O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Fundação divulga resultado de seu primeiro edital fruto de parceria internacional: Conicet - Argentina
Publicado em: 16/01/2014
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Fundação divulga resultado de seu primeiro edital fruto de parceria internacional: Conicet - Argentina

Em consonância aos esforços empreendidos para aumentar sua inserção internacional, a Fundação divulga, nesta quinta-feira, 16 de janeiro, a listagem dos contemplados no primeiro edital lançado como fruto do acordo de cooperação com o Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas de La República Argentina (Conicet). Com o resultado, a FAPERJ anuncia seu apoio a 36 novos projetos, que serão implementados com recursos do programa de Cooperação Bilateral FAPERJ-Conicet – 2013.

Segundo afirmou o presidente da FAPERJ, Ruy Marques, o programa de Cooperação Bilateral FAPERJ-Conicet – 2013 foi uma das várias iniciativas que tivemos em 2013 no sentido da internacionalização. "Vimos dialogando com diversas organizações internacionais, visando propiciar o lançamento de novos programas de cooperação. Em toda essa busca de parcerias, objetivamos não somente o intercâmbio de pesquisadores e alunos, mas também o desenvolvimento de trabalhos de pesquisa em parceria com grupos do exterior, com o é o caso do Conicet. O programa, lançado em hora bastante apropriada, foi uma forma de comprovar os esforços para internacionalização de nossas atividades", declarou Ruy Marques.

Dos 36 novos projetos, 15 tiveram origem na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e quatro na Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf). A Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) aprovaram, cada, três propostas, enquanto a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e a Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio) tiveram, cada, dois projetos beneficiados. Também tiveram propostas aprovadas o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a Universidade Santa Úrsula (USU), o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), o Observatório Nacional (ON) e o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa).

Como o edital se volta a financiar projetos conjuntos, entre pesquisadores de instituições de ensino e pesquisa fluminenses e pesquisadores de instituições associadas ao Conicet, em todas as áreas do conhecimento, entre os projetos contemplados estão "Hidrodinâmica de sistemas estuarinos: efeitos de escala e estudo comparativo entre os estuários dos rios Amazonas (Brasil) e Quequén Grande (Argentina)"; "Proteínas e peptídeos antimicrobianos de plantas de interesse agropecuário e médico"; e "Aspectos epidemiológicos e moleculares dos vírus das hepatites entre casos humanos e amostras ambientais provenientes da Argentina e Brasil".

Submetidos necessariamente por pesquisadores que já fossem coordenadores de projetos vigentes apoiados pela FAPERJ, Cientista do Nosso Estado ou Jovem Cientista do Nosso Estado, os projetos aprovados serão desenvolvidos em colaboração por equipes de pesquisadores com vínculo empregatício ou funcional em instituições de ensino superior ou de pesquisa públicas ou privadas fluminenses, e pesquisadores vinculados ao Conicet. Das equipes, também podem fazer parte pós-doutores, com bolsas ativas de agências de fomento, e doutorandos, que também poderão participar das atividades de intercâmbio Brasil-Argentina, desde que com a solicitação prévia de autorização à FAPERJ pelo coordenador do projeto, junto com a apresentação do respectivo plano de trabalho a ser cumprido.

Além da qualificação dos coordenadores e sua experiência em coordenação de projetos de cooperação internacional no tema proposto, assim como sua competência e da equipe proposta, titularidade e coprodução científico-tecnológica, capacidade de formação e capacitação de recursos humanos, os projetos também foram analisados pelo comitê especial de julgamento, designado pela diretoria da FAPERJ, segundo critérios de mérito, excelência científica, abrangência e relevância do tema abordado, objetivos, método, originalidade, potencial de inovação científica e tecnológica, possibilidade de desenvolvimento de produtos e processos, metas globais a serem alcançadas e abordagem multi e interdisciplinar; interação e qualificação das propostas, agregação institucional, inclusive do setor privado, quando houver; e importância estratégica, benefícios e pertinência da cooperação internacional.

As propostas inscritas puderam solicitar um valor máximo de R$ 100 mil, incluindo até duas missões de intercâmbio – uma a cada ano do prazo máximo estabelecido para o desenvolvimento da proposta, que é de 24 meses. Cada pesquisador somente poderá ser beneficiado com esse intercâmbio uma única vez durante a vigência do projeto. Os recursos do programa financiarão tanto despesas de capital, como a aquisição de materiais permanentes e de equipamentos, e despesas de custeio, caso em que se enquadram: serviços de terceiros, de caráter eventual, incluindo manutenção de equipamentos e pequenos reparos e adaptações de bens imóveis; material de consumo, componentes e/ou peças de reposição de equipamentos; despesas de importação; passagens aéreas Brasil-Argentina-Brasil, em classe econômica, e diárias por até 30 dias; e seguro-saúde no valor de até R$ 150, obrigatório para cada pesquisador brasileiro em missão ao exterior.

Os contemplados agora devem aguardar comunicação da Fundação informando sobre a entrega de seus termos de outorga.

Confira a listagem completa dos contemplados no edital Cooperação Bilateral FAPERJ-Conicet – 2013

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes