O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Para cuidar do corpo de forma sustentável
Publicado em: 24/10/2013
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Para cuidar do corpo de forma sustentável

Elena Mandarim

 Divulgação 

          

Com produção semiartesanal, os produtos passam por
  diversos testes para garantir sua qualidade
 

 

Como traduzir a expressão "100% natural" em cosméticos e artigos de higiene? Para a Reserva Folio, empresa criada em Nova Friburgo, no coração da região serrana, é produzir sabonetes, hidratantes e óleos pós-banho em que a matéria-prima, conservantes e aromatizantes são óleos vegetais e essenciais. Neles, não entram substâncias químicas sintéticas nem derivados de petróleo, como na maioria dos produtos habitualmente oferecidos no mercado. O projeto recebeu recursos do Auxílio a Projetos de Inovações Tecnológicas (ADT 1), da FAPERJ.

Segundo a diretora da marca, Simone de Carvalho Valladares, a maior parte das matérias-primas empregadas é originária da biodiversidade brasileira, proveniente de cooperativas, associações de produtores e empresas que comprovaram ter uma ação de preservação do meio ambiente, com responsabilidade social. "São produtos à base de castanha-do-Pará, cupuaçu, murumuru e andiroba, na linha amazônica, e eucalipto, alecrim e menta, na linha aromaterápica, além de própolis e mel, na linha apícola. Nossas formulações recebem diversos óleos e manteigas brasileiros, riquíssimos em antioxidantes, vitaminas e minerais, o que fornece também um alto valor dermatológico. Nossos hidratantes, por exemplo, aumentam em 30% a hidratação natural da pele", enfatiza.

Atualmente, são 25 itens já comercializados nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, que também são exportados para o Japão e a França. Como lembra Simone, tanto os conservantes quanto os aromatizantes também são de origem vegetal. "Isso nos garante uma produção 100% natural." Como confirmação, a diretora da Reserva Folio afirma que todos os produtos da marca são certificados pelo Instituto Biodinâmico (IBD) destinado a comprovar a atividade como natural e orgânica.

"Ser orgânico significa estabelecer uma produção livre de agrotóxico, pesticidas, adubos artificiais, entre outras características. E nós recebemos os selos desses certificados, atestando que todas as matérias-primas utilizadas nas nossas formulações são orgânicas", comemora a diretora. Ela conta ainda que a empresa procura participar de projetos sociais de preservação ou mesmo recuperação de áreas desmatadas da Mata Atlântica próximas à fábrica.

Completando sua primeira década de existência, a Reserva Folio está lançando em 2013 sua nova linha especificamente para bebê. Esta, também, é produzida de forma 100% natural, com ingredientes orgânicos e hipoalergênicos. "É uma proposta inédita no Brasil. Ao todo são cinco itens – sabonete líquido, sabonete em barra, óleo hidratante, leite de limpeza e xampu – com formulações naturais e destinadas a peles sensíveis. O objetivo é atender neonatais, recém-nascidos e crianças, por isso exigem um ambiente produtivo com alto controle bacteriológico", aposta Simone.

Eficácia comprovada

Embora mantenha uma linha de produção semiartesanal, a Reserva Folio se preocupa em seguir todos os padrões científicos da área de cosméticos. Nesse sentido, a empresa mantém um laboratório de análises químicas, no qual são feitas pesquisas para verificar as características físico-químicas das matérias-primas que emprega. "Essa etapa é importante para desenvolvermos produtos que se mantenham homogêneos e chegarmos a formulações com propriedades químicas ativas. Um dos nossos objetivos é garantir-lhes a funcionalidade para que possam ser prescritos por médicos como dermocosméticos, ou seja, aqueles que beneficiam a saúde da pele."

Para garantir a qualidade também são realizadas diversas análises dermatológicas, oftalmológicas e hipoalergênicas. Segundo Simone, com o apoio do Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec), a empresa vem desenvolvendo testes de eficácia, em laboratórios credenciados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). "O xampu da nova linha bebê, por exemplo, passou por testes oftalmológicos, certificando que o produto não causa nenhum tipo de dano nem ardência nos olhos."

Todos os produtos são processados em pequenas quantidades visando o controle total do meio de fabricação. "Buscamos a unicidade em cada produto para oferecer qualidade aos clientes", afirma Simone. Ela afirma que os valores embutidos na marca buscam aumentar a consciência da população para a necessidade da responsabilidade ambiental. "Vivemos um momento de profunda preocupação com a manutenção dos recursos vegetais e dos recursos não renováveis do planeta. É preciso haver uma transformação na sociedade em termos comportamentais e de consumo. Nesse sentido, procuramos oferecer aos consumidores uma forma de participar dessa ação consciente de preservação ambiental", conclui.

 

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes