O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Fundação lança edição 2015 do edital TCT: para treinar e capacitar técnicos
Publicado em: 03/06/2015
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Fundação lança edição 2015 do edital TCT: para treinar e capacitar técnicos

Visando à valorização da formação educacional obtida e à inserção no mercado de trabalho, a FAPERJ lança, nesta quarta-feira, 3 de junho, o edital Treinamento e Capacitação Técnica (TCT). O programa tem como objetivo treinar e aperfeiçoar técnicos de nível fundamental, médio e superior, participantes de atividades de apoio a projetos financiados pela FAPERJ e desenvolvidos por pesquisadores vinculados a instituições de ensino e pesquisa do estado do Rio de Janeiro.

Podem inscrever-se pesquisadores com grau de doutor ou equivalente e vínculo empregatício ou funcional em instituições de ensino e pesquisa fluminenses, com projetos, ativos e em desenvolvimento, financiados pela FAPERJ (com exceção para os apoios concedidos pelos programas Auxílio Instalação (INST); Auxílio à Organização de Eventos (APQ 2); Auxílio Editoração (APQ 3); Auxílio para Participação em Reunião Científica (APQ 5); e Auxílio a Pesquisador Visitante (APV);

Submetida por seu coordenador ou orientador, cada proposta deverá mencionar o projeto em andamento, ao qual as atividades do bolsista estarão vinculadas. Também será necessário contar com a anuência da instituição à qual o coordenador ou orientador estiver vinculado. As propostas deverão refletir a necessidade de treinamento e capacitação desses profissionais em atividades técnicas, para implantação, modernização e funcionamento de laboratórios e/ou equipamentos multiusuários. O bolsista indicado deverá ser técnico de nível fundamental, médio ou superior, com ou sem pós-graduação, com habilidade ou aptidão específica que seja essencial à execução do projeto em questão.

Cada proponente poderá solicitar apenas uma bolsa, independentemente da modalidade. O bolsista não pode ter vínculos empregatícios, públicos ou privados; não pode acumular bolsa e deverá ter dedicação de 40 horas semanais ao projeto contemplado. Para a avaliação da proposta, serão levados em conta, entre vários critérios, o mérito técnico-científico; a relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, ambiental, econômico e social fluminense; o caráter multidisciplinar e o escopo multiusuário das atividades a serem desenvolvidas pelo bolsista solicitado; assim como o impacto no desenvolvimento de programas de pós-graduação stricto sensu da instituição a que estão vinculados os pesquisadores; além da  infraestrutura disponível na Instituição para a realização das atividades técnicas relativas ao desenvolvimento do projeto e do plano de trabalho do bolsista propostos.

Com duração de doze meses, as bolsas poderão ter, no máximo, duas renovações por igual período. Nesse caso, será permitida apenas uma solicitação para substituição de bolsista, em cada um dos períodos de renovação.

O programa conta com recursos da ordem de R$ 2 milhões, e as propostas submetidas deverão ser classificadas em uma de cinco faixas, segundo a qualificação e atividade a ser desenvolvida pelo bolsista: TCT1 (técnicos de nível fundamental, sem formação específica); TCT2 (técnicos de nível médio, sem formação específica); TCT3 (técnicos de nível médio, com formação específica na área a que se destina); TCT4 (técnicos de nível superior, com formação específica na área a que se destina); TCT5 (técnicos com pós-graduação stricto sensu, nível de mestrado, com formação específica na área a que se destina).

As propostas podem ser inscritas até o dia 2 de julho; a divulgação dos resultados está prevista para ser realizada a partir de 27 de agosto, e o início de vigência das bolsas deverá ser a partir de 1º de setembro.


Confira a íntegra do edital Treinamento e Capacitação Técnica (TCT)

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes