O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Para projetar o futuro da história da ciência e da política fluminense
Publicado em: 13/02/2014
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Para projetar o futuro da história da ciência e da política fluminense

Fotos de Lécio Augusto Ramos 

                              
      Secretário Tutuca (C) é ladeado pelas organizadoras do dicionário, Alzira de Abreu (D)
         e Christiane de Paula, Sérgio Quintella,
 Ruy Marques e o governador Sérgio Cabral   

Nos últimos dez anos, o estado do Rio de Janeiro ampliou de forma significativa o número de instituições voltadas para a área de ciência, tecnologia e cultura. Segundo levantamento feito para a mais nova edição do Mapa da Ciência do Rio de Janeiro, enquanto em 2004 contava-se com 158 verbetes de instituições ligadas à área, hoje este número foi acrescido de mais 140, chegando a um total de 298. O livro, produzido por uma equipe de pesquisadores vinculados à Fundação Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Estado do Rio de Janeiro (Ceperj), foi lançado oficialmente em cerimônia realizada na manhã desta quarta-feira, 12 de fevereiro, no Palácio Guanabara. Na ocasião, foram lançados ainda o Dicionário da Política Republicana do Rio de Janeiro e a coletânea de biografias Cientistas Fluminenses, todos editados com apoio da FAPERJ. As obras serão distribuídas para bibliotecas e escolas públicas estaduais, como forma de estimular a cultura científica entre os jovens e a população fluminense em geral.

Durante o evento, que contou com a presença de diversas autoridades, o governador Sérgio Cabral reforçou a importância da leitura como forma de recuperação da cidadania e autoestima de moradores de áreas marginalizadas da cidade e citou exemplo bem-sucedido o projeto das Bibliotecas-Parque – grandes obras arquitetônicas, com espaços multimídia, integrando cinema, teatro e atividades gratuitas, além de, obviamente, empréstimo de livros. No Rio, a primeira delas foi inaugurada na favela de Manguinhos, dois anos antes da chegada da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) à comunidade. "No local são emprestados anualmente cerca de 30 mil livros e nunca houve caso de sumiço de publicação. No final de março, será reinaugurada, dentro desses moldes, a Biblioteca Pública do Estado do Rio de Janeiro (BPE), no centro da cidade", afirmou.

 

Cabral destacou ainda o crescimento de investimentos da área de ciência e tecnologia nos últimos sete anos, que atingiram a marca de cerca de R$ 2,1 bilhões. "A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) vêm expandindo sistematicamente seus laboratórios e ampliando suas pesquisas. O Centro Universitário da Zona Oeste (Uezo), localizado em instalações provisórias, dará início agora em março às obras de uma sede definitiva em Campo Grande, Zona Oeste, às margens da Avenida Brasil. O ensino técnico-profissionalizante tem crescido bastante com a Fundação de Apoio ao Ensino Técnico (Faetec), que vem formando 200 mil alunos por ano, e com os projetos de Centros de Vocacionais Tecnológicos (CVTs), unidades daquela instituição voltadas para a formação de profissionais de nível técnico para a produção industrial regional local. E o Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cederj), que antes formava sete mil alunos por ano, atualmente vem formando 30 mil", complementou.

 

      

  Sérgio Cabral destaca a importância das publicações para
      o resgate da cidadania e da autoestima fluminenses

Secretário Estadual de C&T, Gustavo Tutuca destacou a importância das três publicações editadas com apoio da FAPERJ para o resgate da história da ciência e da política fluminense, mapeando o cenário e projetando o futuro. "Vale destacar que somente no ano passado a Fundação investiu mais de R$ 400 milhões para apoiar as pesquisas fluminenses", afirmou. Ele falou ainda sobre o empenho que tem sido dado pela secretaria na valorização dos funcionários da área de ciência & tecnologia. "Ontem, a Assembleia Legislativa aprovou o novo plano de cargos e salários da Faetec; hoje, aprovamos o plano de reestruturação do corpo técnico-administrativo da Uerj. Estamos agora em vias de encaminhar o novo plano do Cederj e devemos em breve, fazer o mesmo com a FAPERJ", acrescentou.


Já o presidente da FAPERJ, Ruy Garcia Marques, mostrou-se orgulhoso com o lançamento das três publicações, lembrando que, entre os muitos programas desenvolvidos pela Fundação, destaca-se o apoio a publicações. "Somente citando o Auxílio à Editoração (APQ 3), atingimos em 2013 a marca das mil obras publicadas. O APQ 3 cumpre um papel fundamental: incentiva a divulgação de obras de grande significado, em todas as áreas da ciência e tecnologia. Ainda assim, também têm sido publicadas muitas outras obras de inegável valor dentro de outros programas de fomento, como resultado direto das pesquisas realizadas", explicou. Ele ainda agradeceu pessoalmente ao governador Sérgio Cabral e ao vice-governador Luiz Fernando Pezão em nome da comunidade científica pelo texto enviado à Assembleia Legislativa passando para a FAPERJ o patrimônio do edifício situado entre os números 42 a 48 da Rua da Alfândega. "Com esse gesto, pela primeira vez na história, a FAPERJ terá sede própria. Após a licitação pública recentemente concluída, a empresa vencedora já está instalando o canteiro de obras para dar início à recuperação do belo edifício que abrigará a sede da nossa Fundação. A FAPERJ, por sua vez, cederá parte do edifício para abrigar a sede da Academia Brasileira de Ciências, o que muito nos honrará", concluiu.

O evento também contou com a presença dos diretores científico e de Tecnologia da FAPERJ, Jerson Lima e Rex Nazaré, respectivamente; de assessores e funcionários da Fundação; do reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Roberto Salles; do reitor da Uezo, Alex Sirqueira; do vice-reitor da Uerj, Paulo Volpato; do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade do Grande Rio (Unigranrio), Emílio Antonio Francischetti; do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), Ricardo Silva Cardoso ; do presidente da Fundação Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro (Ceperj), Maurício Carlos Ribeiro; do vice-presidente da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Sérgio Franklin Quintella; da secretária estadual de Cultura, Adriana Rattes; da presidente do Conselho Superior da FAPERJ, Eliete Bouskela; do presidente da Academia Nacional de Medicina, Pietro Novellino; do presidente da Academia Brasileira de Ciências, Jacob Palis; do presidente da Faetec, Celso Pansera; do secretário municipal de C&T, Franklin Dias Coelho; do secretário geral da Academia de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Acamerj), Pedro Aleixo e diversas outras autoridades e membros da comunidade científica fluminense.


Sobre as publicações

              
         O presidente da FAPERJ, Ruy Garcia Marques, diante do 
           painel com a reprodução ampliada dos livros lançados



Em sua nova edição, o Mapa da Ciência apresenta versão trilíngue – português, inglês e espanhol, em que retrata o cenário das instituições de ciência e tecnologia sediadas no estado, e refletindo, em boa medida, a nova realidade de investimentos públicos.

O Dicionário da Política Republicana do Rio de Janeiro busca colocar ao alcance da sociedade um painel informativo sobre a história política, econômica e cultural do estado e da cidade do Rio de Janeiro, a partir da proclamação da República, em 15 de novembro de 1889, até 2009. Na obra, encontram-se as biografias de todas as personalidades que se destacaram no mundo político-administrativo, como governadores, senadores, deputados federais e estaduais (Rio de Janeiro e Guanabara), prefeitos do Rio de Janeiro, Niterói e Campos, além de outras personalidades que se destacaram no campo cultural e científico. Com 1.432 páginas, a obra foi organizada e produzida por pesquisadores do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC), da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Cientistas Fluminenses é a primeira série de uma coletânea de biografias de cientistas fluminenses, focando inicialmente dez nomes: Anísio Teixeira, Carlos Chagas, Carlos Chagas Filho, Cesar Lattes, Edgar Roquete-Pinto, Johanna Döbereiner, José Leite Lopes, Nise da Silveira, Oswaldo Cruz e Vital Brazil. Foi organizada pela Editora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (EdUERJ), em parceria com o Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos (Cebela), como forma de despertar o interesse pela ciência e tecnologia sobretudo entre os jovens. Ainda em 2014, será lançada uma nova série da coletânea, com mais dez biografias de importantes cientistas.

 

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes