O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Eliete Bouskela é nova diretora de Tecnologia da Fundação
Publicado em: 30/04/2015
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Eliete Bouskela é nova diretora de Tecnologia da Fundação

Reunião do Conselho Superior da FAPERJ: anúncio de mudanças na
diretoria e posse de novos integrantes (Fotos: Lécio Augusto Ramos) 

Sob nova gestão desde o dia 22 de janeiro, quando o economista Augusto C. Raupp tomou posse no cargo de presidente, a FAPERJ efetuou, nesta semana, mudanças na composição de sua diretoria. Ex-presidente do Conselho Superior, Eliete Bouskela passa, a partir de agora, a ser a titular da diretoria de Tecnologia, no lugar ocupado durante nove anos por Rex Nazaré Alves, enquanto Jerson Lima Silva foi reconduzido para mais um mandato à frente da diretoria Científica. Jose Enio Pinto do Prado permanece como diretor de Administração e Finanças. Também houve alterações no Conselho Superior da Fundação, do qual passam a fazer parte o reitor Ricardo Vieiralves e a professora Monica Heilbron, ambos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

Na quarta-feira, 29 de abril, durante a reunião ordinária do Conselho Superior, Monica Heilbron e Ricardo Vieiralves foram empossados como seus mais novos membros.

Monica Heilbron e Ricardo Vieiralves assinam o
documento de posse no Conselho Superior da FAPERJ

Escolhida pelo governador Luiz Fernando Pezão a partir de uma lista tríplice elaborada pelo Conselho Superior da Fundação, Eliete Bouskela foi nomeada como nova diretora de Tecnologia da Fundação. É a primeira mulher a ocupar o cargo. Ao agradecer a nomeação, ela falou sobre as novas funções que passará a desempenhar. “Quero agradecer à FAPERJ e à comunidade científica e tecnológica do estado pela confiança. Encaro este novo cargo como um desafio no qual pretendo me empenhar para desempenhá-lo da melhor forma possível”, falou a nova diretora de Tecnologia.

Em 2008, Eliete também foi a primeira mulher da América Latina a ser eleita para a Academia Francesa de Medicina (AFM). Professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e Cientista do Nosso Estado, a ex-presidente do Conselho Superior da FAPERJ é médica, com experiência na área de fisiologia cardiovascular (microcirculação). Suas pesquisas na área clínica se concentram principalmente em temas como regulação da reatividade microvascular nos choques séptico e hemorrágico, e disfunção endotelial e microvascular em diabetes e obesidade. Foi a fundadora do Laboratório de Pesquisas Clínicas e Experimentais em Biologia Vascular (Biovasc), na Uerj, que investiga doenças reumatológicas e cardiometabólicas, como síndrome metabólica, obesidade e sobrepeso. 

Eliete e Rex Nazaré: a médica passa a ser
a titular da diretoria antes ocupada pelo físico

Na ocasião, numa homenagem ao diretor Rex Nazaré Alves, que deixa a Fundação, foi-lhe entregue uma placa de agradecimento pela contribuição e serviços prestados durante seus anos à frente da diretoria de Tecnologia. Logo em seguida, foi realizado um café da manhã que reuniu funcionários para a despedida de Nazaré Alves.

Em suas palavras de agradecimento à homenagem, o ex-diretor lembrou passagens de sua trajetória na Fundação, desde o convite para o cargo. "Por telefone, o Chico [Francisco Cláudio Barros] me informou que ligava com a missão atribuída pelo então secretário de C&T Wanderley de Souza e pelo presidente da Fundação, Pedricto Rocha Filho. Essa missão era de me convencer a aceitar o convite para ser o diretor de Tecnologia da FAPERJ". Seu discurso também  mencionou cada um dos funcionários que com ele trabalharam. "A todos, o meu muito obrigado pelo convívio, e, em particular, a Augusto Raupp: desejo a todos vocês muito boa sorte na direção da FAPERJ, que aprendi a admirar e manter laços construtivos."

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes