O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Programa Institutos Virtuais da FAPERJ tem novo coordenador
Publicado em: 15/07/2004
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Programa Institutos Virtuais da FAPERJ tem novo coordenador

Francisco Cláudio (à esq.), Jerson Lima e Rocha Filho / Foto: Vinicius Zepeda

O engenheiro Francisco Cláudio Pereira de Barros é o novo coordenador-geral dos Institutos Virtuais da FAPERJ. A escolha de Barros para o cargo foi anunciada na sexta-feira, dia 09 de julho, pelo diretor-presidente da Fundação, Pedricto Rocha Filho, durante reunião de coordenadores e representantes dos Institutos Virtuais na sede do órgão. Professor do IME e da PUC-RJ, o novo coordenador anunciou na ocasião que os institutos terão tratamento prioritário na atual gestão. "Esse programa tem todas as características para despontar como um dos mais importantes do estado", disse Barros.

Na mesma reunião, Rocha Filho disse que a Fundação aposta no crescimento dos Institutos Virtuais, e que estes devem ter, em suas respectivas áreas, papel catalisador junto às iniciativas do governo do estado para o desenvolvimento e a inovação. "Num momento em que a competência científica e tecnológica aparece, cada vez mais, como uma ferramenta essencial para o desenvolvimento e o crescimento sustentável, estamos convencidos da importância dos Institutos Virtuais como um programa estratégico de governo", disse Rocha Filho.

Além de exercer a cátedra, Barros desenvolve, há cerca de 30 anos, atividades na área de licenciamento, controle e rádio-proteção junto a Comissão Nacional de Energia Nuclear. Ao tomar posse como coordenador dos Institutos Virtuais, ele passa a substituir Francisco Carlos Teixeira, professor titular de História Moderna e Contemporânea do IFCS/UFRJ.

O programa Institutos Virtuais foi lançado em 1999 com o propósito de apoiar a formação de redes de pesquisas sobre temas relevantes para a sociedade e a economia fluminenses. O objetivo do programa é identificar e cadastrar as competências acadêmico-científicas, científico-tecnológicas e empresariais do Estado do Rio de Janeiro, de maneira a promover ações integradas em suas respectivas áreas de atuação. Outra meta deste programa da FAPERJ é promover e disseminar os conhecimentos disponíveis na comunidade do estado em cada uma das áreas por meio de ações integradas, tais como eventos, seminários e cursos. O programa almeja ainda atrair competências complementares, nacionais ou estrangeiras, com a finalidade de alavancar ações estratégicas, definidas como essenciais para o desenvolvimento das áreas de atuação dos institutos.

À reunião de posse do novo coordenador estiveram presentes, além de Rocha Filho e Barros, o diretor-científico da Fundação Jerson Lima Silva; Ismar de Souza Carvalho, representando Maria Antonieta Rodrigues, coordenadora do Instituto Virtual de Paleontologia; Arminda Campos, representando Roberto Bartholo, coordenador do Instituto Virtual de Turismo; Victor Andrade de Melo, coordenador do Instituto Virtual do Esporte; Rafael Linden, coordenador do Instituto Virtual de Doenças Neurodegenerativas; Fernando Lázaro Freire Jr., coordenador do Instituto Virtual de Nanociência e Nanotecnologia; Eliezer J. Barreiro, coordenador do Instituto Virtual de Fármacos; e Jussara Pereira do Nascimento, do Instituto Virtual da Dengue.

Para obter mais informações sobre os Institutos Virtuais, clique aqui.
Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes