O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Pequenos cetáceos são tema de novo trabalho da Uenf
Publicado em: 02/06/2004
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Pequenos cetáceos são tema de novo trabalho da Uenf

A vida e a morte dos pequenos cetáceos do litoral Norte do estado do Rio de Janeiro é o tema do livro Biologia e conservação de pequenos cetáceos no Norte do Rio de Janeiro, das pesquisadoras Ana Paula Madeira Di Beneditto e Renata Maria Arruda Ramos, da Universidade do Norte Fluminense (Uenf). Organizada por Carlos Eduardo Rezende e apoiada pela FAPERJ, a publicação aborda a atividade pesqueira, relações populacionais, estrutura etária, reprodução e hábitos alimentares, parasitismo e estratégia de conservação de determinadas espécies de pequenos cetáceos.

 

Ana Paula já havia publicado, também com o apoio da Fundação, o Guia para estudo de cetáceos (volume 1) – Interações com atividades de pesca. Ambos os trabalhos fazem parte da série Guia para estudo em Ciências Ambientais, publicação seriada editada pelo Laboratório de Ciências Ambientais (LCA) da Uenf.

 

O objetivo da coleção, segundo a autora dos livros, é divulgar para a sociedade e os meios acadêmicos as atividades de pesquisa desenvolvidas pelo LCA. Outra proposta da série é produzir material didático de qualidade na língua portuguesa. ”Não pretendemos preencher totalmente a lacuna da escassez de material de qualidade, mas sim colaborar através da divulgação de experiências individuais e coletivas de nossos professores, técnicos e alunos de graduação e pós-graduação”, afirma Ana Paula.

 

De acordo com Carlos Eduardo Rezende, que escreveu o prefácio, o livro trata de material inédito sobre o Norte Fluminense e duas espécies de cetáceos: Pontoporia blainvillei e Sotalia fluviatilis.

Com tiragem de mil exemplares, Biologia e Conservação de Pequenos Cetáceos no Norte do Estado do Rio de Janeiro foi doada para o acervo bibliográfico de diversas instituições de ensino e pesquisa do Brasil, órgãos governamentais, ONGs que atuam no estudo e na conservação do ambiente marinho e pesquisadores brasileiros que desenvolvem estudos sobre mamíferos aquáticos. 

Outras informações sobre a publicação podem ser obtidas no Laboratório de Ciências Ambientais pelo telefone (22) 27726-1472 ou pelo email: lca@uenf.br . O LCA é vinculado ao Centro de Biociências e Biotecnologia (CBB) da Uenf.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes