O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Para preservar a memória e o patrimônio científico
Publicado em: 19/03/2015
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Para preservar a memória e o patrimônio científico

Acervo de plantas exóticas, como a bromélia, do
Ecomuseu/Uerj 
da Ilha Grande, foi um dos projetos
contemplados 
(Foto: Divulgação/Ceads)

A segunda chamada de 2014 do programa Apoio à Infraestrutura de Acervos (APQ 4) teve seu resultado anunciado nesta quinta (19/3). Foram contempladas nove propostas de cinco diferentes instituições: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com três projetos; Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), com dois projetos cada; e a Universidade Federal Rural do Rio Janeiro (UFRRJ) e a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), com um projeto cada. Fungos, ervas e plantas exóticas são alguns dos acervos que receberão recursos do APQ 4.

O programa é destinado à preservação de acervos museológicos, bibliográficos, científicos e similares, organizados por pesquisadores com grau de doutor ou equivalente, e sediados em instituições de ensino e pesquisa fluminenses. “Mesmo estando escrito nas regras do programa que está fora da nossa finalidade a criação de acervos, temos recebido propostas nesse sentido. O APQ 4 é destinado exclusivamente a apoiar em caráter emergencial a manutenção de acervos, não se aplicando a sua criação ou organização”, enfatiza Stella Regina Taquette, médica e assessora da Diretoria Científica da FAPERJ.

O APQ 4 apoia museus e centros de ciências, bem como os acervos bibliográficos e científicos, colaborando para a conservação da memória e do patrimônio. “A preservação desse material é feita por técnicos altamente especializados e, muitas vezes, se torna necessária sua restauração. Isto, porque a ação da chuva, da poeira, de fungos e bactérias, do tempo, ou mesmo a falta de um acondicionamento adequado e incêndios, podem ameaçar seriamente e mesmo resultar na destruição desses acervos”, explica Stella. 

Para acessar o resultado do edital clique aqui.


Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes