O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Livros e DVDs celebrarão os 450 anos da cidade do Rio de Janeiro
Publicado em: 18/12/2014

Livros e DVDs celebrarão os 450 anos da cidade do Rio de Janeiro

Quinze instituições de ensino e pesquisa fluminenses marcarão as celebrações dos 450 anos da cidade do Rio de Janeiro, data a ser comemorada a 1º de março do próximo ano, com a publicação de obras alusivas. Serão 49 livros e DVDs, que, com o apoio da Fundação, destacarão, no campo da ciência e tecnologia, esse aniversário. A maior parte deles teve origem na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que teve aprovados 12 projetos; seguida pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), com nove; e pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com sete. A Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio) teve quatro propostas contempladas, enquanto a Fundação Biblioteca Nacional e a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) aprovaram, cada, três projetos. A Fundação Getúlio Vargas (FGV) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) tiveram, cada, dois projetos contemplados. Também tiveram propostas beneficiadas o Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro (AGCRJ), o Colégio Pedro II (CPII), a Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro (FPCRJ), o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) e a Universidade do Grande Rio (Unigranrio).

Para submeter projetos ao programa de Apoio à produção e publicação de livros e DVDs visando à celebração dos 450 anos da cidade do Rio de Janeiro – 2014, puderam apresentar propostas pesquisadores ou equipes formadas por pesquisadores com vínculo empregatício ou funcional em instituições de ensino superior e pesquisa fluminenses, encaminhadas por um coordenador, nomeado entre os integrantes da equipe. Foi necessário ainda que a comprovação pelo proponente de marcante experiência na área em que seu projeto se insere, especialmente nos últimos cinco anos. Para tanto, foi necessário apresentar portfólio ou sinopse descritiva de suas realizações mais importantes.

Um comitê especial de julgamento, especialmente designado pela diretoria da FAPERJ, ficou responsável pela avaliação das propostas submetidas, que foram devidamente analisadas segundo seu mérito técnico-científico, inovação, originalidade e definição dos objetivos e qualificação do proponente em relação às atividades previstas para a execução do projeto; além da contribuição do material a ser produzido, como instrumento de apoio às atividades para a celebração dos 450 anos da cidade do Rio de Janeiro, entre vários outros critérios.

Cada projeto pôde solicitar um valor máximo de até R$ 120 mil, para edição de mil exemplares. Entre as exigências do programa, a obra produzida, livro ou DVD, precisou, necessariamente, exibir a logomarca da FAPERJ na 1ª capa, ao lado da logomarca da editora, e lombada com a logomarca Rio450, conforme decreto n° 38.722, de 21 de maio de 2014. E, uma vez finalizado o projeto e antes de sua publicação, o livro ou o DVD precisou contar com a anuência explícita do Comitê Rio450.

O edital tanto custeará despesas de capital, como a aquisição de materiais permanentes e equipamentos, quanto despesas de custeio, como serviços de terceiros com caráter eventual, incluindo a manutenção de equipamentos e de material permanente, a realização de reparos e adaptações de bens imóveis e a publicação dos livros e DVDs financiados; diárias e passagens, desde que compreendam despesas necessárias para o desenvolvimento do projeto; e material de consumo, componentes e/ou peças de reposição de equipamentos.

Confira a listagem completa dos contemplados no edital Apoio à produção e publicação de livros e DVDs visando à celebração dos 450 anos da cidade do Rio de Janeiro – 2014

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes