O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Auxílio à Editoração (APQ 3) anuncia os contemplados em sua última chamada de 2014
Publicado em: 11/12/2014

Auxílio à Editoração (APQ 3) anuncia os contemplados em sua última chamada de 2014

A diversidade de temas é imensa. Serão 70 obras a receber recursos para publicação – selecionadas entre as 120 solicitações recebidas –, anunciadas no resultado da última chamada do ano do Auxílio à Editoração (APQ 3). Divulgada nesta quinta-feira, 11 de dezembro, a listagem traz títulos diversos como Criando serpentes e salvando vidas; A teia do bandido: um estudo sociológico sobre bandidos, policiais, evangélicos e agentes sociais; e Performance e ritual: a dança das iabás no Xirê. Vinte e dois deles tiveram origem na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), 15 vieram da Universidade Federal Fluminense (UFF) e 13 da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) tiveram, cada, três projetos contemplados, enquanto a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) aprovou dois. Também tiveram propostas beneficiadas o Colégio Pedro II (CP II), o Centro Estadual de Estatística, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro (Ceperj), o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFRJ), o Instituto Fernandes Figueira (IFF), o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), a Universidade Candido Mendes (Ucam), a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), a Universidade do Grande Rio (Unigranrio), a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) e a Universidade Salgado de Oliveira (Universo), com uma proposta, cada.    

Um dos programas mais antigos da Fundação – criado em 1999 –, o APQ 3 já ultrapassou a marca dos mais de 1.300 títulos apoiados para publicação. Voltado a financiar a publicação de livros, manuais, números especiais ou temáticos de revistas e coletâneas científicas em qualquer tipo de suporte (papel, eletrônicos etc.), o APQ 3 atende também projetos para a produção de vídeos, CDs e DVDs. Para receber o apoio do programa, conta a qualificação do solicitante (e dos demais autores no caso de obras em colaboração e organizadas) em relação ao conteúdo a ser editado, a qualidade e regularidade da produção científica/tecnológica divulgada em veículos qualificados e sua contribuição para formação de recursos humanos nos últimos cinco anos. Com relação à obra a ser editada, é preciso que tenha caráter científico ou cultural meritório e seja entregue em sua versão definitiva. Contam também, entre os diversos critérios, a dificuldade de edição comercial do material submetido e sua contribuição ao desenvolvimento científico, cultural, econômico, ambiental e social do estado. Outra exigência do programa é de que o material para o qual se solicita o auxílio editoração seja inédito – exceção aberta para os casos de edição crítica ou reedição revista e aumentada de título já publicado e/ou esgotado.

A publicação da obra proposta deve ser realizada em até 12 meses, contados a partir da data da liberação dos recursos. A concessão dessa modalidade de auxílio somente poderá se dar a cada dois anos, para um mesmo pesquisador. No caso de trabalhos acadêmicos (livros, dissertações, teses e monografias), o texto apresentado deverá conter o tratamento editorial necessário à publicação, ou seja, não deve mais apresentar as características desse tipo de trabalho monográfico, como agradecimentos, folha de aprovação, notas de pé de páginas, entre outras. No caso de CDs, DVDs e vídeos, deverá ser apresentada uma sinopse contendo o tratamento necessário do material, por ocasião da submissão da proposta.

Os contemplados na edição 2014-02 do APQ 3 deverão, agora, aguardar o comunicado da Fundação, por meio do e-mail cadastrado no sistema SisFAPERJ, para a retirada dos Termos de Outorga.

Confira os contemplados no resultado do Auxílio à Editoração (APQ 3)

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes