O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Notas 478 - Semana de 10 a 16 de abril de 2014
Publicado em: 10/04/2014
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Notas 478 - Semana de 10 a 16 de abril de 2014

Lécio Augusto Ramos 

           
      Alexandre Vieira é formado em Sociologia
Alexandre Vieira é o novo secretário estadual de C&T
O novo secretário estadual de Ciência e Tecnologia (C&T) é Alexandre Sérgio Alves Vieira. A nomeação de Vieira para o cargo, anteriormente ocupado por Gustavo Reis Ferreira, o deputado estadual Gustavo Tutuca, que reassumiu seu mandato na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), foi publicada nesta quinta-feira, 10 de abril, no Diário Oficial do estado. Concluindo o mestrado em administração pública na Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (Ebape), da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Vieira já atuava como gestor público na área, como subsecretário estadual de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, desde janeiro de 2013. Ele se graduou em Ciências Sociais pela Universidade Cândido Mendes, em 2008, e possui MBA em Marketing pela FGV. Aos 42 anos, casado e com dois filhos, o sociólogo é membro do Conselho Superior da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (Faetec) e membro do conselho curador do Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (Uezo). Mais informações:
http://www.rj.gov.br/web/sect

Reprodução/Twitter 
       
O novo presidente do Consecti possui mestrado
em linguística
 aplicada e estudos da linguagem
Odenildo Sena assume a presidência do Consecti
O vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti), Odenildo Sena, assumiu o posto de presidente da instituição. Ele substitui Jadir Péla, que deixará a entidade para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa do Espírito Santo nas eleições de outubro. Como vice-presidente, assume o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) de Sergipe, Saumíneo Nascimento. Sena é formado em Letras pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Ele possui mestrado em linguística aplicada e estudos da linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e doutorado em Estudos da Linguagem também pela PUC-SP. Como gestor, já esteve à frente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e do Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap). Atualmente, ele é secretário de Ciência e Tecnologia do Amazonas. Mais informações:
http://www.consecti.org.br

Divulgação 

           
      A nova Biblioteca Parque Estadual  vai economizar até
        45% do consumo de água e 28% de energia elétrica
Centro do Rio ganha biblioteca sustentável
Foram quatro anos de obras e uma grande mudança no meio do caminho até a abertura da Biblioteca Parque Estadual na última semana. É que, um ano após iniciada a reforma no prédio da Avenida Presidente Vargas, decidiu-se incorporar ali alguns critérios de sustentabilidade que já vinham sendo empregados em obras como a do Museu da Imagem e do Som, em construção em Copacabana. As adaptações incluíram mudanças nos sistemas de ar condicionado, que se tornou mais eficiente, e de iluminação. Com isso, o prédio projetado originalmente por Glauco Campelo nos anos 1980 que também acompanhou todo o retrofit realizado agora vai economizar até 45% do consumo de água e 28% de energia elétrica e pode até ganhar o selo Leed na categoria Ouro, certificação concedida pelo Green Building Council Brasil (GBC).O espaço conta com soluções simples, possíveis de serem feitas em qualquer edificação pública ou privada, como telhados verdes. No caso da biblioteca, foram dois mil metros quadrados de área, o que ajuda a reduzir a incidência solar dentro do prédio, melhorando o conforto térmico e a necessidade do uso de ar condicionado. A instalação de vidros duplos nas fachadas atende ao mesmo objetivo, já que chega a reduzir em 52% a entrada do calor, sem, contudo, barrar a luz. Outra medida adotada foi a instalação de painéis fotovoltaicos, que devem produzir cerca de 50 mil megawatts de energia. Além disso, o piso do salão principal foi feito com madeira certificada, os banheiros ganharam descargas com duplo fluxo e torneiras com fechamento automático e o telhado conta com sistema de captação da água da chuva, usada na irrigação e nos banheiros. Outra grande novidade foi a construção de um prédio anexo. E, entre os dois, a criação de um espaço de convivência, que conta com espelho d’água, parede verde e um bicicletário, para quem quiser chegar pedalando até ali. Aberta ao público na última semana, a biblioteca tem capacidade para receber cinco mil pessoas por dia, que são informadas, por totens espalhados pelo prédio todo, sobre o funcionamento sustentável da edificação. As obras consumiram ao todo R$ 71 milhões. Com entradas pela Presidente Vargas, Saara e Campo de Santana, a Biblioteca Parque tem um acervo literário de 200 mil itens, 20 mil filmes e três milhões de músicas digitalizadas. Mais informações:
http://www.cultura.rj.gov.br/espaco/biblioteca-parque-estadual-bpe

São Camilo inaugura pós em Medicina do Trabalho com foco no mercado
Atenta à forte demanda no setor de saúde, a Faculdade São Camilo está com as inscrições abertas para o seu novo curso de pós-graduação em Medicina do Trabalho, no campus Tijuca. O objetivo da instituição é formar profissionais que tenham o objetivo de prestar concursos públicos ou de trabalhar na iniciativa privada. Segundo o coordenador do curso, Jorge Teixeira, o setor privado também carece de médicos especializados em medicina do trabalho, devido ao apagão de mão de obra nas áreas do pré-sal, do setor petroquímico – bacias de Campos e Macaé –, e do avanço e da necessidade médica dos trabalhadores. O curso possui carga horária total de 520 horas e tem duração de 18 meses. Para facilitar a vida e o tempo dos médicos que buscam esta especialização, as aulas serão realizadas uma vez por mês – sexta-feira, das 18h30 às 22h50, e sábado, das 8h às 17h30. Nos últimos cinco meses do curso, os encontros serão quinzenais. Com a conclusão do curso em Medicina do Trabalho, os profissionais poderão assinar o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), entre outros documentos legais pertinentes à Segurança e à Saúde no Trabalho. O médico pós-graduado também poderá atuar como perito judicial em insalubridade e periculosidade, conforme o artigo 195 da CLT. O profissional pode trabalhar ainda como consultor de empresas no campo da Segurança e Saúde do Trabalho, formar clínicas de atendimento em Medicina do Trabalho e trabalhar nas mais variadas empresas. Mais informações: (21) 2117-4200, atendimento@saocamilo-rj.br ou
http://www.saocamilo-rj.br

Secretaria Municipal de Educação promove estimulo à leitura
Em comemoração ao Dia da Biblioteca, comemorado nessa quarta, 9 de abril, a Secretaria Municipal de Educação acaba de dar um grande estimulo à leitura: no site Educoteca, foram disponibilizados 300 livros on-line e de graça. Mais informações:
http://educoteca.educopedia.com.br

Site da 66 Reunião Anual da SBPC ganha versão em inglês e espanhol
A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) acaba de lançar as versões em inglês e espanhol do site da 66 Reunião Anual, com os principais conteúdos que a página em português oferece. O evento ocorrerá de 22 a 27 de julho de 2014, no campus da Universidade Federal do Acre (Ufac), em Rio Branco, com o tema "Ciência e Tecnologia em uma Amazônia sem Fronteiras". As versões nos outros idiomas podem ser acessadas clicando no ícone na parte superior direita do site. A página nas duas versões vem ao encontro da necessidade de atender participantes de diversos países e acompanha os esforços de internacionalização da 66 edição, que irá discutir como a ciência e a tecnologia podem causar impacto no conhecimento e desenvolvimento da Amazônia. Vale lembrar que a região não é só brasileira, estendendo-se a outros oito países da América do Sul. A ideia da SBPC é que o evento proporcione discussões que ultrapassem as fronteiras políticas e demarcadas pelo homem. Este ano, pela primeira vez, a SBPC reunirá as principais associações científicas da China, da Europa, da Índia e dos Estados Unidos, além de pesquisadores renomados da América Latina. Na lista de participantes, estão a Associação Chinesa para a Ciência e a Tecnologia (Cast, na sigla em inglês), a Associação Europeia para Ciência (EuroScience), o Congresso de Associações de Ciência da Índia (Isca) e a Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS). Mais informações:
http://www.sbpcnet.org.br/site/noticias/materias/detalhe.php?id=2641

Parceria entre institutos obtém patente para fertilizante de base mineral
A parceria entre o Centro de Tecnologia Mineral (Cetem/MCTI), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Serviço Geológico Brasileiro (CPRM) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) teve deferido o pedido de patente de uma nova tecnologia de produção de fertilizantes de liberação lenta. A outorga foi concedida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). A patente "Composição mineral zeolítica, processos de modificação e utilização" tem como inventores os pesquisadores Marisa Bezerra de Mello Monte, Alberto Carlos de Campos Bernardi, Paulo Renato Perdigão de Paiva, Nélio das Graças de Andrade da Mata Rezende, Fernando de Souza Barros e Hélio Salim de Amorim. O experimento se mostrou eficiente no aumento da produtividade agrícola em até 40%, além de ser capaz de substituir fertilizantes solúveis, que podem poluir as águas e desperdiçar nutrientes dos alimentos. Os testes foram feitos em culturas de alface, tomate e mudas de frutas cítricas. O uso dos concentrados zeolíticos também reduziu o impacto ambiental causado pelo gás amônia, um dos principais do efeito estufa, e liberado pela ureia utilizada como base para os fertilizantes solúveis. Esse gás tem capacidade 50 vezes maior de poluição da atmosfera que o dióxido de carbono. Mais informações: http://www.cetem.gov.br

Biblioteca Fazendo História debate períodos ditatoriais brasileiros
A relação do Brasil com o autoritarismo é o tema do evento Biblioteca Fazendo História de abril, que abordará os períodos ditatoriais do país e suas consequências para a formação nacional. O delegado e cientista político Orlando Zaccone, responsável no caso do desaparecimento de Amarildo, e o jornalista Cid Benjamin, militante à época da ditadura civil-militar, são os convidados do debate. Promovido pela Revista de História da Biblioteca Nacional, o evento acontece na terça, 15 de abril, às 16h, no auditório Machado de Assis da Biblioteca Nacional. Mais informações:
http://www.revistadehistoria.com.br

Vice-prefeita de Barcelona visita Parque Tecnológico da UFRJ
O Parque Tecnológico da UFRJ, na Ilha da Cidade Universitária, no Rio, iniciou nesta quinta-feira, 10 de abril, a série de palestras “Inova Parque”, que vai trazer mensalmente ao campus da UFRJ autoridades, especialistas, professores e alunos para debaterem temas relacionados a esses dois assuntos. A convite do Parque Tecnológico, a vice-prefeita de Barcelona, Sònia Recasens, inaugura o ciclo e vai falar sobre “Tecnologias móveis para a transformação econômica e social das cidades”, abordando Barcelona como capital mundial de tecnologias móveis. Além da vice-prefeita, Karin Breitman, diretora do Centro de P&D da EMC, que se encontra em construção no Parque Tecnológico, Josep Miguel Piqué, diretor do escritório Economic Growth, da prefeitura da capital catalã, e Josep Marquès, diretor executivo de promoção econômica da Barcelona Activa, também da prefeitura de Barcelona, participarão como debatedores. Os debates acontecem no auditório do prédio de administração do Parque da UFRJ, entrada pela Rua Paulo Emídio Barbosa, 485, Ilha da Cidade Universitária. Mais informações:
www.ufrj.br

PUC-Rio abre seleção para professores em Engenharia Industrial
O Departamento de Engenharia Industrial (DEI) do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) está com processo seletivo aberto até 1 de agosto para a contratação de dois professores. A pesquisa do candidato deverá estar relacionada a uma das três áreas de concentração do DEI (Transporte e Logística, Finanças e Análise de Investimentos e Gerência de Produção). Ambos iniciarão a carreira acadêmica como "Professor Assistente" (cargo equivalente ao de “Professor Adjunto I” nas universidades federais). A carga horária é de 40 horas semanais, com dedicação exclusiva e contratação prevista para o início de 2015. Os interessados devem ter doutorado em engenharia de produção, economia, administração ou áreas afins, demonstrar forte inclinação e motivação para pesquisa (voltada, principalmente, para publicações em periódicos internacionais), boa didática para lecionar nos cursos de graduação, extensão e pós-graduação e facilidade de entrosamento para se relacionar e se projeta no Departamento e fora dele. A documentação exigida inclui currículo Lattes atualizado (ou equivalente para estrangeiros), proposta de pesquisa (máximo de quatro páginas), um retrato 3x4, cópia da carteira de identidade, cópia dos diplomas de graduação e pós-graduação (ou declaração da conclusão) e cópia dos históricos escolares. Os documentos devem ser enviados até dia 01 de agosto por e-mail. Mais informações:
http://www.ind.puc-rio.br/Noticia.aspx?field=82

Concurso da Aquafluxus homenageia Dia Mundial da Água
A Aquafluxus, empresa da Incubadora do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), promove o concurso cultural Dia Mundial da Água. A empresa vai selecionar as melhores redações recebidas sobre Água e Energia, Água e Meio Ambiente, Água e Cidade e Água e História e vai premiar os vencedores das categorias, que terão ainda seus nomes divulgados no blog Cidade das Águas. Os envios podem ser feitos até o dia 22 de abril para o e-mail contato@aquafluxus.com.br. O Dia Mundial da Água, 22 de março, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) a partir da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Rio-92, realizada no Rio de Janeiro em 1992. A ONU e seus países-membros dedicam a data para promover recomendações e atividades relacionadas à preservação desse recurso natural. Neste ano, o tema é "Água e Energia". Buscando uma maior valorização da água no espaço urbano, a AquaFluxus elabora projetos de controle de inundações e de sistemas de drenagem com maior precisão, menor risco e ambientalmente mais sustentáveis. Também desenvolve estudos de modelagem hidrológica-hidrodinâmica de bacias hidrográficas urbanas e rurais, para diagnóstico de enchentes e prognósticos de intervenções estruturais em corpos d'água, assim como avaliação de impacto nos sistemas hídricos locais, decorrente de novos empreendimentos e alterações do uso e cobertura do solo. Para isso, conta com o auxilio de sistemas de modelagem computacional desenvolvidos na Coppe/UFRJ e emprega os conceitos de drenagem sustentável. Mais informações:
http://www.parque.ufrj.br

Seminário na Alerj debate mobilidade urbana
Gestores estaduais, municipais e representantes da sociedade civil estarão reunidos no dia 29 de abril, das 9h30 às 14h, no Plenário Barbosa Lima Sobrinho da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj - Rua Primeiro de Março, s/n, Centro, RJ, Rio de Janeiro) para o seminário “Sensibilização para a Política e o Plano de Mobilidade Urbana”. O objetivo do evento é divulgar a Lei N 12.587/2012, que estabelece a Política Nacional de Mobilidade Urbana, e fomentar novos planos na área. Mais informações:
www.capacidades.gov.br

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes