O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Programa de inserção de mestres e doutores – 2014 contempla seis propostas
Publicado em: 17/10/2014

Programa de inserção de mestres e doutores – 2014 contempla seis propostas

Passada a fase de seleção preliminar, a Fundação anunciou nesta quinta-feira, dia 16 de outubro, a lista definitiva dos aprovados entre os projetos submetidos ao programa de Apoio à inserção de mestres e doutores em empresas sediadas no estado – 2014. Três das propostas contemplam empresas sediadas na capital. As restantes, os municípios de Niterói, Paraty e Volta Redonda.

Entre os projetos selecionados está o de desenvolvimento de um sistema de reconstrução virtual de pessoas e objetos para impressão 3D, utilizando arco triplo de câmeras em 360 graus; o desenvolvimento de estratégias de comunicação e divulgação de treino cerebral on-line; o desenvolvimento de sistema de segurança para ralos de fundo de piscina; e um centro de excelência em dermopatologia, da histopatologia à patologia molecular.

Destinado a fomentar a cultura de inovação nas micro e pequenas empresas fluminenses, evidenciando as vantagens da participação de mestres e doutores como facilitadores desse processo, particularmente no que tange ao desenvolvimento de produtos, processos ou serviços inovadores, possibilitando a essas empresas uma maior competitividade, o programa procura ainda induzir um aumento dos investimentos privados no desenvolvimento tecnológico, assim como levar a uma transferência do conhecimento adquirido na formação acadêmica para projetos que contribuam para o crescimento econômico e social do estado do Rio de Janeiro. Puderam participar tanto empresas brasileiras sediadas no estado quanto proponentes com grau de mestre ou doutor, obtido em programa de pós-graduação stricto sensu, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior (Capes), em área associadas às atividades a serem desempenhadas nas micro e pequenas empresas.

Para a avaliação dos projetos, entre vários outros critérios, foram analisados não apenas seu mérito técnico-científico, como também o impacto socioeconômico esperado para o estado e para o País, a relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico e econômico fluminense, além da experiência e capacidade técnica do proponente e do bolsista, particularmente em relação às atividades previstas para a execução dos projetos. O prazo para execução do projeto será de até 24 meses. E as bolsas concedidas terão 12 meses de duração, com a possibilidade de no máximo uma renovação por igual período. 

Confira resultado final do edital Apoio à inserção de mestres e doutores em empresas sediadas no estado

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes