O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > De volta para o passado: viagem ao tempo dos fósseis
Publicado em: 24/10/2013
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

De volta para o passado: viagem ao tempo dos fósseis

 Imagem Carioca / Marcos AC 

 
  Sob comando de um palhaço, estudantes da rede pública 
            aprendem sobre paleontologia de forma lúdica



Os visitantes da feira da FAPERJ puderam fazer uma viagem a um passado muito, muito distante. Fósseis originais e réplicas de dinossauros, alguns com mais de 350 milhões de anos, estiveram expostos durante a Feira FAPERJ. Para quem quisesse ver e aprender, uma das réplicas, apresentada pelo Museu Nacional, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mostrava um animal peculiar. Coberto de penas, seria pássaro de asas abertas? Mas a explicação dos expositores surpreendeu o público: era na verdade um dinossauro, mais especificamente o Microraptor, uma pequena espécie carnívora que viveu há cerca de 125 milhões, no período cretáceo, na China, e cujos fósseis apresentam vestígios de penas. Quem quisesse conferir podia ver um fóssil original do Microraptor em exibição no espaço da Paleontologia. A seu lado, a réplica de uma ave. Também não era uma ave qualquer, mas a cópia da primeira que se sabe que habitou nosso planeta, a Archaeopteryx lithografica, espécie que viveu na era mesozoica, há cerca de 150 milhões de anos.

A fim de tornar o aprendizado mais divertido, o Instituto Virtual de Paleontologia do Estado do Rio de Janeiro (IVP-RJ) desenvolveu atividades lúdicas. Paleontologia em Cena, peça de teatro apresentada todos os dias da feira, era voltada a grupos de alunos em visita ao estande, como uma forma de aproximar o público da ciência. Organizada pela geóloga Maria Antonieta da Conceição Rodrigues, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), a peça mostra um diálogo entre Charles Darwin e sua esposa Emma, em que ele conta sobre sua viagem pelo mundo, de quatro anos e nove meses duração, cujas observações deram suporte à sua teoria da evolução.

Na oficina de modelagem, a partir de moldes de silicone, as crianças criaram pequenas réplicas de conchas, dinossauros, folhas e até um dente de um tubarão – semelhante ao do Megalodon carcharias, o maior tubarão que já viveu na Terra. Quem quis conferir pôde ver o fóssil original desse dente. Todos esses modelos, depois de pintados pelas crianças, puderam ser levados para casa. Mais do que brincadeira, todas essas atividades foram formas de aprender sobre paleontologia.

 

 

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes