O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > III Feira FAPERJ: uma vitrine de projetos em exposição
Publicado em: 17/10/2013
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

III Feira FAPERJ: uma vitrine de projetos em exposição

Marcos AC/ Imagem Carioca
      
Sob o comando de um palhaço e a imagem de um
dinossauro, jovens aprendem Paleontologia brinca
ndo 

Em meio a uma zona portuária em pleno processo de revitalização, a III Feira FAPERJ de Ciência, Tecnologia e Inovação apresentou, de 10 a 12 de outubro, mais de 300 projetos e produtos desenvolvidos com financiamento institucional. Durante a solenidade de abertura, a Fundação assinou convênio com a PSA Peugeot Citroën, visando ao fomento à pesquisa na área de motores e biocombustíveis. Ao fim da solenidade, o público presente pôde conferir um amplo painel de projetos realizados pela comunidade científica e tecnológica fluminense.

À entrada, o protótipo de um carro elétrico produzido com fibra sintética já deu uma ideia do que pôde ser visto na feira. Esta terceira edição foi também uma forma de mostrar, de modo prático, como vêm sendo aplicados os recursos da Fundação, que só em 2013 está investindo mais de R$ 350 milhões na C&T fluminense. A Feira FAPERJ contribuiu para promover o intercâmbio de informações entre o meio acadêmico e a sociedade e para difundir e popularizar a ciência e a tecnologia. De softwares de sincronização de áudio a frutos, como o abacaxi, coloridos pela concentração de substâncias antioxidantes, ou o aproveitamento de materiais reciclados para pisos, revestimentos e mobiliário, foram diversos os exemplos de projetos que estão procurando contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico e social do estado e para a qualidade de vida de sua população.

Com interesse e curiosidade, o público foi conferir as novidades em pesquisas em exibição. No segundo dia da feira, foi expressiva a presença de estudantes da rede pública do estado, que participaram ativamente das atividades propostas nos vários estandes. No espaço da Sociedade Brasileira de Química, a garotada pôde desvendar os mistérios da química, em experiência simples. Nos 90 estandes em exibição, o público também conheceu exemplares da fauna marinha da Antártica, sentiu os aromas da empresa Safya Brasil, que associa seus produtos a características específicas de comunidades pacificadas cariocas, provou o sabor de cachaça produzida a partir do emprego de leveduras selecionadas e, de modo interativo, viu como a energia produzida pela força dos ventos pode gerar eletricidade para acionar aparelhos eletrônicos.

A presença dos estandes de universidades e dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia também expôs uma diversidade de pesquisas, em que se apresentava ao público, por exemplo, a ação de bactérias benéficas contribuindo para estimular o desenvolvimento de plantas, como a cana de açúcar. Ou como o desenvolvimento de pesquisas in vitro está procurando prescindir do uso de animais em alguns experimentos. Os estudantes puderam até mesmo participar, na prática, de experimentos simples no estande da Sociedade Brasileira de Química ou desvendar, com os monitores do Museu Nacional, como eram a fauna e a flora do planeta há 350 milhões de anos e ainda assistir a uma pequena encenação sobre o diálogo de Charles Darwin, contando a sua esposa Emma tudo o que tinha visto em sua viagem pelo mundo. Suas observações deram suporte à sua teoria da evolução das espécies.

A apresentação do grupo Dançando para Não Dançar fechou as duas primeiras noites da feira com sucesso, com coreografias que mesclam a batida do hip hop aos passos de formação clássica. Foram formas de mostrar, com transparência, a aplicação de recursos na ciência, tecnologia e inovação fluminenses.  

Veja imagens do evento no link abaixo:


Fotogaleria: 3 Feira FAPERJ de Ciência, Tecnologia & Inovação


Leia mais:

Hip hop na ponta dos pés com Dançando para não Dançar

Apoio da Fundação impulsiona projetos pelo estado

Café das Artes atrai com música, poesia e literatura 

Atuação da FAPERJ para o desenvolvimento foi a tônica da abertura da Feira

De volta para o passado: viagem ao tempo dos fósseis

 

Confira as duas edições dos jornais que circularam durante a feira:

Tabloide publicado no dia 11 de outubro de 2013

Tabloide publicado no dia 12 de outubro de 2013

 

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes