O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Sai resultado do primeiro edital conjunto entre FAPERJ e UK, dentro do programa Fundo Newton
Publicado em: 18/12/2014

Sai resultado do primeiro edital conjunto entre FAPERJ e UK, dentro do programa Fundo Newton

A Fundação divulga, nesta quinta-feira, 18 de dezembro, a listagem dos 23 contemplados no resultado do programa Fundo Newton RCUK-FAPERJ. A instituição com maior número de projetos aprovados foi a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com 11 contemplados. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) teve quatro pesquisas apoiadas, enquanto a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e a Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio) tiveram, cada uma, três projetos beneficiados. Fechando a listagem, o Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (IPJBRJ) também teve aprovados dois projetos.

O programa se propõe a financiar projetos e atividades em rede, como forma de estabelecer uma colaboração sustentável entre pesquisadores do Reino Unido e do Brasil. Este edital é resultado da primeira parceria entre a FAPERJ – por meio do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) – e os Conselhos de Pesquisa do Reino Unido (RCUK, na sigla em inglês).

Puderam ser submetidos projetos em quaisquer áreas do conhecimento, sobretudo nos campos da saúde, transformações urbanas, interdependência entre comida, energia e água; biodiversidade, desenvolvimento econômico e bem-estar, desde que fosse definida uma ampla colaboração entre os dois países, atendendo os critérios associados com a Assistência Oficial ao Desenvolvimento.

Com os 23 projetos aprovados, a Fundação disponibilizará recursos próximos a R$ 4 milhões (o equivalente a cerca de £ 950,000; valor semelhante será disponibilizado pelos RCUK, para os pesquisadores ingleses). Cada um dos projetos contará com recursos equivalentes a £ 50,000 para cada um dos lados, fluminense e inglês. Tais recursos poderão ser usados ​​para financiar os custos diretos da pesquisa, assim como viagens, estadia e atividades em rede ou colaborativas, tais como workshops, cursos de verão e intercâmbio de pesquisadores de e para o Reino Unido. De acordo com os critérios adotados, a nota mínima de corte para aprovação dos projetos foi 7 (sete). O prazo para execução dos projetos é de 12 (doze) meses.

Puderam submeter projetos pesquisadores brasileiros com grau de doutor, vinculados a instituições de ensino e de pesquisa sediadas no estado do Rio de Janeiro. Usando o formulário que foi disponibilizado para download no site http://www.rcuk.ac.uk/international/newton/confap/, as propostas foram devidamente preenchidas em inglês, tanto pelo pesquisador do Reino Unido quanto pelo fluminense. No caso dos candidatos do Reino Unido, as propostas foram remetidas a international@rcuk.ac.uk enquanto as de pesquisadores fluminenses foram enviadas para o e-mail fundonewton-faperj2014@faperj.br.

Os projetos foram analisados, avaliando-se diferentes critérios, como mérito científico; impacto sobre o programa de pesquisa em curso dos solicitantes; a necessidade e o valor agregado da parceria entre os candidatos do Reino Unido e do Rio de Janeiro; a singularidade da oportunidade e a experiência dos parceiros; oportunidades para o desenvolvimento de capacidades e competências; potencial para oferecer benefícios em longo prazo; e a importância estratégica da parceria com o Fundo Newton para a pesquisa fluminense.

Os pesquisadores fluminenses com propostas contempladas deverão, agora, esperar o contato da Fundação, por meio do e-mail cadastrado no sistema SisFAPERJ, para a retirada dos termos de outorga.

 

Confira a listagem completa dos contemplados no programa Fundo Newton RCUK-FAPERJ

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes