O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Atuação da FAPERJ para o desenvolvimento foi a tônica da abertura da Feira
Publicado em: 10/10/2013

Atuação da FAPERJ para o desenvolvimento foi a tônica da abertura da Feira

                                                                    Lécio Augusto Ramos
     
   Ruy Garcia Marques (E) destacou que a Feira é uma oportunidade
   de dar um retorno à sociedade dos investimentos públicos em C,T&I
O protagonismo da Fundação para promover o desenvolvimento científico e tecnológico no estado do Rio de Janeiro foi destaque durante a cerimônia de abertura da 3 Feira FAPERJ Ciência, Tecnologia & Inovação, realizada na manhã desta quinta-feira, 10 de outubro. O evento volta a movimentar o Centro Cultural da Ação da Cidadania (CCAC), na Zona Portuária do Rio, depois do sucesso da edição anterior da Feira no local, em 2011. Até o dia 12 de outubro, serão exibidos mais de 300 projetos, produtos e processos desenvolvidos com financiamento da Fundação, por pesquisadores, empresários e empreendedores fluminenses.

De acordo com o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Gustavo Tutuca, o papel da Fundação, como agência promotora do desenvolvimento econômico do estado, é fundamental. "Investir em inovação é fundamental para o estado alcançar o desenvolvimento sustentável. Mais do que nunca, a atuação da FAPERJ é importante para fomentar parcerias entre a academia e as empresas", ressaltou Tutuca. Ele também citou que, desde 2007, a Fundação destinou R$ 2,1 bilhões para as Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) fluminenses. Apenas em 2013, a Fundação deve repassar R$ 350 milhões para projetos de C,T&I. "Um dos exemplos da aplicação desses recursos é a licitação para o novo campus da Uezo, que recebeu apoio da FAPERJ e será anunciada na próxima semana", completou.

O presidente da Fundação, Ruy Garcia Marques, lembrou que a Feira é uma oportunidade de dar um retorno à sociedade dos investimentos públicos repassados para a Ciência, Tecnologia e Inovação. "A realização da Feira consolida a importância da decisão do estado do Rio de Janeiro na implementação e na regulamentação da Lei Estadual de Inovação Tecnológica, e demonstra a importância do papel do Estado como indutor de desenvolvimento", ponderou Marques. "A FAPERJ também procura abrandar deficiências estruturais que neutralizam a competitividade de nossos pesquisadores e empreendedores, como os gargalos na infraestrutura. Diversos programas foram lançados com o objetivo de recuperar a infraestrutura de pesquisa, possibilitando o trabalho na fronteira do conhecimento a muitos grupos de pesquisadores fluminenses", acrescentou.

FAPERJ assina convênio com PSA Peugeot Citröen

Durante a cerimônia, ocorreu a assinatura do convênio entre a FAPERJ e a PSA Peugeot Citroën, que tem como meta fomentar projetos de pesquisa e desenvolvimento para o estudo e provimento de soluções na área de biocombustíveis e motores. O diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Estilo da PSA Peugeot Citroën, François Sigot, disse que fechar parcerias para o desenvolvimento tecnológico dos produtos faz parte da cultura da empresa, considerada a segunda marca de automóveis mais antiga do mundo, com mais de 200 anos. "A inovação está no DNA da PSA Peugeot Citröen. Só a inovação e a pesquisa fazem a empresa se perpetuar ao longo do tempo, com competitividade", ponderou.

  Lécio Augusto Ramos
      
  Assinatura do convênio entre a FAPERJ e a PSA Peugeot
  Citröen: um passo para aproximar academia e empresa
O presidente da Academia Nacional de Medicina (ANM), Pietro Novelino, ressaltou a história da instituição, que completa 184 anos em 2013. "A ANM é a instituição científico-cultural mais antiga do País e seus membros se reúnem todas as quintas-feiras, desde a sua criação. Nesta quinta-feira, vamos destacar a atuação de Ruy Garcia Marques, um dos nossos acadêmicos, à frente da FAPERJ, delineando uma trajetória luminosa para a pesquisa e o avanço tecnológico do País", reconheceu.

O presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Jacob Palis, enfatizou a expansão de recursos da Fundação nos últimos anos, desde quando o governador Sérgio Cabral, que recebeu da ABC o título de "governador amigo da ciência", assumiu o compromisso de cumprir efetivamente o repasse dos 2% da arrecadação tributária líquida estadual, conforme previsto na Constituição. "O orçamento da Fundação multiplicou mais de quatro vezes nos últimos anos, o que mostra a visão estratégica do governo estadual. O futuro está na criatividade e no conhecimento e a FAPERJ é uma das instituições líderes entre as fundações de amparo à pesquisa, com uma administração desburocratizada e atenta à cooperação", elogiou Palis.

Entre os diversos gestores públicos, empreendedores, pesquisadores, estudantes e visitantes, prestigiaram a cerimônia o secretário municipal de Ciência e Tecnologia, Franklin Coelho; a presidente do Rio Solidário, Daniela Pedras; o presidente da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), Celso Pansera; o reitor da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), Silvério Paiva; o reitor do Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (Uezo), Alex Sirqueira; o cônsul geral da França no Rio de Janeiro, Brice Roquefeuil; o presidente da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro), Rafael Miranda; e o presidente da Agência Estadual de Fomento do Rio de Janeiro (Agerio), Domingos Vargas.

Contribuindo para promover o intercâmbio de informações entre o meio acadêmico e a sociedade e para a difusão e popularização da ciência e tecnologia, a 3 Feira FAPERJ está aberta à visitação das 10h às 20h. São cerca de 90 estandes reunidos em um grande galpão, com projetos em vários setores produtivos e áreas de conhecimento: kits diagnósticos para doenças; produção de novos fármacos; alimentos; meio ambiente; segurança pública; cidadania da pessoa com deficiência; energias alternativas; agropecuária; alimentos; moda; e rochas ornamentais, entre outras.

O Centro Cultural da Ação da Cidadania (CCAC) fica na Av. Barão de Tefé, 75. Para ver o mapa do local do evento, clique aqui.

Veja algumas programações que serão realizadas na 3 Feira da FAPERJ:
Simpósio Academia-empresa e Seminário de Divulgação Científica;
Café das Artes e outras atividades;
Especial Dia das crianças.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes