O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Rio sedia a primeira edição do Euraxess Science Slam
Publicado em: 26/09/2013
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Rio sedia a primeira edição do Euraxess Science Slam

Débora Motta

 

Daniel Cariello 

           
      Os cientistas que concorreram ao Euraxess Science Slam:
      criatividade e capacidade de comunicação foram determinantes
  
Um concurso em que jovens cientistas apresentam seus projetos de pesquisa com irreverência, seja cantando, fazendo uma coreografia, jogando capoeira ou encenando. Assim foi a primeira edição do Euraxess Science Slam sediada no Brasil, que aconteceu na noite de terça-feira, 24 de setembro, no Casarão Ameno Rosedá, no Catete, zona sul do Rio. Realizada com apoio institucional da FAPERJ, a iniciativa é da Comissão Europeia e tem o objetivo de popularizar a ciência com um “sarau científico” – ou science slam, na expressão em inglês –, com a meta de explicar, de forma lúdica, um assunto complicado a um público não especializado.

 

Participaram da competição pesquisadores de doutorado ou pós-doutorado, em curso ou completado há menos de dois anos, de todas as nacionalidades e áreas do conhecimento, em atividade no Brasil, em institutos e universidades ou em empresas privadas. O primeiro lugar ficou com Milene Möller, estudante de doutorado em genética e melhoramento de plantas na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), da Universidade de São Paulo (USP). Ela foi premiada com passagem e hospedagem para participar da conferência Euraxess Voice of the Researchers, que terá lugar em Bruxelas, nos dias 21 e 22 de novembro. O segundo lugar foi para Aline Machado Rapello do Nascimento, médica veterinária e doutoranda em medicina tropical, na Universidade de Brasília (UNB).

 

A terceira colocada foi a bióloga carioca Marcela Uliano da Silva, que cursa doutorado no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF), do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ela trabalha com o sequenciamento do genoma do mexilhão dourado. O quarto lugar ficou com Luiz Marcelo Santos, doutorando em Gestão Pública pela University of London, que cantou uma paródia da música Eduardo e Mônica, do grupo Legião Urbana, para falar sobre os efeitos do programa Bolsa Família na cidade de Guaribas, no sertão do Piauí.

 

O Rio de Janeiro também foi bem representado pela candidata Vanja Dakic, doutoranda no Laboratório Nacional de Células-tronco Embrionárias (Lance), do Instituto de Ciências Biomédicas do Centro de Ciências da Saúde (CCS), da UFRJ. Ela ficou em quinto lugar com a apresentação da sua pesquisa sobre o efeito do DMT, presente no chá ayahuasca, usado por religiões e rituais, como o Santo Daime, nos neurônios e seu potencial para o tratamento de doenças, como a depressão. Também levaram o quinto lugar os candidatos Silvia Maciel, psicóloga e professora substituta da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que criou um jogo sobre o cotidiano de crianças, e Gabriel Andreuccetti, doutorando em epidemiologia na Faculdade de Medicina da USP, que pesquisa os efeitos do consumo de drogas na América Latina.

 

Daniel Cariello
        
Mesa dos jurados: a assessora da diretoria científica da
 Fundação, Leila Pontes, à dir., participou da votação
 


O desempenho dos candidatos foi avaliado pelo público e por um júri composto por representantes da Euraxess Links Brazil e de instituições e empresas de pesquisa e desenvolvimento europeias e brasileiras. Uma das juradas foi a assessora da diretoria científica da FAPERJ, Leila Pontes. De acordo com Leila, a capacidade de comunicação científica e a criatividade nortearam a escolha dos vencedores. “Os critérios do júri foram acessibilidade, conceitualização, estilo de apresentação e originalidade. O slammer tem que ter habilidade para comunicar sua ciência de forma criativa”, resumiu. Para a assessora de relações internacionais da Fundação, Priscilla Haddock-Lobo, a realização do evento no Rio é um fato a ser destacado. “É uma honra para o Rio de Janeiro sediar a primeira edição do Euraxess Science Slam realizada no Brasil”, ressaltou.


Representando a Fundação, participaram do evento o diretor científico, Jerson Lima Silva; o diretor de Tecnologia, Rex Nazaré Alves, e o chefe de gabinete, Roberto Dória. Entre os organizadores, estiveram presentes o chefe do setor de Ciência, Tecnologia e Inovação da União Europeia no Brasil, Piero Venturi, e a representante nacional da Euraxess Links Brazil, Charlotte Grawitz. O musicólogo Ricardo Cravo Albin também prestigiou a competição.

Segundo Charlotte, a participação do público no casarão Ameno Rosedá foi intensa. Ela destacou que as notas de todos os candidatos tiveram o peso de 50% do júri e de 50% do voto popular. "Nos alegramos com a boa receptividade do público que compareceu ao evento e votou em todos os candidatos, e com a participação dos cientistas que se candidataram", concluiu.

 

Leia mais: Euraxess Links Brazil: concurso premia novas formas de apresentar ciência

Mais informações:
http://bit.ly/18aZXVD (vídeo de divulgação), http://scienceslambrazil.euraxess.org e https://www.facebook.com/EuraxessLinksBrasil

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes