O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Registros Paroquiais de Terras - Rio de Janeiro - Século XIX
Publicado em: 26/04/2004

Registros Paroquiais de Terras - Rio de Janeiro - Século XIX

Ano 2003

Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro
FAPERJ


O Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro disponibiliza ao público a documentação referente aos livros de Registros Paroquiais de Terras, versão digitalizada. O material foi reunido numa coleção de oito CD’s que contém as declarações de todos os que tinham título de propriedade ou posse de terras, em meados do século XIX, a partir de 1854, na Província do Rio de Janeiro.


Pelo teor dos livros pode-se atestar a importância desse conjunto documental para a pesquisa histórica no Brasil. Esses documentos são fontes preciosas para a compreensão de várias questões nas áreas econômica, político-administrativa e social da história do atual Estado do Rio de Janeiro.

 

Pesquisadores e estudiosos encontrarão documentos referentes à formação da estrutura fundiária do estado; o padrão de ocupação de seu solo agrário; a evolução da produção econômica; a formação político-administrativa dos municípios e a questão secular e extremamente atual dos litígios de terra no Brasil.

O conjunto de CD's contendo esta versão digitalizada está à venda no Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro.

 

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes