O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Fundação contempla 49 projetos no programa de Apoio à Publicação de Periódicos
Publicado em: 06/03/2014
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Fundação contempla 49 projetos no programa de Apoio à Publicação de Periódicos

A diretoria da Fundação anuncia nesta quinta-feira, 6 de março, a listagem dos contemplados na terceira edição do programa Apoio à publicação de periódicos científicos e tecnológicos institucionais – 2013. Do total de 49 projetos aprovados, 10 instituições de ensino e pesquisa foram beneficiadas. Entre elas, as três que mais aprovaram propostas foram a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), ambas com 12 projetos contemplados, e a Universidade Federal Fluminense (UFF), com 11.

Também foram beneficiadas a Fundação Oswaldo Cruz, que teve cinco propostas aprovadas; a Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio), que teve três; e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), que aprovou duas. A Fundação Getúlio Vargas (FGV), a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), a Fundação Cesgranrio (Cesgranrio), Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) tiveram, cada, um projeto beneficiado.

Como forma de contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico, econômico, ambiental e social do estado, o programa visa apoiar a editoração e publicação de periódicos científicos e tecnológicos brasileiros, mantidos e editados por instituições científicas e tecnológicas sediadas no estado do Rio de Janeiro, ou sociedades científicas brasileiras, impressos ou por via eletrônica, em todas as áreas de conhecimento. Puderam inscrever projetos pesquisadores vinculados a instituições públicas ou privadas sediadas no estado, com grau de doutor, membros do corpo editorial do periódico para o qual solicitaram recursos, com currículo cadastrado na plataforma Lattes. Os proponentes precisaram ainda publicar ou ser mantenedores de periódicos que já vêm sendo editados, sem fins lucrativos; que estejam indexados em indexadores relevantes e reconhecidos pela comunidade científica e tecnológica; ou que estejam indexados na base de dados SciELO ou classificados no Qualis da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) na área ou subárea do conhecimento para a qual estejam se candidatando. O periódico também deveria estar efetivamente indexado, e não figurando em coleções, como bibliotecas ou outras do gênero.

Outro critério determinado pelo edital foi que a abrangência desses periódicos fosse nacional; que contassem com corpo editorial; que não fossem sejam departamentais, regionais, ou de programas de pós-graduação que publiquem, predominantemente, artigos de autores locais. Deveriam ainda publicar pesquisas originais, avaliadas por pares e não divulgadas em outros periódicos; ter circulado de forma regular nos dois anos imediatamente anteriores ao da solicitação da proposta (2011-2013); apresentar periodicidade de pelo menos dois fascículos ao ano; possuir International Standard Serial Number (ISSN); representar, em relação a outros periódicos da mesma área, a opção majoritária de publicações por autores brasileiros; atender aos padrões mínimos de normatização para publicação de periódicos científicos da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT); e publicar, no mínimo, cinco artigos por fascículo.

Cada uma das propostas apresentadas não deveria ultrapassar o valor máximo de R$ 80 mil. Os recursos solicitados poderão custear despesas de capital, como aquisição de materiais permanentes e de equipamentos; ou despesas de custeio, como serviços de terceiros (pessoas físicas e jurídicas); e material de consumo e componentes e/ou peças de reposição de equipamentos.

Os pesquisadores contemplados deverão agora aguardar o comunicado da FAPERJ, via correio eletrônico, para a retirada dos documentos para assinatura dos Termos de Outorga e para abertura de conta bancária.

 

 

Confira a lista completa dos contemplados no edital Apoio à publicação de periódicos científicos e tecnológicos institucionais – 2013

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes