O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Fundação lança edital inédito para fomentar a pesquisa em física de altas energias
Publicado em: 04/10/2013
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Fundação lança edital inédito para fomentar a pesquisa em física de altas energias

A Fundação anuncia nesta quinta-feira, 26 de setembro, o lançamento de um programa inédito: "Apoio a colaborações internacionais em física de altas energias no estado do Rio de Janeiro – 2013". Com R$ 2 milhões disponibilizados, o edital, exclusivamente concebido para atender à demanda em física de altas energias, vem preencher uma lacuna de fomento na área. De acordo com o cronograma, a submissão de propostas on-line vai até 7 de novembro de 2013 e a divulgação dos resultados está prevista para ocorrer a partir de 19 de dezembro deste ano.

"A iniciativa da agência estadual de fomento à ciência, tecnologia e inovação (C,T&I) é a primeira, entre os programas das fundações de amparo à pesquisa do País e as agências de fomento federais, voltada especificamente ao financiamento de projetos em física de altas energias", destacou o físico Alberto Santoro, professor titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), coorientador do projeto HEPGRID-Brasil-Uerj e membro do Conselho Superior da FAPERJ. "Uma das questões que sofremos na pesquisa, de modo geral, é a falta de continuidade no financiamento. Espero que esse programa tenha uma continuidade anual ou bianual para que se possa continuar trabalhando corretamente", completou.

O objetivo do programa é estimular a realização de projetos de pesquisa que visem ao desenvolvimento das técnicas de rastreamento, medição de energia, detecção e identificação das partículas elementares em experimentos a altas energias; ao desenvolvimento das técnicas de coleta, seleção e tratamento dos grandes volumes de dados característicos aos experimentos em física de altas energias; e à obtenção de resultados científicos relevantes e de alto impacto associados à física das interações fundamentais entre partículas elementares.

Os projetos deverão ser desenvolvidos por grupos de pesquisadores de excelência sediados em uma ou mais instituições de ensino superior e/ou pesquisa, podendo abranger vários departamentos de uma mesma instituição. Eles também devem ser coordenados por pesquisadores de reconhecida liderança em sua área e com vínculo empregatício ou funcional em instituição sediada no Estado do Rio de Janeiro. A proposta do edital, prioritariamente, é viabilizar e agilizar a execução de experimentos já em andamento e associados a colaborações internacionais organizadas em torno de laboratórios de grande porte com aparato experimental único no mundo e de natureza multiusuária.

Cada projeto deverá ter duração máxima de até 24 meses, contados a partir da data da liberação da primeira parcela dos recursos. As propostas serão analisadas por um Comitê Especial de Julgamento, designado pela diretoria da FAPERJ.

Santoro ressalta que a área de física de altas energias, embora de difícil compreensão pelo público não especializado, é de extrema importância para a sociedade. A partir dela, os pesquisadores desenvolveram diversas aplicações práticas que revolucionaram o cotidiano das pessoas. “Os aceleradores de partícula são a base para equipamentos utilizados no tratamento do câncer. Outro exemplo é a WWW, que revolucionou a comunicação universalmente, que foi inventada pelo grupo do Tim Bernes Lee, no Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (Cern), devido a uma necessidade dos físicos de altas energias”, citou Santoro, que também participa, com seu grupo na Uerj, de pesquisas no Cern, localizado na fronteira da Suíça com a França.

Mais informações:Apoio a colaborações internacionais em física de altas energias no estado do Rio de Janeiro – 2013”.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes