O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Notas - Semana de 18 a 24 de dezembro de 2014
Publicado em: 18/12/2014

Notas - Semana de 18 a 24 de dezembro de 2014

   Rex Nazaré (em pé) e Jorge Bermudez posam para
  foto durante o lançamento do livro
(Foto: Divulgação)
   

Rex Nazaré vai a lançamento de livro sobre acesso a medicamentos 
O diretor de Tecnologia da FAPERJ, Rex Nazaré Alves, prestigiou o lançamento do livro Acesso a Medicamentos - Direito ou Utopia?, de Jorge Bermudez – médico sanitarista e vice-presidente de produção e inovação e saúde da Fundação Oswaldo Cruz – na segunda-feira, 15 de dezembro, na Blooks Livraria. Nazaré Alves, que além de participar do evento, também representou o presidente da FAPERJ, Ruy Marques, compareceu acompanhado da assessora de relações internacionais da Fundação, Priscilla Haddock-Lobo. Além dos dois, a webdesigner e funcionária da instituição, Mirian Dias, também esteve presente. Em dedicatória, Bermudez reconheceu o trabalho de Nazaré Alves à frente da equipe de direção e salientou a necessidade de insistirem na luta por uma sociedade com mais saúde, Ciência, Tecnologia e Inovação condizentes com as necessidades da população. O livro escrito por Bermudez debate o acesso aos medicamentos de maneira conceitual, como um desafio global, elaborando conceitos próprios e discutindo as estratégias internacionais e nacionais que vêm sendo adotadas nesse campo, os acontecimentos dos últimos 15 anos e o papel da Organização Mundial da Saúde (OMS) nesse embate, em nível mundial.

   Livraria da Editora UFRJ: obras das principais editoras
   universitárias de todo o País
(Foto: Divulgação/UFRJ)

Editora UFRJ inaugura livraria
Bonita, moderna e ocupando cerca de 200 metros quadrados, foi inaugurada, nesta terça-feira, 16 de dezembro, a nova livraria da Editora UFRJ (Rua Lauro Muller, 1A, em Botafogo). Parte de uma área de 5 mil metros quadrados, que incluía a antiga casa de shows Canecão, recuperada pela UFRJ depois de longa disputa judicial, a área ocupada pela livraria passou por reforma que contou com recursos da FAPERJ. O espaço reúne livros publicados pelas principais editoras universitárias de todo o Brasil e incluirá ainda a nova sede da Editora UFRJ e um complexo cultural que será ali construído. Mais informações: tels.: (21) 2295-0346/2542-7646/99296-6806 e maria@editora.ufrj.br

Boletim FAPERJ: recesso de fim de ano
A partir desta semana, o Boletim FAPERJ entra em recesso. Lançado no dia 8 de julho de 2004 e circulando ininterruptamente desde então, ele é enviado todas as quintas-feiras, à noite, veiculando notícias de interesse dos usuários da Fundação. Além de conferir maior transparência às ações da instituição, a newsletter vem se mantendo durante todos esses anos como um importante canal de comunicação entre a FAPERJ e o universo científico-acadêmico do estado do Rio de Janeiro, repercutindo o noticiário relativo à ciência, tecnologia e inovação. Neste final de 2014, a equipe de jornalismo responsável pelo Boletim on-line da FAPERJ deseja a todos um 2015 pleno de realizações.

Inscrições abertas para cursos na Escola Nacional de Saúde Pública
A Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) está ofertando uma série de cursos lato sensu, de especialização, atualização e aperfeiçoamento. As inscrições para especializações em Gênero, Sexualidade e Direitos Humanos e Direito e Saúde vão até os dias 17 e 29 de dezembro, respectivamente. Na atualização, os interessados têm até 15 de janeiro de 2015 para se inscrever no curso Prevenindo Doenças Crônicas Não Transmissíveis: tabaco, álcool, alimentação inadequada e inatividade física. Além disso, até 22 de janeiro de 2015 podem ser feitas as inscrições para o curso de aperfeiçoamento em Técnicas Laboratoriais para Apoio à Vigilância Epidemiológica. Todos devem acessar a
Plataforma Siga para se inscrever. Mais informações: www.ensp.fiocruz.br

Incubadora da Coppe abre edital para seleção de novas empresas
Para incentivar a criação de novos negócios a partir das pesquisas tecnológicas desenvolvidas na UFRJ, estão abertas até o dia 2 de março de 2015 as inscrições para o edital da Incubadora de Empresas da Coppe/UFRJ para seleção de quatro novas empresas. Durante três anos , os selecionados contarão com orientação empresarial especializada nas áreas de marketing, finanças jurídicas, contábil, comunicação e desenvolvimento pessoal, além de infraestrutura física e tecnológica na Cidade Universitária para instalação e funcionamento. A seleção das propostas será feita pelo conselho diretor da incubadora com base em critérios como grau de inovação dos produtos/serviços a serem ofertados e potencial de integração com as pesquisas desenvolvidas pela UFRJ e com outras empresas que já integram o projeto. Também serão consideradas as viabilidades econômica, financeira e técnica. Entre as principais áreas de atuação da Incubadora estão: petróleo e gás, energia, meio ambiente e tecnologia da informação. Para se inscrever é necessário marcar uma entrevista pelo telefone (21) 3733-1951. Mais informações (arquivo em PDF):
http://www.incubadora.coppe.ufrj.br/edital022014.pdf

Prêmio Construindo Igualdade de Gênero: inscrições prorrogadas
Os interessados têm até o dia 18 de março de 2015 para se inscrever na décima edição do Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero. O concurso, organizado para incentivar a produção científica e reflexão crítica sobre as desigualdades entre mulheres e homens, selecionará redações, artigos científicos e projetos pedagógicos de escolas públicas e privadas que tratem dos temas de gênero, mulheres, feminismos, relações raciais, geração, classe social e sexualidade. Serão cinco categorias: estudante do ensino médio; estudante de graduação; graduado, especialista e estudante de mestrado; mestre e estudante de doutorado; e escola promotora de igualdade de gênero. Os autores recebem valores em dinheiro, bolsas de estudos, equipamentos de informática e assinaturas de revistas acadêmicas.Segundo as normas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), os selecionados receberão prêmios, como notebooks e equipamentos de informática (para estudantes de ensino médio), bolsas de iniciação científica, mestrado e doutorado. Mais informações:
www.igualdadedegenero.cnpq.br/igualdadel

Fiocruz disponibiliza banco de imagens para o público
Na última segunda-feira (15/12), o Setor de Multimeios do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Icict/Fiocruz) lançou o Fiocruz Imagens. Trata-se de um banco de imagens com acervo diversificado e organizado em diferentes galerias temáticas como arte, ensino, ilustrações, meio ambiente, pesquisa, pessoas, saúde e tecnologia. Para baixar as fotos, o usuário deverá cadastrar o seu e-mail, aceitando os termos de uso do site e o licenciamento das imagens, que não poderão ser usadas para fins comerciais. O acesso é gratuito e o serviço atende às áreas de pesquisa, ensino e comunicação em saúde, mas também outras áreas de conhecimento, com download ilimitado. Mais informações:
http://www.icict.fiocruz.br/content/banco-de-imagens-da-fiocruz-%C3%A9-disponibilizado-para-o-p%C3%BAblico-nesta-segunda-feira-1512

Professora da Coppe concorre a prêmio do jornal O Globo
A professora Suzana Kahn Ribeiro, do Programa de Engenharia de Transportes do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ), está concorrendo ao "Prêmio Faz Diferença", do jornal O Globo, na categoria Sociedade/Sustentabilidade. A indicação foi devido à sua atuação como vice-presidente do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC). Suzana é uma das principais revisoras do novo relatório, divulgado em novembro, e que servirá como base para as negociações da Conferência do Clima de Paris, em 2015, quando os governos podem estabelecer novas metas contra as emissões de gases de feito estufa. Em 2007, quando ocupou a superintendência de Mudanças Climáticas da Secretaria de Ambiente do Rio, foi a responsável pela implementação do inventário de emissões de gases-estufa do estado. Suzana levanta a bandeira de um maior engajamento dos governos em medida de mitigação contra o aquecimento global. A professora, que também faz campanha pela transparência dos gastos públicos destinados ao controle das mudanças climáticas, defende a criação de um modelo de Lei de Responsabilidade Fiscal voltado para o meio ambiente. A votação, que vai até o dia 11 de janeiro de 2015, é aberta ao público. Mais informações:
http://fazdiferenca.oglobo.globo.com/faz-diferenca-premiacao-2014.html

Presidente mundial do IEEE recebe o "Prêmio InRio Personalidades do Ano"
O professor José Roberto Boisson de Marca, do Centro de Estudos em Telecomunicações - e presidente mundial do Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE), a maior associação profissional existente dedicada ao avanço da inovação tecnológica em benefício da humanidade – foi o premiado da categoria Destaque do Setor de Telecomunicações da 18a edição do Prêmio InRio Personalidades do Ano. Instituído pela Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro-RJ), o prêmio é concedido anualmente a personalidades de destaque em Tecnologia da Informação (TI). A cerimônia de premiação ocorreu na última segunda-feira (15/12), no Museu de Arte do Rio (MAR). Mais informações: 
http://www.assespro-rj.org.br/int/ad.php?A=2298

Novas medidas da SciELO visam a internacionalização de periódicos científicos
Durante a 4a Reunião Anual da SciELO, realizada no dia 2 de dezembro, na sede da Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (FAPESP), foram anunciados novos critérios para indexação em sua plataforma. O objetivo é contribuir para a internacionalização dos periódicos científicos produzidos no Brasil, a biblioteca eletrônica SciELO (sigla de Scientific Eletronic Library On Line). As medidas anunciadas abrangem critérios relacionados com a gestão dos processos editoriais, a afiliação dos autores dos artigos e o idioma de publicação, com prazos definidos por área do conhecimento. A implementação das medidas será avaliada com base em indicadores relacionados à evolução da porcentagem de artigos publicados em inglês e de autores com afiliação estrangeira, além do aumento da proporção de pesquisadores de outros países que exerçam as funções de editores associados e pareceristas. Também será avaliado o número de downloads originários do Brasil e do exterior, a quantidade de citações por artigos concedidas por autores estrangeiros, tendo o SciELO Citation Index como fonte de referência de cálculo, e a evolução da presença nas redes sociais, com base no índice da Altmetric.com. Mais informações: 
www.scielo.br/avaliacao/avaliacao_pt

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes