O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Ruy Garcia Marques recebe o título de Médico do Ano
Publicado em: 07/11/2014
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Ruy Garcia Marques recebe o título de Médico do Ano

Débora Motta

Com a nobre missão de salvar vidas, os médicos exercem uma das mais antigas e necessárias profissões da humanidade. Para homenagear essa categoria, a Sociedade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro (SMCRJ) realizou na noite de sexta-feira, 17 de outubro, no Leme Tênis Clube, uma cerimônia em homenagem ao Dia do Médico. Na ocasião, o presidente da FAPERJ, Ruy Garcia Marques, que é médico-cirurgião e professor associado do Departamento de Cirurgia Geral da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), recebeu da SMCRJ o título de Médico do Ano – 2014.

“As carreiras de médico e de professor somente devem ser exercidas por aqueles que têm vocação para tal. As missões exigidas nas duas funções são de tamanha responsabilidade que não é possível cumpri-las sem abnegação e doação de sua própria vida às causas abraçadas. Nós, médicos, temos a missão de salvar vidas! Nós, professores, temos a missão de encaminhá-las”, afirmou o homenageado, ao receber uma placa com o título de Médico do Ano, que já foi concedido desde 1978, ao todo, a 36 profissionais consagrados, como os neurocirurgiões Paulo Niemeyer pai e filho e o cirurgião plástico Ivo Pitanguy, entre outros.

A SCMRJ prestou ainda uma homenagem póstuma aos ilustres médicos Marcos Aurélio Brazão de Oliveira, Américo Caparica Filho, Antonio Luiz de Medina, Donato D’Angelo, Sérgio D’Avila Aguinaga e Helion Póvoa Filho. “Nessa luta diária pela melhoria das condições de trabalho para o exercício da medicina, sempre buscamos inspiração nos nossos mestres do passado”, lembrou Marília. E prosseguiu: “Mas essa inspiração para construir um futuro melhor também vem das conquistas do presente. Esse importante trabalho está representado na figura do médico Ruy Garcia Marques, eleito Médico do Ano”, destacou.

Para a presidente da SMCRJ, Marilia de Abreu Silva, a escolha de Ruy Garcia Marques é o reconhecimento a uma trajetória de mais de três décadas de dedicação à arte da medicina. “À frente da FAPERJ desde 2007, Ruy tem desempenhado relevantes esforços para a garantia do repasse dos 2% do orçamento líquido estadual à Ciência, Tecnologia e Inovação, com o expressivo aumento da quantidade de editais e programas  lançados pela Fundação, o que representa um marco inestimável para o Estado”, ressaltou. O Dia do Médico, segundo ela, deve ser lembrado como uma data de reflexão pela valorização profissional dos médicos. “É uma importante ocasião para discutir algumas questões de ordem política que assolam a práxis da medicina”, completou.

O presidente da Academia Nacional de Medicina (ANM), Pietro Novelino, expressou sua satisfação pela homenagem a Ruy Garcia Marques, que também foi eleito membro da ANM, onde ocupa cadeira 96, da Secção de Ciências Aplicadas à Medicina. “Manifesto minha honra pessoal e a honra da instituição que represento, a Academia Nacional de Medicina, a mais antiga instituição científico e cultural do País, que completou em 30 de junho 185 anos, de mais uma vez prestar uma reconhecida homenagem ao médico Ruy Garcia Marques, que em sua trajetória luminosa vem dando uma grande contribuição à ciência, à pesquisa, à medicina e à cirurgia do nosso País. Toda vez que um dos nossos se eleva, é motivo de orgulho para a nossa instituição”, disse Novelino, que ainda citou uma frase atribuída ao filósofo grego Aristóteles: “A honra não está em receber uma homenagem, e sim em merecê-la.”

O secretário estadual de Saúde, Marcos Musafir, destacou a parceria da FAPERJ com a secretaria e a iniciativa da SMCRJ de organizar a cerimônia em homenagem à categoria. “Desejo que a Sociedade continue evoluindo e promovendo a integração dos profissionais de saúde, promovendo o conhecimento e a integração dos profissionais de saúde, e contribuindo com ideias para que possamos aprimorar cada vez mais a humanização e o atendimento médico à população do Estado do Rio de Janeiro”, afirmou.

Ao ser homenageado, Ruy Marques dedicou a outorga aos seus dois tios médicos, ambos falecidos, que foram grandes incentivadores na sua formação e na escolha da medicina. “Um tio, paterno, era meu padrinho de batismo Ruy Pimentel Marques, grande cirurgião geral e ginecologista-obstetra em minha terra natal, Bom Jesus do Itabapoana, com quem nasci e que, definitivamente, influenciou a minha escolha pela especialização em Cirurgia Geral; e outro tio, materno, Walter Garcia Borges, grande pediatra e invulgar conhecedor da semiótica médica, com quem trabalhei anos seguidos e com quem também tive a oportunidade de aprender muito”, citou Marques, que estendeu os agradecimentos a seus familiares.

O Médico do Ano ainda citou o eminente pesquisador acadêmico Carlos Chagas Filho, patrono da FAPERJ. “São dele os conselhos que retirei de escritos intitulados "Carta a um Jovem", dirigidos a um jovem imaginário. Disse Chagas Filho: ‘...não se enveredar pela atividade científica se lhe faltar esse desejo (de engrandecer o seu país ou a nação que seja a sua. A ciência, com todas as suas grandezas é, na verdade, uma servidão. Servidão ao ideal que, buscando na aventura científica a verdade e o descortínio de novos caminhos, quer dar ao homem as condições de vida que devem ser imanentes à sua dignidade’”. Ruy Garcia Marques destacou o papel da Uerj na sua formação. “Devo à UERJ toda a minha formação profissional. Lá me graduei em medicina e lá também cursei a residência médica em Cirurgia Geral, no Hospital Universitário Pedro Ernesto. Após a residência, não me desliguei inteiramente do Hospital Pedro Ernesto e, em 1985, fui contratado como médico do Serviço de Cirurgia Geral”, recordou.

Também estiveram presentes na solenidade a presidente do Conselho Superior da FAPERJ, Eliete Bouskela; a diretora da Faculdade de Ciências Médicas da Uerj – Albanita Viana; o presidente da Câmara de Vereadores de Bom Jesus do Itabapoana, Luciano Nunes; a diretora tesoureira do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj), Erica Reis, que representou o presidente da entidade, Sidney Ferreira; o presidente do Sindicato dos Médicos do Estado do Rio de Janeiro, Jorge Darze; o diretor-geral do Instituto do Câncer (Inca), Luiz Antonio Santini; o reitor do Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (Uezo), Alex da Silva Sirqueira; o presidente da Associação de Cirurgia Pediátrica do Estado do Rio de Janeiro (Ciperj), Kleber Anderson; o presidente da Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE), Walter Araújo Zin; o conselheiro diretor da Cruz Vermelha Brasileira, Carlos Rangel, que representou a presidente, Rosely Sampaio.

Ainda prestigiaram a cerimônia o médico do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle, Max Fakoury, representando o reitor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro UniRio, Luiz Pedro San Gil Jutuca; o diretor financeiro da Associação Brasileira de Medicina do Trabalho, Ricardo Rodrigues da Cunha, representando a presidente desta instituição, Nadja de Sousa Ferreira; o assessor da diretoria do Instituto Vital Brazil, Luiz Maurício Plotkowski, o diretor de Saúde da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro, José Galvão Alves; o delegado de Polícia Civil do Rio de Janeiro, Eduardo Macedo; o presidente da Academia de Medicina do Estado do Rio de Janeiro, Alcir Vicente Chacar; o chefe da Divisão de Cirurgia Ambulatorial da Policlínica Piquet Carneiro da Uerj, Ivan Mathias; além de diversos outros médicos, acadêmicos, funcionários e diretores da FAPERJ.

Sobre o Médico do Ano 2014

Graduado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Uerj (1973-1978), Ruy Garcia Marques tornou-se especialista em Cirurgia Geral pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Com mestrado em Cirurgia Gastroenterológica pela Universidade Federal Fluminense (1992), fez doutorado em Técnica Cirúrgica e Cirurgia Experimental pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001) e pós-doutorado na Medical University of South Carolina, em Charleston, nos Estados Unidos, atuando no Serviço de Transplante de “rgãos, com ênfase no transplante de pâncreas e de ilhotas pancreáticas (2002-2003).

Atualmente, Ruy Garcia Marques, além de professor associado do Departamento de Cirurgia Geral da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Uerj, é coordenador adjunto da disciplina de Técnica Operatória e Cirurgia Experimental na FCM da Uerj e coordenador adjunto do Programa de Pós-graduação em Fisiopatologia e Ciências Cirúrgicas (PG-Fisiocirurgia) da FCM da Uerj. Ele também é membro da Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Pesquisa em Cirurgia (Sobradpec), membro titular da Academia Nacional de Medicina (ANM) e membro titular da Academia de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Acamerj).

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes