O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Folhetos de Cordel – volumes 1 e 2
Publicado em: 05/07/2004

Folhetos de Cordel – volumes 1 e 2

Folhetos de Cordel – volumes 1 e 2
Coordenação: Ivone Ramos Maya
Fundação Casa de Rui Barbosa / FAPERJ
Ano de lançamento: 2004

O CD Folhetos de Cordel, volumes 1 e 2 reúne 312 poemas - 110 deles raros - do paraibano Leandro Gomes de Barros (1865-1918), principal integrante do núcleo do Vale do Teixeira, grupo fundador do cordel brasileiro, na Paraíba. Leandro foi o primeiro cordelista a imprimir e editar folhetos no Brasil, em 1893. O material do CD é parte de um acervo de quase mil folhetos que pertence à Fundação Casa de Rui Barbosa, no Rio de Janeiro. A maior parte do material foi legado à instituição por colecionadores. 

O trabalho é resultado do projeto Folhetos de Papel – Memória do Cordel, coordenado pela professora Ivone Ramos Maya, da Universidade Federal Fluminense (UFF). O projeto recebeu apoio da FAPERJ através do Programa de Preservação de Acervos (APQ4). Segundo Ivone, o resgate deste material chama a atenção para a importância do cordel, gênero hoje consagrado nas esferas mais intelectualizadas.

Ao explorar o acervo de cordel da Casa de Rui Barbosa e reeditar parte do material em CD-Rom, a pesquisadora coloca ao alcance do público uma obra de inestimável valor cultural e documental. “A recuperação desses originais nos dá acesso a uma historiografia popular sobre os fatos daquela época. É como uma espécie de fonte documental do país”, diz Ivone Maya.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes