O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > FAPERJ apóia simpósio internacional em deslizamentos de encostas
Publicado em: 29/06/2004

FAPERJ apóia simpósio internacional em deslizamentos de encostas

No segundo dia de trabalhos do IX Simpósio Internacional em Deslizamentos de Encostas, nesta terça-feira, dia 29 de junho, o diretor-presidente da FAPERJ, Pedricto Rocha Filho, presidiu a mesa que discutiu os Avanços em Instrumentação e Técnicas de Laboratório. A função de mediador da mesa coube a Luis Edmundo Campos, da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia. Na véspera, Rocha Filho, representando o Governo do Estado do Rio de Janeiro, já havia participado da cerimônia de abertura do simpósio, que tem o apoio da FAPERJ.

“O Rio de Janeiro, por sua topografia, desenvolveu um conhecimento que se tornou mundialmente reconhecido, não só devido à sua formação geológica como também à ocupação desordenada da área urbana”, disse Rocha Filho durante intervalo dos debates. “Em razão disso, a pesquisa no campo da engenharia se tornou muito forte no estado e o simpósio é uma ótima oportunidade de mostrar os resultados dos estudos que temos feito ao longo dos últimos anos”, completou.

O programa do simpósio, dividido em nove sessões, discute as principais causas, características, mecanismos e formas de prevenção e reparo de taludes rompidos ou na iminência de desabamento. Realizado no Hotel Glória, no bairro do Flamengo, o evento recebeu mais de 300 inscrições de todo o Brasil e cerca de outras 100 de outros países, como Argentina, Reino Unido, Estados Unidos, França, Peru, Itália, China e Japão. Nesta quarta, dia 30, os participantes serão divididos em dois grupos que farão visitas técnicas. Um seguirá para Mangaratiba, na região da Costa Verde, e o outro ficará na cidade, onde visitará contrafortes como o do Corcovado.

O presidente do comitê organizador do evento, Willy A. Lacerda, da Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia (Coppe/UFRJ), foi um dos contemplados no último edital do Programa de Apoio a Núcleos de Excelência (Pronex) do Rio de Janeiro. Este programa é uma parceria da FAPERJ com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O simpósio termina nesta sexta-feira, dia 02 de julho.
Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes