O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Acordo une Fiocruz, USP e Instituto Pasteur
Publicado em: 11/06/2015
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Acordo une Fiocruz, USP e Instituto Pasteur

   
A partir da esq., Christian Bréchot, do Instituto Pasteur; Brice
Roquefeuil, cônsul da França; Gustavo Tutuca, secretário de C,T&I;
Augusto C. Raupp, presidente da FAPERJ; 
e Paulo Gadelha,
presidente da Fiocruz 
(Foto: Gutemberg Brito/IOC/Fiocruz)

A FAPERJ e a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) participaram nesta segunda-feira, 8 de junho, da cerimônia de assinatura de um acordo de cooperação entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Universidade de São Paulo (USP) e o Instituto Pasteur, da França. A assinatura aconteceu no campus da Fiocruz, em Manguinhos, e foi o primeiro evento a marcar a cooperação entre as instituições na área científica, particularmente no campo das doenças infecciosas, biologia computacional, neurociências, biodiversidade e microbioma.

Essa aproximação entre as instituições marca ainda o objetivo futuro de constituição do Instituto Pasteur no Brasil, conforme destacou o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha. “O acordo já estabelece ações de parceria e formas de pesquisa e financiamento imediatas, e aponta para a construção de um plano de negócios que terá, no período máximo de um ano, todo o esforço necessário para a base da construção do Instituto Pasteur no Brasil”, disse. Suas futuras instalações apresentarão unidades de laboratórios das três instituições nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. 

O presidente do Instituto Pasteur, Christian Bréchot, destacou a união da expertise das instituições, destacando seus estudos para as áreas de mudanças climáticas, meio ambiente, genética e biodiversidade. Entre elas, destacam-se os estudos de doenças não crônicas, como câncer, diabetes, enfermidades neurodegenerativas e doenças infecciosas, como mal de Chagas e malária. “No Brasil, é visível a mudança no perfil de doenças, que têm se deslocado de enfermidades infecciosas para as crônicas. E esse é o campo principal de atuação do Instituto Pasteur, onde já iniciamos estudos focados no câncer decorrente de doenças provocadas por patógenos. Ao mesmo tempo, observa-se no mundo o ressurgimento de doenças infecciosas. É com base nesse contexto que pretendemos trabalhar juntos. Essa cooperação vai contribuir para o futuro da ciência, da medicina e da saúde pública”, disse Bréchot. Também presente ao evento, o vice-reitor da USP, Vahan Agopyan, destacou a importância para as instituições de desenvolver, a longo prazo, projetos conjuntos que busquem a inovação.

Para o estado do Rio de Janeiro, representado pelo secretário estadual de Ciência e Tecnologia e Inovação, Gustavo Tutuca, pelo subsecretário de Educação Profissional, Alexandre Vieira, e pelo presidente da FAPERJ, Augusto C. Raupp, além, é claro, dos dirigentes da própria Fiocruz, o acordo representa um avanço na área da saúde e resultará em melhorias para a população a partir de soluções para várias doenças.

Para comemorar o acordo firmado, o cônsul geral da França no Rio de Janeiro, Brice Roquefeuil, igualmente presente à cerimônia, ofereceu aos convidados um coquetel em sua residência.

Caravana do Clima no Brasil

Paralelamente ao evento de assinatura do acordo, acontece o concurso Minha pesquisa sobre o clima e o desenvolvimento sustentável em 180 segundos, promovido pela Caravana do Clima no Brasil, iniciativa francesa em preparação à COP21 (21º Conferência do Clima), a ser realizada em Paris ainda este ano. O concurso premiará os vídeos que, de modo original, claro e convincente, falarem sobre o tema "Minha pesquisa sobre o clima e o desenvolvimento sustentável em 180 segundos". O vencedor ganhará uma temporada na capital francesa durante a preparação para a conferência, uma expedição em barco científico para pesquisa na Floresta Amazônica, e outros prêmios. As inscrições para o concurso seguem até o dia 15 de julho de 2015. Para ter mais informações sobre o concurso, o interessado deverá acessar o link http://www.ambafrance-br.org/Concurso-de-Comunicacao-Cientifica, onde estão em destaque todos os requisitos exigidos para participação.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes