O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > UFRJ inaugura complexo de 24 laboratórios
Publicado em: 24/06/2004

UFRJ inaugura complexo de 24 laboratórios

A Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) inaugura, em 25 de junho, às 15 horas, as instalações do novo Laboratório do Departamento de Engenharia Química (Ladeq), no Centro de Tecnologia da Cidade Universitária, na Ilha do Fundão. Criado originalmente em 1978, o Ladeq deixou de funcionar em março de 2001, após um grande incêndio, que destruiu todas suas instalações, exceto a planta piloto.

 

Com a inauguração do complexo de 24 laboratórios, a Escola de Química voltará a contar com moderna infra-estrutura. No Ladeq atuam quatro pesquisadores contemplados pelo Programa Cientista do Nosso Estado, da FAPERJ, entre eles a diretora da Escola de Química, Belkis Valdman, responsável pela implantação dessa nova estrutura.

 

“O novo Ladeq, na realidade um complexo de 24 laboratórios ligados às várias áreas de responsabilidade do Departamento de Engenharia Química/DEQ, permitirá uma melhor formação de profissionais altamente especializados, não só em Engenharia Química e Química Industrial, como também em Engenharia de Alimentos e Engenharia de Bioprocessos, cursos recém–iniciados, em 2004”, explica Belkis Valdman. “Em suas instalações serão realizadas as aulas experimentais da graduação, além das pesquisas, projetos, desenvolvimento de teses de pós-graduação de Mestrado e Doutorado, coordenados e orientados por docentes do DEQ”, conclui.

 

Com toda essa infra-estrutura e recursos humanos, o Ladeq será capaz, ainda, de desenvolver produtos, processos e sistemas com inovações tecnológicas utilizados nas indústrias químicas, principalmente nos segmentos de: petroquímica, petróleo e gás, produtos minerais e orgânicos. E ainda nas indústrias usuárias de produtos químicos, tais como: têxtil, papel e celulose, siderurgia, metalurgia, vidros, farmacêuticas, alimentos, meio ambiente, entre outras. O que permite parcerias com outras instituições e empresas públicas e privadas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes