O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Reunião Anual da SBPC volta à Amazônia
Publicado em: 17/07/2014

Reunião Anual da SBPC volta à Amazônia

Débora Motta

                                                   Reprodução
   
Cartaz da 66 Reunião Anual do SBPC: Acre
receberá o maior encontro latino de C,T&I

 

Depois das bem-sucedidas edições realizadas em Belém e Manaus, respectivamente em 2007 e 2009, a 66 Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) volta à Amazônia. Dessa vez, o lugar escolhido foi a capital do Acre, Rio Branco. Com o tema “Ciência e Tecnologia em uma Amazônia sem fronteiras”, a Reunião vai colocar a região no centro dos debates científicos e tecnológicos, de 22 a 27 de julho, no campus da Universidade Federal do Acre (Ufac), que completa em 2014 o seu cinquentenário. “A Reunião da SBPC acontece em Rio Branco em um momento muito especial, em que a Ufac completa 40 anos de federalização e 50 anos de existência. Vamos comemorar recebendo esse grande evento, que deixará como legado a elaboração de políticas públicas para nossa região amazônica”, disse a vice-reitora da Ufac e coordenadora local da Reunião, Guida Aquino.

A FAPERJ vai compartilhar um espaço (nos estandes E, F, G e H, n 18, 19, 20 e 21) com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), no pavilhão da ExpoT&C – tradicional mostra de ciência, tecnologia e inovação da Reunião, que reúne centenas de expositores, como universidades, institutos de pesquisa, agências de fomento, entidades governamentais e outras organizações interessadas em apresentar novas tecnologias, produtos e serviços.

O tema central escolhido para o evento reflete a realidade geográfica de uma região que integra diversas culturas, países e uma das maiores biodiversidades do planeta. Uma riqueza natural que transborda as delimitações da geografia política, já que esse acervo do planeta é cada vez mais reconhecido como imprescindível à preservação das espécies vivas. Nesse contexto, o governo estadual instituiu 2014 como o “Ano da Ciência e Tecnologia no Acre”. No total, serão 199 atividades, com a participação de pesquisadores renomados do Brasil e exterior, e gestores do sistema estadual e nacional de C&T.

Haverá 51 conferências, 62 mesas-redondas, 54 minicursos, 16 encontros, sete sessões especiais e cinco assembleias. Pesquisadores de todo o País discutirão temas relevantes de todas as áreas do conhecimento, das ciências humanas e sociais às tecnológicas, exatas e da terra, biológicas e da saúde. Entre os temas que serão debatidos nas conferências, estão "Ciência e Tecnologia: Imperativo para o desenvolvimento Brasileiro"; "Serpentes peçonhentas e acidentes ofídicos no Brasil"; "Reservas Extrativistas 25 anos depois"; "O Brasil no espaço - As aplicações e os serviços oferecidos por satélites"; "Biodiversidade e sociedades tradicionais na Amazônia"; e "O uso de animais em pesquisas e no ensino", entre outras. Entre os temas discutidos nas mesas-redondas estão: "Amazônia: O desafio de formação e fixação de doutores"; "Os impactos socioambientais da exploração de petróleo e gás de xisto no Acre"; “O marco civil da internet”, e outros.

Aliada a essa programação científica, que reflete o que de mais avançado acontece atualmente na ciência e tecnologia, o evento inclui a ExpoT&C, Sessão de Pôsteres – que contará com 1.594 trabalhos –, Jornada Nacional de Iniciação Científica, SBPC Jovem – com atividades que visam despertar o interesse dos jovens pela ciência e tecnologia –, SBPC Cultural, e as novidades Dia da Família na Ciência, SBPC Indígena, SBPC Extrativista e Encontro com sociedades científicas parceiras internacionais. O Dia da Família na Ciência será dedicado inteiramente à visitação e interação com as famílias acreanas, que estão sendo convidadas a conhecer de perto os avanços da ciência brasileira. “Será uma forma de aproximar a população da ciência presente no nosso cotidiano. Ele vai se tornar uma atração regular das próximas edições da Reunião da SBPC”, justificou. “Por sua vez, a SBPC Indígena vai promover um grande encontro entre os indígenas brasileiros, bolivianos e peruanos, que vão debater questões como a saúde e educação dos seus povos”, completou Guida. E prosseguiu: “Já o SBPC Extrativista terá palestras no parque zoobotânico, no campus da Ufac, e vai discutir como o extrativismo pode ser realizado de forma sustentável, com o conceito de economia verde.”

Também pela primeira vez em uma Reunião Anual da SBPC, acontecerá um seminário internacional, reunindo representantes das coirmãs da Europa (EuroScience, European Association for the Promotion of Science and Technology), dos Estados Unidos (AAAS, American Association for the Advancement of Science), da China (CAST, China Association for Science and Technology). Esse encontro com parceiros de outros países resulta de um esforço que vem sendo realizado pela SBPC no sentido de propagar a ciência brasileira em nível internacional. “Será a primeira vez que o Brasil vai receber delegações científicas estrangeiras coirmãs da SBPC, na China, na Europa e nos EUA”, destacou Guida.

Realizada desde 1948, com a participação de representantes de sociedades científicas, autoridades e gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia, a Reunião Anual da SBPC é o maior fórum da América Latina para a difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e um fórum de debates de políticas públicas para a ciência e tecnologia. “Vamos tentar fazer uma das melhores reuniões anuais da SBPC para honrar a tradição dos bons encontros que vêm sendo realizados. Já estamos trabalhando há um ano para a logística desse evento. Esperamos receber uma média de 13 mil visitantes por dia no campus da Ufac, incluindo pesquisadores, acadêmicos e visitantes”, concluiu Guida.

Reunião do Confap

Paralelamente, a reunião do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) será realizada no Hotel Holyday Inn Express Rio Branco. Será o terceiro encontro nacional da entidade no ano. Para o primeiro dia, estão previstos debates internos sobre o Siconv (Sistema de Convênio do governo federal), as relações entre as Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) e a tramitação do Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação no Congresso Nacional.

No segundo dia, devem acontecer apresentações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), além de palestras com representantes de órgãos relacionados à pesquisa da França e Reino Unido, países com os quais foram assinados acordos de cooperação internacional. O ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Clelio Campolina, é esperado para participar do encerramento do fórum do Confap. Após o evento, terá início a 66 Reunião Anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), na Universidade Federal do Acre.

Evento: 66 Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)

Data: de 22 a 27 de julho de 2014

Horário: De 10h às 19h

Tema da reunião: “Ciência e Tecnologia em uma Amazônia sem fronteiras”

Local: campus da Universidade Federal do Acre (Ufac)

Programação: http://www.sbpcnet.org.br/riobranco/atividades/programacao.php

Outras informações: http://www.sbpcnet.org.br/   

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes