar “Em Verificação”, o que garante que o pedido foi devidamente enviado e recebido pela FAPERJ.

OBSERVAÇÕES

  • A indicação, o cancelamento e a substituição do bolsista serão de total responsabilidade do orientador/coordenador do projeto beneficiado pela bolsa, devendo este zelar pelo respeito às normas da FAPERJ.
  • Cabe ao orientador a solicitação de cancelamento ou substituição de bolsistas. Na hipótese de substituição, a FAPERJ deverá ser comunicada ao menos um mês antes da data programada, cumprindo-se, para o novo bolsista, todas as recomendações existentes para a solicitação de bolsas; o mesmo se aplica para o caso de substituição do aluno bolsista, antes de implementada a bolsa com que o pesquisador foi inicialmente contemplado.

ATENÇÃO

A bolsa outorgada em regime de substituição terá o tempo de vigência restante da bolsa anteriormente concedida.

 

Mais informações:

Relatório final de projetos da FAPERJ

Perguntas Frequentes

Manual de Auxílios e Bolsas (.pdf)

Download – Manual de utilização do SisFAPERJ”  (.pdf)

Bolsas (observações gerais)

Valores das Bolsas e Auxílios e Auxílio Instalação (.pdf)

Calendário para solicitação de bolsas e auxílios

Declaração de inexistência de vínculo empregatício e/ou estatutário e de outra fonte de rendimento

Formulário para encaminhamento de relatório 

Índice geral das áreas do conhecimento

Setores

  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
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