O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Instituto Virtual do Esporte conta a história da ENEFD
Publicado em: 09/06/2004

Instituto Virtual do Esporte conta a história da ENEFD

Em comemoração aos 65 anos de fundação da Escola Nacional de Educação Física e Desportos (ENEFD) da UFRJ, o Centro de Memória (CeMe) da instituição está lançando o CD-Rom “Memória Documental da ENEFD-UB, volume 1”. A edição deste material foi viabilizada com o apoio da FAPERJ - através do Instituto Virtual do Esporte (IVE/FAPERJ) -, do CNPq e da Biblioteca Nacional.

Segundo o professor Victor Melo, coordenador do IVE/FAPERJ, o CD-Rom apresenta os textos integrais dos Arquivos da ENEFD, periódico oficial da instituição, publicado entre os anos de 1945 e 1972. Constam ainda do CD-Rom os relatórios da direção da Escola entre os anos de 1957 e 1965, o decreto-lei de criação da instituição e o primeiro livro de atas da ENEFD. “Este não será somente o primeiro volume de preservação documental. Em breve pretendemos lançar as séries Memória Visual da ENEFD e Memória Oral da ENEFD", adianta Melo.

A Escola Nacional de Educação Física e Desportos (ENEFD) foi criada pelo decreto-lei 1212 de 17 de abril de 1939. Embora naquele momento já existissem no país outras escolas de formação na área de Educação Física, a ENEFD foi a primeira de nível superior ligada a uma universidade (Universidade do Brasil), tendo sido criada para ser a Escola-Padrão na formação do profissional no Brasil.

De acordo com o decreto, a ENEFD teria, entre suas principais funções, a de formar profissionais para a área de Educação Física, imprimir unidade teórica e prática no ensino na área de Educação Física no país, difundir conhecimentos ligados à área e realizar pesquisas. Em 2001, com o objetivo de preservar a memória da ENEFD foi criado o Centro de Memória (CeMe) da Escola. “Hoje, o CeMe vem se tornando um centro referencial para a preservação da memória da Educação Física e do Esporte no Estado do Rio de Janeiro”, conclui Melo.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes