O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Notas 460 - Semana de 21 a 27 de novembro de 2013
Publicado em: 21/11/2013
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Notas 460 - Semana de 21 a 27 de novembro de 2013

Coppe lança concurso de fotografia em comemoração aos seus 50 anos
Em comemoração ao seu cinquentenário, o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), lançou o concurso fotográfico Viva a Ilha do Fundão. As inscrições já estão abertas no site da instituição e o concurso é direcionado ao público em geral. O certame está dividido em três categorias: Ciência e Tecnologia; Vida no Campus; Natureza e Arquitetura. Os concorrentes podem postar suas fotografias no hotsite do concurso e, após o término do prazo para inscrições, uma comissão de especialistas elegerá as três melhores fotos em cada categoria. Uma votação pela internet também escolherá três fotografias, independentemente da categoria. Os autores das melhores fotos serão premiados com câmeras fotográficas, entregues na solenidade que antecederá a abertura da exposição das fotos na Coppe, em março de 2014. Também haverá uma exposição virtual no hotsite do concurso. Mais informações:
http://www.coppe50anos.com.br/vivailha

Pesquisadores interessados em desenvolver projetos no Reino Unido: inscrições até o dia 27
Para ampliar a parceria entre o Brasil e o Reino Unido nas áreas de segurança alimentar, saúde, biotecnologia industrial e bioenergia, foi lançado o edital do Centro de Pesquisa em Biotecnologia e Ciências Biológicas do Reino Unido (BBSRC, na sigla em inglês). Pesquisadores brasileiros interessados em desenvolver projetos nesse país podem se inscrever, até o dia 27 deste mês nesse link. Os recursos serão destinados a dar condições ao intercâmbio de cientistas em início de carreira e promover acesso aos laboratórios de ambos os países. Podem ser usados para viagens, subsistência e outras atividades relacionadas com o intercâmbio, mas não incluem salários. As parcerias podem durar até quatro anos. Serão destinadas 50 mil libras a um parceiro ou 100 mil libras a consórcios com múltiplos parceiros brasileiros e britânicos. Recomenda-se que os interessados busquem acrescentar outras formas de financiamentos além do “partnering award”. Aspectos como possibilidades de intercâmbio com jovens cientistas e nível de contribuição serão levados em consideração na análise das propostas. Mais informações:
http://bbsrc.ac.uk/funding/internationalfunding/br/brazil.aspx

Presidente da SBPC receberá a Medalha Mérito Tamandaré
A presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Bonciani Nader, vai receber a Medalha Mérito Tamandaré, concedida pelo Comandante da Marinha Liseo Zampronio, após proposta do Conselho da Ordem do Mérito Naval. A cerimônia de entrega acontecerá em 13 de dezembro, às 10h30min, no transcurso da comemoração do Dia do Marinheiro, na sede do Comando do 8 Distrito Naval, em São Paulo. A condecoração foi criada para agraciar as autoridades, instituições e personalidades civis e militares, brasileiras e estrangeiras que tenham prestado relevantes serviços, na divulgação ou no fortalecimento das tradições navais da Marinha do Brasil, honrando seus feitos ou realçando seus vultos históricos. Mais informações:
http://www.sbpcnet.org.br/site

Livro sobre Simón Rodríguez será lançado na próxima semana
Na próxima terça-feira, 26 de novembro, será lançado o às 18h30, na MiniBook Store, livraria instalada no Museu da República (Rua do Catete, 153 - Rio de Janeiro), o livro O mestre inventor – Relatos de um viajante educador, da editora Autêntica em parceria com a FAPERJ. O autor, Walter Kohan, professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e Cientista do Nosso Estado da FAPERJ, revela a vida e as contribuições do educador, filósofo e escritor venezuelano Simón Rodríguez (1771-1854). Rodríguez foi um dos grandes pensadores de seu tempo, mestre de Simón Bolívar, e sua obra contribuiu para diversas áreas do conhecimento, especialmente para a educação. No livro, Kohan apresenta não somente as contribuições e inovações educativas do pensador, oferecendo aos leitores um pouco da história de um personagem fascinante, mas um ensaio biográfico-filosófico sobre sua vida. O livro reúne reflexões sobre filosofia, educação e vida. Mais informações:
http://www.grupoautentica.com.br/

Terras-raras: Cetem organiza seminário para discutir a importância do mineral
O mercado global de produtos que utilizam terras-raras é de cerca de 4 trilhões de dólares. A importância econômica e estratégica do mineral motivou o Centro de Tecnologia Mineral (Cetem/MCTI), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (SETEC/MCTI) e a Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral (SGM/MME), a organizar o II Seminário Brasileiro de Terras-Raras, a ser realizado no dia 29 de novembro, das 9h às 16h, na sede da Unidade de Pesquisa, no Rio de Janeiro. Terras-raras são elementos químicos que se encontram na produção de catalisadores, imãs, ligas para baterias recarregáveis, corantes de vidro, cerâmicas de alta resistência, entre outros produtos de alta tecnologia. A segunda edição do Seminário busca dar continuidade aos esforços governamentais, acadêmico e no setor industrial para que se criem condições para a construção de bases para o desenvolvimento de uma cadeia de terras-raras no Brasil. Mais informações:
http://www.cetem.gov.br

Simpósio na Uerj apresenta estudos sobre a melancolia
A melancolia é, desde a Antiguidade, objeto de uma teorização multidisciplinar, que ultrapassa as fronteiras da medicina e chega às humanidades. Para discutir diversas abordagens acadêmicas sobre o tema, nos campos das artes plásticas, da música, da medicina, da história e da psicologia, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) vai apresentar o simpósio “Melancolia – entre a fisiologia e o espírito”, nos dias 26 e 27 de novembro. O debate será realizado, com apoio da FAPERJ, no auditório do Instituto de Medicina Social (Rua São Francisco Xavier, 524, Bloco E, sala 6012, com entrada pelo 7 andar). A entrada é franca. Mais informações:
http://www.ridem.net/group_activities/2

Pesquisador do ON é convidado a participar do ICTP
O pesquisador da Coordenação de Astronomia e Astrofísica (Coaa), do Observatório Nacional (ON), e Jovem Cientista do Nosso Estado, da FAPERJ, Jailson Alcaniz foi convidado pelo International Centre for Theoretical Physics (ICTP), situado em Trieste, na Itália, para integrar o quadro de membros do ICTP South American Institute for Fundamental Research (ICTP-SAIFR). O centro foi recentemente criado para conduzir pesquisas em diversas áreas da física teórica e contará com 60 membros. Foram convidados cientistas conceituados para conduzir as atividades de pesquisa e organizar minicursos, workshops e palestras para estudantes de doutorado e pesquisadores do continente sul-americano. Jailson Alcaniz é atualmente o coordenador da Coaa e atua na área de cosmologia teórica. Mais informações:
http://www.mcti.gov.br/

MEC lança programa de bolsas no exterior para negros e índios
O Ministério da Educação (MEC) anunciou na última semana que vai lançar um programa de intercâmbio internacional para negros, indígenas e pessoas com deficiência. O programa também fomentará o ingresso em mestrado e doutorado no Brasil de pessoas com esse perfil, com objetivo de aumentar o número de professores. Batizado de Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento, ele será uma espécie de Ciência Sem Fronteiras (CsF) – que já levou 38 mil estudantes para o exterior. Entretanto, enquanto o CsF é focado em áreas como Engenharia e Exatas, o novo programa dá prioridade às Humanas, em temas como o combate ao racismo, igualdade racial, história afro-brasileira e indígena, acessibilidade, inclusão e ações afirmativas. O orçamento e o número de bolsas ainda não foram definidos. Segundo o governo, as bolsas internacionais serão definidas com base na seleção das instituições e na capacidade delas para receber os estudantes. Também depende da demanda de estudantes brasileiros. Apenas 11,3% dos negros com 18 a 24 anos frequentavam ou já haviam concluído o ensino superior em 2012 – entre os brancos esse porcentual era de 27,4%. Para incentivar o ingresso desses alunos na pós-graduação no Brasil, o MEC vai criar cursos preparatórios. A ideia é que haja a possibilidade de curso de leitura e produção de textos acadêmicos em português e em língua estrangeira, metodologia e projeto de pesquisa. Também há previsão de assistência estudantil. Mais informações:
http://portal.mec.gov.br/index.php

Ciências da Vida será área contemplada no Prêmio Almirante Álvaro Alberto em 2014
Concedido anualmente em caráter de rodízio das áreas do conhecimento, o Prêmio Almirante Álvaro Alberto para Ciência e Tecnologia, edição 2014, será entregue a um pesquisador de Ciências da Vida que tenha se destacado pela realização de obra científica ou tecnológica de reconhecido valor para o progresso da sua área de atuação. Até o mês de dezembro deste ano, uma Comissão Multidisciplinar de Especialistas será responsável por indicar os nomes dos candidatos que concorrerão à premiação e caberá ao Conselho Deliberativo do CNPq a escolha do laureado até março de 2014. Os membros que compõem esta comissão são designados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Academia Brasileira de Ciências (ABC), Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti) e Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa dos Estados (Confap). Ao laureado será entregue uma premiação concedida pela Fundação Conrado Wessel, no valor de R$ 200 mil, pela Marinha do Brasil, uma viagem em um navio de assistência hospitalar na Amazônia e caberá ao CNPq a concessão de diploma e medalha. A cerimônia de premiação ocorrerá durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2014, em Brasília, no mês de outubro. Mais informações:
http://www.premioalvaroalberto.cnpq.br

Seminário sobre tecnologia de áudio, mídia e processamento de sinais
A Coppe/UFRJ sedia na próxima segunda-feira, 25 de novembro, o seminário "Brasil-Dinamarca de Tecnologia de áudio, mídia e processamento de sinais". Promovido pelo Real Consulado Geral da Dinamarca em São Paulo e pela Rede Dinamarquesa de Inovação em Tecnologia de Som, o seminário contará com palestrantes da Dinamarca e do Brasil e será realizado no auditório da Coppe, no campus Fundão, na Cidade Universitária, a partir das 10h.  A proposta é apresentar os mais recentes desenvolvimentos do setor de áudio da Dinamarca. Mais informações:
www.planeta.coppe.ufrj.br  

Evento "Espectro, Sociedade e Comunicação" discute o Rádio Digital no Brasil
Especialistas, acadêmicos e representantes da administração pública se reunirão na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), de 26 a 28 de novembro, para discutir os rumos do futuro Sistema Brasileiro de Rádio Digital (SBRD), durante a conferência internacional Espectro, Sociedade e Comunicação 2 (ESC2). A programação conta com a presença de convidados do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio), Universidade de Brasília (UnB), Universidade de Campinas (Unicamp), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal do ABC (UFABC), Ministério das Comunicações, Associação Mundial de Rádios Comunitárias (Amarc), Associação das Rádios Públicas do Brasil (Arpub), Grupo Saravá, Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e Leibniz University of Hannover. Sessões técnicas, oficinas práticas de rádio digital, apresentação de artigos e mesas de debate serão oferecidas aos participantes. As inscrições estão abertas, ao custo de R$ 20,00, e podem ser feitas inclusive durante o evento. Mais informações: www.conferences.telemidia.puc-rio.br/esc2013

Programa de Engenharia de Nanotecnologia da Coppe realiza workshop
Um evento vai apresentar o recém-criado Programa de Engenharia de Nanotecnologia e marcar a inserção da Coppe/UFRJ no Sistema Nacional de Laboratórios em Nanotecnologias (SisNANO). Trata-se do I Workshop de Engenharia de Nanotecnologia, que será realizado no dia 27 de novembro, quarta-feira, a partir das 10 horas, no Auditório G 122, Bloco G do Centro de Tecnologia (CT) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Cidade Universitária. A programação completa pode ser consultada no site da Coppe. Os cursos de mestrado e doutorado do Programa de Engenharia de Nanotecnologia da Coppe estão com inscrições abertas até o dia 6 de dezembro. Mais informações:
http://www.planeta.coppe.ufrj.br/artigo.php?artigo=1734 e http://www.pent.coppe.ufrj.br/

Ciclo de palestras na Casa da Ciência coloca mudanças climáticas em pauta
O professor Roberto Schaeffer, do Programa de Planejamento Energético da Coppe/UFRJ, é o próximo convidado do ciclo de palestras Engenharia para Poetas, promovido pela Casa da Ciência e pela Coppe, com apoio do Fórum de Ciência e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O pesquisador, que tem projeto sobre alterações do clima apoiado pela FAPERJ, vai falar sobre mudanças climáticas, no encontro da próxima terça-feira, 26 de novembro, às 18h30, no auditório da Casa da Ciência (Rua Lauro Müller 3, Botafogo). A proposta do ciclo, que faz parte do calendário de comemoração dos 50 anos da Coppe, é discutir grandes temas relacionados à engenharia com uma linguagem coloquial. O evento é aberto ao público e a entrada é franca. Quem preferir pode se inscrever antecipadamente pelo telefone (21) 2542-7494. Mais informações: www.planeta.coppe.ufrj.br e www.casadaciencia.ufrj.br

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes