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25/03/2015

Auxílio à Editoração -– APQ3 (Livros, CDs/DVDs e vídeos)

Finalidade

Destina-se a apoiar a difusão e divulgação de estudos e pesquisas desenvolvidos no Estado do Rio de Janeiro, disponibilizados em formato de livros, coletâneas, publicações periódicas temáticas, obras de referência (como dicionários, manuais, catálogos, guias, etc.), CDs (de áudio, de dados e híbridos), DVDs (de vídeos documentários, científicos ou educativos, de dados e híbridos), em qualquer tipo de suporte, impresso, eletrônico ou digital, incluindo arquivos disponibilizados para acesso on-line ou download. Também poderão ser analisadas solicitações para a edição de obras traduzidas e versões para outras línguas.

 

Requisitos e condições

  • Para estar habilitado a solicitar o auxílio, o proponente deve possuir o grau de doutor ou equivalente e ter vínculo empregatício ou estatutário em instituições de ensino e pesquisa sediados no Estado do Rio de Janeiro; pesquisadores aposentados atuando em ensino e pesquisa devem apresentar declaração comprobatória do dirigente máximo da instituição;
  • Somente será permitida uma concessão desta modalidade de auxílio a cada 2 (dois) anos, por pesquisador;
  • O material para o qual se solicita o auxílio editoração deverá ser inédito (exceto em caso de edição crítica ou reedição revista e aumentada de título já publicado e/ou esgotado), ter caráter científico ou cultural meritório e ser entregue em sua versão definitiva;
  • O título do material submetido a esta modalidade de auxílio deve ser, dentro do possível, definitivo. Caso haja necessidade de alguma alteração durante o processo editorial, o proponente deve encaminhar solicitação justificada por escrito à FAPERJ;
  • O material a ser editado com auxílio APQ 3 deverá exibir, obrigatoriamente, a logomarca da FAPERJ na 1.ª capa, ao lado da logomarca da editora. No caso de números especiais (temáticos) de revistas, a logomarca da FAPERJ deverá ser exibida na folha de rosto. A impressão da logomarca deverá estar de acordo com as orientações do Manual de Aplicação da Logomarca da FAPERJ, disponível na página inicial do site, no item “Logomarca FAPERJ” (http://www.faperj.br/? id=46.3.6).
  • Somente serão aceitas propostas de orçamento de editoras sediadas no estado do Rio de Janeiro e que se comprometam com a ampla distribuição e comercialização do material editado. Incentiva-se a inclusão de propostas orçamentárias de editoras universitárias ou de instituições de ensino e pesquisa do estado. O material editado com o auxílio da FAPERJ deve estar disponível nos catálogos das editoras, com preço de venda definido;
  • A edição do material proposto deve ser realizada em até 12 (doze) meses, contados a partir da data da liberação dos recursos;
  • No caso da edição de livros e coletâneas são obrigatórios o ISBN (International Standard Book Number) e a ficha catalográfica normatizada, além de todos os requisitos de obras editoriais;
  • No caso de números especiais (temáticos) de revistas, é obrigatório o ISSN (International Standard Serial Number);
  • A FAPERJ deverá receber, para seu próprio uso, 100 (cem) exemplares do material editado com esta modalidade de auxílio, independentemente da tiragem. A entrega deste material é de responsabilidade do outorgado. Para este procedimento de entrega, sugere-se a utilização de nota fiscal de simples remessa ou equivalente.

 

OBSERVAÇÕES

  • No caso de trabalhos acadêmicos (dissertações, teses, monografias), o texto apresentado deverá conter o tratamento editorial necessário à publicação, ou seja, deve perder as características deste tipo de trabalho monográfico, tais como agradecimentos, folha de aprovação, notas de pé de página, entre outras.
  • No caso de CDs, DVDs e vídeos, deverá ser apresentada uma sinopse contendo o tratamento necessário do material, por ocasião da submissão da proposta.

 

ATENÇÃO

Esta modalidade não se destina à publicação de periódicos ou equivalentes, exceto número temático de revistas já consolidadas.

 

Procedimentos para inscrição

O solicitante deverá acessar o sistema sisFAPERJ para fazer o pedido on-line. As instruções detalhadas para este procedimento encontram-se no final deste documento (Fases 1, 2, e 3 dos Procedimentos Gerais para Solicitação de Bolsas e Auxílios pelo sistema sisFAPERJ). A solicitação somente será aceita mediante este procedimento inicial.

Para localizar a edição, clique no menu  “Meu Sisfaperj” onde os fomentos abertos a propostas estarão disponíveis. Clique em cima da edição APQ3, e, em seguida, no botão “Solicitar Fomento”, logo acima da lista de edições abertas.

Atenção: Para esta modalidade, os tipos de proponente elegíveis são: Pesquisador; Cientista do Nosso Estado e Jovem Cientista do Nosso Estado. Outras modalidades de proponente não serão aceitas pelo sistema.

  1. Projeto

 O Projeto de Pesquisa deverá ser digitalizado na aba “Dados Gerais”, quando solicitado pelo sistema.  Deverá conter, obrigatoriamente nesta ordem, os seguintes itens: título, resumo estruturado para divulgação (entre 1.000 e 2.000 caracteres), apresentação, justificativa, sinopse, data de início e data de fim do projeto, especialidades e palavras-chave. Projetos apresentados fora destas especificações não serão aceitos;

2. Os documentos a serem anexados, quando solicitados na aba correspondente, são:

  1. Curriculum vitaeno formato Lattes completo do solicitante, com indicadores de produção – CNPq (em formato *.rtf).
  2. Texto a ser editado, em formato *.pdf. Recomenda-se que figuras, quadros ou gráficos estejam em baixa resolução. Por exemplo: uma foto/imagem com resolução 800 x 600, dependendo do caso, pode ser convertida para 640×480, sem comprometer a qualidade final. Caso seja necessário, o proponente também poderá dividir o texto a ser editado em mais de um arquivo.
  3. Três orçamentos com a previsão de tiragem de 500 (quinhentos) ou 1.000 (mil) exemplares, sendo que os três orçamentos devem conter previsão idêntica quanto ao número de exemplares. Digitalize e anexe as propostas ao pedido na solicitação do sisFAPERJ. As propostas orçamentárias devem conter:
    1. os preços de capa (preço final de venda do livro),
    2. o compromisso de aceitação de inclusão da logo da FAPERJ na primeira capa do material editado, como previsto no item Requisitos e condições, desta modalidade, e ainda
    3. compromisso de distribuição da obra editada. No caso de livros, recomenda-se que seja prevista, inclusive, a sua edição na forma de e-book.
  4. Documento de aprovação/submissão do projeto a Comitê de Ética em Pesquisa, quando se tratar de estudos envolvendo seres humanos ou animais. Caso não se aplique à proposta, basta anexar documento word, comum, escrito ‘não se aplica (N/A)’.

3. Cronograma

Na aba ‘Cronograma’, o solicitante deverá baixar o modelo (formato excel), preenchê-lo e anexá-lo ao campo correspondente.

Preenchidos todos os campos e anexados todos os documentos, o solicitante deverá seguir até a aba ‘Histórico’, escolher a opção ‘Enviar para a Faperj’, e, em seguida, clicar no botão “Exec” (executar). Feito isso, o status do pedido no Sisfaperj deverá estar “Em Verificação”, o que garante que o pedido foi devidamente enviado e recebido pela FAPERJ. 

OBSERVAÇÕES

O tamanho máximo de cada arquivo suportado pelo sistema sisFAPERJ é de até 10 MB. Recomenda-se que figuras, quadros ou gráficos estejam em baixa resolução ao gerar o(s) arquivo(s) no formato *.pdf. Imagens com resolução 800 x 600, dependendo do caso, podem ser convertidas para 640×480, sem comprometer a qualidade final. Caso necessário, divida o texto ser editado em mais de um arquivo.

ATENÇÃO

Somente serão aceitos orçamentos de editoras reconhecidas no ramo, sediadas no Estado do Rio de Janeiro, e com rede de distribuição, não sendo aceita a contratação de gráficas ou de empresas de design gráfico. Incentiva-se a inclusão de propostas orçamentárias de editoras universitárias ou de instituições de ensino e pesquisa do estado.

Critérios de seleção

Serão considerados na avaliação da proposta:

  1. Mérito técnico, científico e de inovação, originalidade do conteúdo a ser editado e sua aplicabilidade e relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, econômico, ambiental e social das diferentes regiões do Estado do Rio de Janeiro e do País;
  2. Qualificação do proponente (e dos demais autores no caso de obras em colaboração e organizadas) em relação ao conteúdo a ser editado quanto à qualidade e regularidade da produção científica/tecnológica divulgada em veículos qualificados e sua contribuição para formação de recursos humanos nos últimos cinco anos;
  3. Adequação, conformidade e clareza dos três orçamentos obrigatórios encaminhados em relação à edição do material a ser publicado;
  4. Adesão aos termos desta modalidade de auxílio.

 

Dúvidas e esclarecimentos

Dúvidas e esclarecimentos sobre o programa APQ 2 deverão ser enviados única e exclusivamente para o endereço eletrônico apq3@faperj.br

 

Recursos

Eventual recurso aos resultados divulgados deverá ser única e exclusivamente submetido à FAPERJ pelo endereço eletrônico apq3@faperj.br  até 07 (sete) dias úteis após a notificação do resultado pelo sistema sisFAPERJ; nesse caso, nenhum novo documento ou fato poderá ser incluído no recurso, cabendo à diretoria da FAPERJ o julgamento da solicitação.

O CANAL ELETRÔNICO DE COMUNICAÇÃO APQ 3 DEVE SER UTILIZADO APENAS PARA PROJETOS EM SUBMISSÃO OU PARA RECURSOS A RESULTADOS. PARA PROJETOS APROVADOS E/OU EM EXECUÇÃO UTILIZE O CANAL APROPRIADO COMO, POR EXEMPLO AUDITORIA E DAB (Departamento de Auxílios e Bolsas)

 

Antes de encaminhar sua dúvida, verifique, na página da FAPERJ, a seção de perguntas frequentes: FAQ

 

Atenção

As informações dispostas nesta página referem-se a uma única seção do Manual de Auxílios e Bolsas da FAPERJ. Para saber sobre finalidades, requisitos e condições, duração, procedimentos para inscrição, para a modalidade pretendida, dentre outras informações, consulte a versão integral do Manual de Auxílios e Bolsas da FAPERJ.

Links importantes:

 

Perguntas Frequentes

Manual de Auxílios e Bolsas (.pdf)

Auxílios (Informações gerais)

Download – Manual de utilização do SisFAPERJ”  (.pdf)

Instruções para prestação de contas de auxílios 

Calendário para solicitação de bolsas e auxílios

Índice geral das áreas do conhecimento

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